segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Resenha - O último comando

Olá amigos leitores!

Bom dia!

Uma boa segunda-feira de carnaval começa com o que? Uma resenha, é claro!

Então vamos lá, que o dia começa bem mesmo quando se tem Star Wars! 

O que diz o Skoob:


Depois de Herdeiro do Império e Ascensão da Força Sombria, chega ao fim a legendária trilogia com o grão-almirante Thrawn, no auge de seu poder. Após resgatar a tecnologia de clonagem de soldados do derrotado Império, Thrawn se prepara para o ataque definitivo à Nova República. Nesse cenário, Han Solo e Chewbacca seguem com os últimos esforços para montar uma parceria com antigos traficantes; Leia, prestes a dar à luz seus filhos gêmeos, tenta manter a Aliança unida e Luke lidera uma importante missão para acabar com as forças remanescentes do Império. 

O grandioso final da trilogia que fez história no Universo Expandido de STAR WARS traz alianças inusitadas, muita ação e grandes revelações, na aventura final para salvar a galáxia muito, muito distante

Minhas impressões:

Ganhei esse livro da Mari no meu aniversário em novembro de 2015. Na semana do meu aniversário, eu fiquei na casa dela para poder ir na JediCon no Rio de Janeiro, como eu descrevi nesse post aqui. Alguns dias antes, porém, ela me veio com essa surpresa e é claro que eu adorei! Obrigado pelo livro, amor!

Autógrafo!
Eu já sabia que o autor, o americano Timothy Zahn estaria no evento e eu já queria levar o livro para que ele o autografasse para mim. Como eu estava longe de casa, eu não podia levar os outros dois exemplares para que ele pudesse autografar. Mas foi bom desse jeito mesmo! Um é melhor que nenhum, não é mesmo? E o autógrafo do autor me deu uma felicidade imensa!

Conheci o autor na JediCon. Ele estava no estande do pessoal da Editora Aleph. Eu e a Mari achávamos que haveria uma fila imensa para o autógrafo. Estávamos em outra fila (a da praça de alimentação) quando conversamos com um rapaz atrás de nós e que nos revelou onde Timothy Zahn estava e que estava sem fila nenhuma. Fomos para o estande da Aleph num minuto e demos de cara com o autor autografando alguns livros e, de fato, estava quase vazio.

Quando chegou a nossa vez, ele foi super simpático e sorria sempre. Conversamos com ele (na verdade, a Mari conversou, uma vez que eu não falo inglês e ela é fluente. Eu perguntei para o autor se ele sabia falar italiano, terreno onde eu sou bem seguro de mim, mas ele não falava). A Mari deu um marcador de páginas do blog para ele e o Timothy Zahn adorou o pequenino mimo. Pedimos uma foto e ele gentilmente posou com o marcador em mãos! Foi fantástico! Por fim, autografou o livro e nos despedimos, felizes com a experiência e contentes com a simpatia do americano.

"O último comando" é o terceiro e último livro da "Trilogia Thrawn", amigos. Os dois primeiros livros, "Herdeiro do império" e "Ascensão da força sombria" já foram resenhados aqui no blog e as respectivas análises podem ser lidas aqui e aqui.

Para quem não se lembra, o livro se passa após os eventos do Episódio VI, ou seja, após a morte de Darth Vader, do Imperador e da vitória dos Rebeldes. Só que a Disney comprou os direitos relativos a tudo de Star Wars e alguém que eu não sei quem é, decidiu que isso não seria válido, ou seja, seria apenas uma lenda, uma vez o verdadeiro cânone (nome idiota inventado por provavelmente esse mesmo alguém) seria outro.

Isso quer dizer que: se na parte superior do livro estiver escrito a palavra LEGENDS, significa que o livro não é parte da história original, central, do chamado cânone. É apenas uma história extraoficial, uma espécie de "lenda".

Sabemos através do cinema que após a vitória da Aliança Rebelde no Episódio VI, vem toda aquela bobagem toda de Primeira Ordem, Resistência, Rey, BB8, aquele vilão do Paraguai do Kylo Ren e outras invencionices pitorescas...

Mas no livro, é bem diferente. Após a morte dos líderes do Império Galáctico, o novo chefe é o Grão Almirante Thrawn, um alienígena de pele azul e olhos vermelhos. Um estrategista de guerra fabuloso e que já era querido pelo Imperador. Após a morte dele, Thrawn comanda o Império e faz de tudo para acabar com a Nova República.

Sinceramente, se a história da Trilogia Thrawn fosse adaptada para o cinema, seria bem melhor do que essa bobagem retumbante que foi o "Despertar da força".

Trechinho
O livro começa com a Aliança Rebelde em desvantagem após o Império conseguir parte da frota Katana, que seriam inúmeras naves da classe Dreadnaught da época das Guerras Clônicas e que não pertenciam a ninguém e já podiam ser colocadas à disposição na batalha final entre os remanescentes do Império, comandados pelo Grão Almirante contra a Nova República.  

Ainda na história, o Jedi Joruus C'baoth tem participação bem singular e percebe-se a sua loucura em querer dominar o Grão Almirante Thrawn para fazer seus desejos de poder infinito virarem realidade. É interessante ver a disputa de poder e os diálogos em que o Grão Almirante faz Joruus crer que manda no Império, quando na verdade é um grande engodo.

Nesse livro, Luke, Han e Leia, o trio famoso está bem articulado e o autor comandou muito bem a participação dos três e a interação entre eles é bem empolgante . Luke Skywalker é agora um Cavaleiro Jedi bem treinado e mais poderoso. Seus tempos de menino fazendeiro inseguro ficaram para trás.

Personagens criados pelo autor e que fazem sucesso no universo expandido marcam presença nesse livro também, assim como nos outros dois antecedentes. Um bom exemplo é o Senador Garm Bel Iblis, que reaparece na trama e ajuda a Presidente Mon Mothma na luta contra o Império. Para quem não sabia, Garm Bel Iblis também era Senador na época em que a República sofreu o golpe e ela acabou virando o Império Galáctico.

Mara Jade é outra personagem que combina muito bem com Luke Skywalker, principalmente na batalha envolvendo o clone. É difícil para o leitor resistir a um envolvimento entre eles, até porque a Mara Jade passa muito tempo acompanhando o Luke.

O autor merece os parabéns pela condução das batalhas espaciais que acontecem - com freqüência - em "O último comando". Timothy Zahn descreve com enorme inteligência as manobras no espaço e o comportamento de cada personagem durante a batalha. A descrição é genial e ele mostra imenso talento para narrar a guerra entre as X-Wings dos Rebeldes e os TIE fighters imperiais. Tanto é verdade que o autor é aclamado demais pelos fãs da série e sua escrita sempre foi digna dos mais fervorosos aplausos. Eu também me rendo ao talento do autor e digo para vocês que a Trilogia Thrawn deve ser lida por todos aqueles que gostam da série.

Marcadores de sabre de luz
Outra coisa: não consegui achar a capa do livro bonita. A imensidão da cor violeta ofuscou o Capitão Pellaeon, o próprio Grão Almirante Thrawn e seu trono. Não se pode ver muita coisa com essa capa nessa cor. Pegaram pesado mesmo na tinta e a capa acabou por ficar pesada demais. Horrível! Eu preferiria que tivesse menos violeta na capa, para que eu pudesse ver melhor os detalhes. 

Pergunto para aqueles que já viram algum dos 7 filmes de Star Wars e que conhecem bastante da história: alguém já viu uma ponte (cabine) de alguma nave de batalha que tenha alguma luz na cor violeta? Pois é, eu também não! Essas naves de guerra, as chamadas "capital ships" geralmente tem luz interior branca. Estranhei e continuo estranhando essa imensidão violeta na capa.

Leitores, nesse livro, estamos avançados demais na história, afinal de contas, esse é o terceiro livro. Não posso comentar alguns pontos que eu desejaria, sem soltar algum spoiler. Como a política do blog é evitar absoluta e radicalmente qualquer spoiler, eu me ative, eu me limitei a reduzir a resenha um pouco.

Que a Força esteja com vocês!

Até a próxima!









Dados do livro

Nome: O último comando
Autor: Timothy Zahn
Editora: Aleph
Páginas: 528





36 comentários:

  1. Oi Marcos confesso que mesmo não sendo ã da serie de filmes e dos livros de Star Wars a capa do livro é muito linda não é o tipo de gênero literário que eu leio mas como sempre sua resenha está maravilhosa bjs.

    ResponderExcluir
  2. Marcos,achei bem legal esse livro trazer informações,sobre Han Solo,Leia e Luke,personagens tão queridos.Legal o autor ter autografado o seu.Também preferiria a trilogia Thrawn adaptada para o cinema ao invés do Despertar da Força.Não gostei também da cor violeta da capa ela impediu de ver os detalhes do desenho e também não me lembro dessa cor antes.Até a próxima!

    ResponderExcluir
  3. Gente só eu que sou perdida nessa historia? Eu ja tentei pesquisar, mas até agora não consigo compreender. Mas parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhh! Posso roubar?! Heheh
    Uau, tu conseguiu o autógrafo dele, invejaaa! :P
    SW é a série com as obras mais incríveis e quero DEMAIS ler o último comando!
    O Universo expandido PRECISAVA estar nos filmes, tipo os gemeos da Leia! ><" Ahhhh! Poxa...
    Adorei a resenha!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos, primeiramente...parabéns pelo blog e pela resenha. É a minha primeira visita aqui e espero que se torne uma rotina.
    Eu me sinto um E.T., pois tenho a impressão que só eu que nunca li nada a respeito da série. Acho que vou assaltar a estante do meu pai e pegar algum livro...o mais engraçado é que ele é super fã da série e eu vivo dando os livros para ele, mas ainda não li nenhum...kkkk

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  6. Ei Marcos! Os fãs de SW nem deve estar gostando dessa febre né?! rss
    Eu não conheço o universo, além de algumas resenhas que li a maioria aqui.

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Eu nunca li Star Wars e faz muito tempo que assisti a algum filme.
    Mas tenho muito interesse em futuramente ler os livros.
    Legal você ter conseguido um autógrafo e esses marcadores de sabre de luz eu adorei!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Como já disse... Um dia irei ler tds os livros por enquanto a preguiça é minha companheira hahaha
    Gostei da resenha!
    Bjus *-*

    ResponderExcluir
  9. Pra quem é fã é uma ótima dica e até pra quem não é. E é outro livro super bem feito pelo jeito e que vicia e encanta. Dá vontade de conferir essa trilogia e acho que não iria me arrepender. Mas nossa, que legal ter o livro autografado pelo autor! É muito bacana poder conhecer quem faz a história acontecer e pra quem é fã dessa saga é uma bela experiencia poder interagir com quem traz mais dessas histórias às mãos dos leitores.

    ResponderExcluir
  10. Oláá! Confesso que me perdi um pouco, porque não sou fã de Star Wars hahaha
    Mas gostei da resenha!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  11. Marcos, primeiro que bacana que você conseguiu autografar seu exemplar.
    Segundo eu bem que queria, mas não consigo gostar de Star Wars é mais a vibe do meu namorado.
    Porém achei sua resenha bem bacana e curti.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  12. Estou cogitando seriamente em ler esses livros, depois de todo o alvoroço que ando vendo devido ao lançamento do filme, estou me sentindo um Alien por não saber apenas o básico do assunto. Pela resenha a trilogia é tudo de bom e mais um pouco, vou encomendar a minha para final de janeiro.

    ResponderExcluir
  13. Marcos, eu to doida pra ler todos os livros de Star Wars! Adorei a sua resenha :)

    ResponderExcluir
  14. Para quem é fã da série deve ser difícil ver bons livros deixados de fora da "Série Principal".
    Como disse em alguma outra resenha anterior de Star Wars, essa é uma série de livros/filmes que eu não conheço. Pra falar a verdade, nunca li sequer uma sinopse ou assisti a um trailer. Então é difícil falar sobre algo que não conheço, ainda mais tratando-se do ultimo livro de uma trilogia.
    Espero que se algum dia for ler eu me impressione e admire a escrita do autor tal como você.

    ResponderExcluir
  15. Oi! Tudo bem?

    Nossa, livro autografado é tudo de bom, né?! Imagino como tenha ficado feliz mesmo! E é isso aí, um é melhor que nenhum, rsrs. Nossa, que bacana que você fala italiano! Confesso que não sou fã de Star Wars, mas digo isso porque não tenho muito conhecimento acerca dos filmes e livros e não por não gostar. Achei interessante como você é atento aos detalhes... Esse lance da luz violeta eu com certeza nem perceberia! rsrs

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  16. Eu nunca li nenhum dos livros da série, só assisti ao filmes. Tenho muito interesse em começar a leitura dos livros, mas me sinto muito perdida com ela. Você poderia fazer um post sobre a ordem dela, o que acha?

    ResponderExcluir
  17. Sou doida para ter esses marcadores da espada.
    Eu fico supeeer perdida com esses livros novos. Parece que a cada dia lançam um diferente, por isso estou com medo de ler, porque não sei nem por onde começar.

    Ter autografo é o máximo, né?
    Adoroo

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu não conheço nada do universo dessa história, então fico sempre perdidinha com resenhas sobre Star Wars kkkk Mas fiquei animada com sua resenha, deu para perceber que você gostou da leitura.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  19. Sua resenha está muito boa. Bom, ainda não li nem assisti nada de Star Wars e no momento não tenho muito interesse, quem sabe futuramente eu comece a ler os livros e depois assistir os filmes.

    ResponderExcluir
  20. Nunca li/assisti nada dessa saga mas quero desde sempre fazer isso, porém sempre acabo deixando para outro dia =D Às vezes, quando tenho vontade de assistir os filmes, estou ocupado e, quando tô sem nada pra fazer, fico sem vontade T___T A resenha ficou ótima e essa série de Star Wars em especial parece ótima. Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Eu quero muito ler esses livros do Star Wars, mas tô sempre adiando a leitura. Confesso que não estou no fandom há muito tempo, mas eu realmente acho esse universo fascinante.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Marcos! Que demais você ter conhecido o autor. Entrei pro universo de Star Wars ha pouco tempo, mas já virei grande fã. Quero muito ler os livros de Legends e espero fazer isso em breve!
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?
    Não gosto muito de Star Wars mas meu namorado é viciado hahaha! Legal a sua resenha do livro, talvez me interesse mais pela saga!

    até mais,
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  24. Olá, apesar de ainda não ter lido nenhum dos livros da série, apenas assistidos os filmes, morro de vontade de lê-lo e pela sua resenha este parece estar bem legal e desenvolvido *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem?
    Acredita que nunca li nada sobre Star Wars? Nem os filmes eu assisti, mas tenho muita vontade, só preciso me situar no universo antes, já me indicaram um livro pra iniciar. E muito show que você conheceu o autor.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  26. Ei, tudo bem?
    Muito legal conhecer autores que gostamos né? Ainda não li essa trilogia, mas estou super curiosa, porque só vi elogios até hoje. Que bom que gostou, sua resenha me deixou mais animada ainda.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  27. Eu não sou muito fã de Star Wars, sabe, é tanto livros lançados que acabou me desanimando muito em começar a ler, bom, apesar disso, o livro parece ser bastante interessante! :)

    Abraços & até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Estou confusa hahahaah não consigo separar tantas histórias de Star Wars q vem surgindo, algumas séries, outras não. Me perco um pouco quando é esse o tema, mas to tentando acompanhar hahaha

    ResponderExcluir
  29. Oi Marcos, tudo bem?

    Bom, eu sou totalmente por fora de qualquer coisa relacionada a Star Wars. Bruno me fez ver a trilogia antiga antes de vermos o novo filme. Adorei o primeiro filme, mas dormi durante o terceiro. Para quem curte a saga, esses livros são maravilhosos. Legal o autógrafo.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oi, Marcos!
    Tudo bem?

    Eu confesso que ainda não cheguei no Último Comando! xD
    É muito livro e muito pouco tempo!! Hahahaha

    Mas essa trilogia é o clássico do Universo Expandido, né? É uma leitura obrigatória para nós, fãs de Star Wars.
    Fico muito feliz que o livro continua tão bom assim até o fim. É sempre bom saber dessas coisas.

    E o Timothy é muito bacana, né? Eu o conheci em 2014 quando veio pela primeira vez e depois o reencontrei de novo no ano passado (2015) durante a Comic Con e também em um bate-papo em SP.
    Ele é muito simpático e muito bacana. A gente deu risadas e eu disse que achava que alguém ia morrer no sétimo filme - talvez o Chewie -, mas não tinha certeza! E ele só disse que teríamos que esperar para ver...

    Bom, eu discordo de você sobre a capa. A achei linda. Eu sei que as naves têm a luz branca, mas achei que deu um ar poético. Lilás e negro é sempre associado com o lado sombrio. Deu um ar maior de reflexão a Thrawn pensativo no trono, do meu ponto de vista pelo menos.

    Mas espero arrumar um tempo extra para chegar nesse livro já que a Camila já disse que irá resenhar. :)

    Bjs


    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Já conheço a trilogia de Thrawn, embora não tenha lido nenhum dos livros, como sempre gostei da resenha e pretendo ler os livros pois a cada resenha fico mais e mais curiosa.

    ResponderExcluir
  32. Bem interessante e diferente de que estou acostumada.
    Acho que vou gostar bastante quando eu ler, principalmente por ter vários, vários aspectos e visões diferentes
    bjs

    ResponderExcluir
  33. Gostei muito da resenha.
    Porém a temática de star wars não me agrada, li os livro assistir o filme, li resenha maravilhosas, mas ele continua sendo minha pior leitura de 2015....
    O que é uma pena, por que suas capas são absolutamente lindas.

    ResponderExcluir
  34. Meu entendimento por Star Wars é zero. E quento mais pesquiso, menos entendo. kkk

    ResponderExcluir
  35. Gosto muito dos filmes da serie Star Wars, mas os livros não me chamam muito a atenção.

    ResponderExcluir
  36. Muito bonita essa capa, não tenho interesse por esse universo :( nunca li nada de Star Wars, nem vi os filmes. Li a resenha e nem assim me interessei. Achei o violeta tão legal.. Tampou os detalhes? Sim, mas ficou uma graça poxa kkk

    ResponderExcluir

Amigos leitores, sintam-se a vontade para comentar o post. Peço que, por favor, ao tecerem os comentários, não utilizem palavras e expressões que possam ofender os demais. Obrigada.