quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Resenha - O que me disseram as flores

Oi gente, tudo bem?

Recebi o livro O que me disseram as flores em parceria com a Editora Arwen no mês passado. Comecei a leitura no final de dezembro e terminei agora no comecinho de janeiro. Ainda não vou considerar a minha primeira leitura do ano, pois mais da metade foi lida ano passado. Hoje venho contar para vocês as minhas impressões do livro.

O que diz a contracapa:


O Que Me Disseram as Flores


"Presa a uma promessa feita por seu pai, Ângela decide desafiá-lo a aceitar que não é vontade dela se casar com alguém que conhecia apenas através de cartas. Deixando-se levar por uma mentira, William viaja até a prometida, acreditando encontrar uma moça tão apaixonada quanto ele. Entretanto, depara-se com a força da raiva de alguém com quem sonhava passar o resto de sua vida. Por conta do grande amor que aprendeu a nutrir por ela, decide, então, lutar para conquistá-la. Usando a linguagem das flores para se declarar e, cada dia, se revestindo de uma força descomunal para suportar as palavras afiadas e suas duras atitudes, ele tenta encontrar uma maneira de fazer com que o ódio, que ela tanto demonstra sentir, se transforme em algo bom, mas para isso ele mesmo precisa continuar acreditando que é possível... Um grande amor é realmente capaz de suportar tudo? Conheça a emocionante história de duas pessoas numa mesma batalha, mas que lutam por desfechos diferentes. E que vença o mais obstinado."





Minhas impressões:

O livro começou me conquistando, tanto que parei a leitura para tirar uma foto e postar no instagram correndo. Eu adoro livros que se passam em outras épocas e gosto, em especial, dos livros que mesclam tempos diferentes, o presente e o passado, porque adoro acompanhar a história de uma mesma família por alguns anos.




 A história começa em Belo Parque, Santa Catarina, onde dois melhores amigos solteiros planejam o futuro dos filhos que ainda não existiam. A amizade era tamanha que o desejo dos dois era unir os filhos em casamento. Promessa feita, bastava agora esperar o nascimento da futura geração.

E assim, Willian e Ângela nasceram e cresceram com a consciência de que estavam prometidos um ao outro. Mesmo que nunca tenham se encontrado pessoalmente, trocavam cartas com frequência, até que o improvável aconteceu: Ângela se apaixonou por outro rapaz.

Willian, disposto a reconquistar o coração da noiva, viajou até Santa Catarina e se hospedou em Belo Parque, com a esperança de que, estando próximo, Ângela percebesse que a promessa não poderia ser quebrada, uma vez que o amor dele por ela já estava mais do que consolidado.

A história é linda, me peguei envolvida com o livro sem querer colocá-lo de lado momento algum e fiquei com uma dorzinha no coração quando a história chegou ao fim.

Willian foi um personagem criado com perfeição pela autora para que nós, leitoras, nos apaixonássemos. Bonito, seguro dos seus sentimentos, educado, talentoso e diversas outras qualidades que justificam a escolha de Santiago para marido de sua filha, Ângela. 

Ângela, por outro lado, não me conquistou nem um pouquinho, era mimada, infantil, inconsequente e diversos outros defeitos que justificariam o retorno imediato de Willian para São Paulo e a quebra da promessa. Mas ele não foi.

Preparem-se para ter o coração quebrado em um milhão de pedacinhos quando acompanhamos a estadia de Willian na casa da família de Ângela. Ela, para demonstrar o quanto a promessa a desagradava, fez da vida de Willian (um personagem tão apaixonante) um verdadeiro inferno. Eu não acreditava no que os meus olhos estavam lendo e na capacidade da personagem de fazer os outros sofrerem. A cada página gostava menos dela e adicionava mais uma característica à listinha de Willian: bobo, pois aguentava calado cada uma das alfinetadas de Ângela, e não foram poucas.

Os personagens secundários foram bem desenvolvidos e tiveram uma boa participação na história: os pais de Ângela, os empregados da fazenda em Belo Parque, os vizinhos e amigos e Leonardo, o pivô de grande parte das brigas.

O final é complemente surpreendente, fiquei de queixo caído com a coragem da autora em finalizar o livro daquela forma. O final foi o que eu menos gostei (depois de Ângela, claro), mas não posso negar que fez com que a história fugisse do óbvio. 

Recomendo a todos que, assim como eu, gostam de ler um romance, principalmente os de época. O livro traz pequenas pinceladas dos anos atuais, quando a nova geração da família chega na fazenda que, no século passado, foi habitada por Ângela e seus pais e acabam encontrando o diário e demais pertences da jovem.

Esse foi o primeiro livro que li da Editora Arwen e gostaria de elogiar a edição, com detalhes coloridos nas páginas, deu para perceber que tudo foi feito com muito carinho para o leitor.

Espero que gostem e que anotem a dica. Se alguém leu, por favor, me conte se também morreu de raiva com o final, mas sem spoiler, hein!! Rsss!!


Com carinho,







Dados do livro:

Nome: O que me disseram as flores
Autora: Alane Brito
Editora: Arwen
Páginas: 392








24 comentários:

  1. Mari,quero muito ler esse livro já faz bastante tempo,pois também amo livros de época e achei além da premissa interessante a capa muito bonita.Lendo a sua resenha fiquei com pena do William,mas também compreendi a Ângela,como se mantém um amor a distância somente por cartas?Mas lógico que isso não justifica tantos maus tratos , grosserias e alfinetadas.Fiquei um pouco apreensiva em ler o final,afinal terminar um livro com raiva,não é um bom sinal.Mil beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  2. Mari, conheci as histórias de época através de Julia Quinn e desde então, se tornou minhas preferidas.
    Lembro-me de quando lançou este livro, mas jamais li uma resenha. Não sabia que se tratava de uma história tão bela. O fato do personagem masculino ter te conquistado tanto, me fez querer conhecê-lo mais de perto, pois sei que irá me conquistar.
    E esse final? O que nos aguarda? Quero muito ler para descobrir.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Que resenha fofa, adoro essas estorias de pessoas sendo enganadas, qnd é o herói então qm "pena" na estória fica ainda mais saboroso ler.

    ResponderExcluir
  4. Oi Nari nossa amei a sinopse e amei a sua resenha o livro parece ser tão romântico com certeza vou le-lo obrigada pela dica bjs.

    ResponderExcluir
  5. Mari!
    Gosto muito dos romances de época e que vão do passado ao presente, mas já tomei aversão por Ângela... que garotinha tinhosa, hein?
    Nunca li nenhum dos livros da editora e quem sabe agora seja a oportunidade.
    “Chega-te aos bons, serás um deles, chega-te aos maus, serás pior do que eles.”(Sabedoria popular)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe do TOP COMENTARISTA de Janeiro, são 4 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  6. Não gosto de romance de epoca, li bem poucos, Já visto alguem comentando desse livro e falando tbm bem. Mas vou passar a leitura, o livro pode ser bom, mas não me chamou atenção, acho que eu abandonaria.
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Mari estava ansiosa para ler suas impressões sobre esse livro, não comentei antes mas aqui estou agora. A primeira coisa que chamou minha atenção foi a capa, depois a diagramação que vc citou, além disso só por ser Romance de época já teria uma chance comigo =)
    Fiquei curiosa para conhecer o belo, educado e talentoso William e a Angela (fico ora morrer com essas meninas mimadas que fazem mal aos outros). Com certeza se Ângela não quer William acredito que ele encontrará alguém que o mereça.
    Enfim valeu pela ótima dica, mais que anotada!!!

    Leituras, vida e paixões!!

    ResponderExcluir
  8. Comprei esse livro na Amazon, ou melhor o e-book, pois me apaixonei pela capa e pela sinopse, gostei muito de saber que a leitura é ainda melhor e fiquei curiosa quanto ao final, pretendo ler esse livro este ano ainda, estou curiosa para conhecer cada pedacinho deste enredo, será que vou me surpreender? Espero que sim!

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  9. Oiiie
    Eu já li outro livro da autora e imagino que esse deve ser tão sensacional quanto o que li, eu amei a escrita e ela tem um talento gigante, espero com certeza ler esse quando tiver oportunidade

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Mari! Tudo bom? Como fiquei feliz por você ter gostado do meu livro!! Muitíssimo obrigada pelos elogios, não tem noção do quanto me fizeram bem!! *--*

    Beijos!!! <3

    ResponderExcluir
  11. Olá Mari, que livro gostoso, adorei o clima de amizade e romance dessa livro, a capa também é muito fofa! Vou anotar para ler em breve. Bjkas

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari!
    Não conhecia a editora, a autora e nem o livro, tudo foi novidade pra mim rsrs. Amei a capa e a diagramação esta fantástica! Arrisco a dizer que tem uma das diagramações mais bonitas de livros históricos que já vi. Amo por romances históricos então de cara já gostei desse. Mas fiquei com um medinho do final.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi, Mari!
    Que diagramação mais perfeita! Eu adoro livros assim, talvez por eu ser meio "fofinha". Adoro as diagramações bordas nas páginas e no livro ainda são coloridos *-*
    Amo com o mais profundo do meu ser os romances de época. Não tinha ouvido falar ainda dessa editora, mas depois de ter visto um pouquinho só do trabalho deles vou dar uma bisbilhotada nos trabalhos deles! hehe'
    a capa do livro é linda e a história dele me deixou muito curiosa e me identifiquei com o Willian pois já tive muitos amores não correspondidos. Alane Brito deve ter o criado com a intenção de mostrar às moças que podem sim existir rapazes dedicados e que nem todo homem é igual. Mas será que ele mudaria seu jeito após de sofrer a rejeição?
    A atitude de Ângela foi compreendida, mas acho que muito drástica. Fez ela ser, como você disse, infantil e mimada. Me encantei pela sinopse desse livro e sua resenha me fez ter mais vontade ainda de ler!
    Estará no carrinho das minhas próximas compras!
    Ótima resenha, Mari *-*
    Beijinhos <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?

    Estou começando a ler este tipo de romance agora então estou sempre buscando novas dicas. Ainda não li nada desta editora e nem desta autora então vai ser tudo novidade. Espero gostar.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi MaRI, tudo bom?
    Sei como você adora tramas de época e esse livro realmente tem o seu perfil. Também curto histórias que se alternam entre o passado e o futuro e adorei a premissa desse livro. Nossa, eu também odiaria essa mocinha pelo que ela fez...muito mimada. Não conhecia o livro e adorei a dica.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas gostei da historia ainda mais sendo um romance de época no brasil e já pela resenha gostei muito do Willian mais as atitudes da Ângela realmente me irritaram e adorei essa retomada no presente que o livro trás e a Editora Arwen caprichou adorei as as flores na pagina de dentro !!

    ResponderExcluir
  17. Conheci o livro atraves da minha parceria com a arwen, mas confesso que o livro não me chamou atenção, mas mesmo assim pretendo dar uma chance. A editora fez um excelente trabalho com a capa

    ResponderExcluir
  18. Adoro livro desse tipo e o fato de você ter se surpreendido com o final me deixou com gostinho de quero mais, ja li outros livros da Editora Arwen e gostei.

    ResponderExcluir

  19. Amo demais ler livros de época, e confesso que já estou apaixonada por William, Angela que se cuide rsrs. Adorei a a resenha to bastante curiosa para ler o livro, o livro é lindo tanto por fora quanto por dentro, a editora está de parabéns, caprichou na edição.

    ResponderExcluir
  20. Oiiee Mari, tudo bom?
    Amei a resenha, eu ainda não conhecia ao livro, e ele parece ser ótimo, gosto muito de romances, principalmente os de época, ainda não li nenhum livro que mesclasse o passado com o futuro, O que me disseram as flores me parece ser muito lindo e pretendo coloca-lo na minha lista.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  21. Nunca tinha si quer ouvido falar nessa editora, mas gostei da historia, faz um tempo que não leio romance como esse. Vou colocar na lista para ler no futuro.

    ResponderExcluir
  22. Amo romance de época, então já quero ler esse e estou curiosa com esse final que foge do óbvio. E já peguei raiva dessa personagem mimada, porque não me agrada em nada pessoas assim. Mas a foto da página está linda mesmo. Foi pra lista!

    ResponderExcluir
  23. Fiquei fascinada pela história(leia-se Willian).Fiquei com dor no coração por tudo que Willian passou.Ele que parece ser um personagem persistente,encantador,doce e gentil.Ao que parece que Angela não é.Curiosa para saber o desfecho dessa história.

    ResponderExcluir
  24. esse livro e lindooooo adoreiii
    mas um livro nacional de sucesso
    a capa é bem chamativa!!
    amei a resenha
    bjs

    ResponderExcluir

Amigos leitores, sintam-se a vontade para comentar o post. Peço que, por favor, ao tecerem os comentários, não utilizem palavras e expressões que possam ofender os demais. Obrigada.