sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Resenha - Diário de uma jovem embaixadora

Olá amigos do Cantinho!

Bom dia!

Hoje é dia do que? Resenha, é claro!

Antes de começarmos, o livro de hoje veio até mim através da parceria com os queridos amigos da Editora NovaTerra, que freqüentemente nos cedem exemplares para resenha.

Eu costumo resenhar os livros católicos deles, mas o livro de hoje não é religioso, mas um diário!

Então chega de enrolação e vamos a resenha!

O que diz a contracapa:


Mais que uma ida aos EUA, esse livro conta as experiências e transformações de uma adolescente que embarcou numa jornada de autodescobrimento iniciada alguns anos antes, quando soube do programa Jovens Embaixadores, começou seu processo de candidatura e jamais terminou. As primeiras páginas dessa obra são compostas de dicas para quem tiver interesse em candidatar-se e a explicação de todo processo seletivo e, por fim, a história que começou no dia em que soube de minha aprovação até o momento em que pisei no Brasil novamente. Em meio a novas amizades, voos perdidos e passeios inesquecíveis, trago minha visão dessa experiência que mudou a vida de centenas de jovens desde 2003. Espero que seu coração se encha de mágica que eu senti ao viver esses dias maravilhosos e que entenda: uma vez dentro daquele avião, não há mais volta.


Minhas impressões:

Você já saiu do Brasil alguma vez, amigo leitor? Eu nunca! Quem já saiu, já pensou em fazer uma espécie de diário de viagem, explicando onde foi, porquê foi e as sensações de viver aquela viagem e conhecer locais e culturas diferentes?

É justamente a temática do livro de hoje. A autora foi selecionada entre jovens do Brasil todo para participar de seminários nos EUA sobre diplomacia internacional. Ela se inscreveu no programa "Jovens embaixadores" em parceria dos governos norte-americano e brasileiro e entre inúmeros candidatos brasileiros de 15 a 18 anos e oriundos da rede pública de ensino, ela e outros adolescentes foram chamados para irem até os EUA, para aprender a arte da política internacional, como diria Fernando Henrique Cardoso.

E vejam que oportunidade fenomenal de a autora poder conhecer outro país, não é mesmo? Conhecer os EUA e ainda participar do programa e conhecer prédios governamentais, participar de palestras e ver gente interessante e autoridades. 

Então, nada mais natural que criar um diário contando todas essas novidades.


O livro começa com uma explanação da autora sobre como é o processo seletivo e as expectativas na cabeça dela com a espera do resultado. Sei muito bem como é isso, pois participei ano passado de um processo seletivo para o mestrado e a espera do resultado foi algo totalmente intenso e terrível. Continuando, a autora explica como se dá cada fase do processo e como eram as provas. 

Após essas primeiras páginas, o diário começa. E olha que curioso: a viagem dela fez um ano! No dia 6 de janeiro de 2015, foi o primeiro dia da viagem!

No livro há diversas histórias divertidas, curiosas e bem humoradas dessa viagem. Não vou contar para não estragar a surpresa do leitor, além de que há inúmeros e variados "causos" contados por ela, que se eu fosse mencionar aqui, teria de fazer uma resenha gigantesca.

Saiba, leitor, que a visão da jovem é bastante adolescente e sua escrita é despretensiosa e leve. O livro é fininho e o leitor consegue ler rapidamente.

Da mesma forma, o livro é separado pelos dias da viagem da autora, contando na ordem cronológica dos acontecimentos que se seguiam. 

Por último, como sempre a Editora NovaTerra faz um livro bem caprichado, com bonitas ilustrações no corpo do texto e detalhes em todas as páginas que encantam o leitor.


E então, alguém já leu um livro parecido com esse, um diário de viagem?

Comentem que eu quero ver!

Grande abraço a todos, um bom fim de semana e até a próxima!







Dados do livro:

Nome: Diário de uma jovem embaixadora
Autora: Emilly Borret
Editora: NovaTerra
Páginas: 133

18 comentários:

  1. Bom dia, Marcos!
    Bem, também não fiz nenhum viagem para fora do país, mas o que não falta é vontade. Falta dinheiro!
    Achei muito legal um livro que conte de forma bem divertida a trajetória de uma autora pelo EUA e os diversos lugares que pôde conhecer. Vou querer ler, com toda certeza. Adoro conhecer outros lugares!

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos apesar de não ser meu estilo de livro, a historia parece ser bem divertida, já coloquei na minha lista de leitura obrigada pela dica bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos, eu fui para o Uruguai, conta? hahha fiquei 5 horas lá hahhaa

    Mas acredito que se eu fosse ficar muitos dias com certeza faria um diário, por este motivo achei interessante o livro, vi que é muito divertido e ideal para intercalar com outras leituras.

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  4. Marcos!
    Já tive oportunidade de viajar por alguns países da América do Sul, porém como era jovem, não tive a ideia de fazer um diário de viagem, entretanto, na adolescência, viajei por vários estados do nosso país e aí comecei a fazer os diários de viagens“Chega-te aos bons, serás um deles, chega-te aos maus, serás pior do que eles.”(Sabedoria popular)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe do TOP COMENTARISTA de Janeiro, são 4 livros e 3 ganhadores!
    e são ótimos para relembrar tud que aconteceu.
    Fiquei bem interessada pela leitura do livro.

    ResponderExcluir
  5. Marcos,achei o livro com uma abordagem bastante interessante voltado para o programa Jovens Embaixadores.Amei o designer do livro.Realmente esperar o resultado do processo seletivo é totalmente intenso e terrível.Já li alguns diários normais, mas com propostas diferentes desse.Curiosa por conferir Bjs! E um bom final de semana também para vocês!!!

    ResponderExcluir
  6. Marcos confesso que em um primeiro momento não leria esse livro, se eu fosse julgar pela capa (ela poderia ser mais convidativa); mas lendo suas palavras lembrei que vi algo sobre o assunto na TV um tempo atrás e achei a ideia bem interessante. Assim sendo deve ser divertido acompanhar essa jovem nessa viagem através das suas palavras e vivências do dia a dia.
    Enfim gostei da dica de leitura é claro de acompanhar suas impressões!!!
    Abração e ótima semana!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcos!
    Gostei bastante da diagramação do livro, achei que ficou um ótimo trabalho, talvez para uma leitura despretensiosa para alguma adolescente que for viajar de intercambio seja interessante. Confesso que não fiquei tão atraída assim por lê-lo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá, Marcos!
    Que livro mais gracinha! Nunca saí do Brasil (morro de vontade) e nunca li nenhum diário de viagem também, mas lendo, podemos "viajar" para vários lugares, concorda?
    Achei a diagramação muito perfeita. Eu pareço uma pirralha de 5 anos porque me encanto com esses livros cheios de ilustrações/desenhos e essas coisas. O livro realmente parece um diário por conta das linhas que eles colocaram nas páginas e as "molas" prendendo as folhas. Ficou incrível! A capa também, simples, mas bem chamativa e criativa. Adorei a resenha e como nunca li nada desse gênero, é possível que esse livro seja minha primeira leitura desse tema! Vamos "viajar" pelas ruas dos States e descobrir o que essa mocinha aprontou por lá!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro mais que historia legal, parece ser muito legal ainda mais com essas sensação de estar naquela viagem e conhecer novas culturas e costumes através do livro e adorei a ilustração !!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a capa, e apesar da resenha esse seria um livro que eu sei que não me teria a minha atenção, então nem pretendo ler, mas sei que muitos iram apreciar.

    ResponderExcluir
  11. Nunca saí do país mas tenho o sonho de conhecer muitos países e a ideia de escrever uma diário de viagem é muito boa com certeza se um dia meu sonho de viajar pra outro país se concretizar irei descreve-lo. Adoraria ler esse livro, otima resenha.

    ResponderExcluir
  12. Diário de uma jovem embaixadora parece ser um livro ótimo, não conhecia até então mas fiquei curiosa para ler, adoro livros leves e divertidos, esses aspectos tornam a leitura agradável.

    ResponderExcluir
  13. Acho tão bacana isso dos jovens embaixadores, meu sonho, mas demanda muita dedicação e money! Nunca viajei, fazer um diario de viagem deve ser muito irado.

    ResponderExcluir
  14. Oiee Marcos,
    É a primeira vez que vejo o livro, e ela parece ser super legal, não faz muito o meu tipo de leitura, achei super divertido a ideia de um diário de viajem.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  15. Gosto de diários pois retratam experiência já vividas, gostei desse livro. Como nunca viajem fiquei curiosa para conhecer a historia.

    ResponderExcluir
  16. Achei a capa do livro muito fofo e apesar de não ser fã de livros em formatos de diários, fiquei empolgada para ler esse porque amo saber de histórias de viagens. Acho que eu me divertiria bastante fazendo a leitura!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. É interessante a proposta do livro em formato de diário contando sua trajetória de viagem,principalmente para quem nunca saiu do Brasil e tem a chance de conhecer e se deliciar através de suas experiências.Com certeza faria um também.

    ResponderExcluir
  18. adorei a premissa do livro
    a sinopse me encantou
    adoreiiiiiii
    bjs

    ResponderExcluir

Amigos leitores, sintam-se a vontade para comentar o post. Peço que, por favor, ao tecerem os comentários, não utilizem palavras e expressões que possam ofender os demais. Obrigada.