sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Jedi Con 2015 - Rio de Janeiro

Bom dia, meus amigos!

Como vão todos vocês? Espero que bem!

Sumi nessas últimas semanas, eu admito. Alguns compromissos (ótimos, por sinal), me forçaram a ficar longe um pouco do blog. Isso tende a acabar e eu voltarei para o blog com a assiduidade de sempre. Eu explico.

Como eu disse na última postagem, que foi a resenha de Conspiração Nazi, a última semana de novembro foi bem agitada para mim. Saí de Cruzeiro (no Vale do Paraíba, em São Paulo) e fui ficar uma semana com a Mari, no Rio de Janeiro. Agora, de volta para a minha casa, tenho que colocar tudo em ordem e trabalhar em dobro para tirar o atraso da semana inteira fora. Eu não tinha planejado isso e isso me rendeu a segunda semana longe do blog!

Mas vamos ao que interessa. 

No dia 28 de novembro, eu e a Mari fomos na Jedi Con do Rio de Janeiro. Para quem não sabe, Jedi Con é uma conferência de fãs de Star Wars, que se reúnem para falar sobre os filmes, conhecerem-se melhor e fazer amizades. O evento aconteceu nos dias 28 e 29 de novembro, sábado e domingo passados.
Que recepção, hein? Lorde Vader logo na entrada do evento, dando as boas vindas aos que chegavam e ao mesmo tempo feliz por estar no Rio de Janeiro


Quem nos acompanha aqui no blog já deve estar ciente de como eu sou apaixonado por Star Wars. Eu cresci assistindo aos filmes, passei minha adolescência jogando os jogos. Meu pai conta que quando eu tinha uns 6 anos, eu só me acalmava de uma birra ou de uma bagunça quando via as X-Wings no espaço em batalha! Já era muito amor por Star Wars desde muito cedo!

Eu e a Mari só fomos no sábado, porque domingo eu tinha de voltar para casa. Arrependo-me amargamente de não ter ficado e ido mais um dia no evento, porque foi uma das coisas mais espetaculares que eu vi na minha vida!

Para início de conversa, o Conselho Jedi do Rio de Janeiro está de parabéns pela organização. Foi tudo muito bem organizado e limpo! O Conselho fez um ótimo trabalho! Essa foi a primeira JediCon que eu fui, mas soube que em 2013, houve uma conferência igual a esta, mas um pouco menor, mas que foi muito aplaudida. Em 2014, o evento não aconteceu, porque não houve patrocínio o suficiente e o dinheiro foi um problema que acarretou na falta desta reunião de fãs que é tão aguardada. Nesse ano, graças a um sistema de financiamento coletivo, o chamado crowdfunding, a Jedi Con foi possível. Como diria a minha avó, "de grão em grão a galinha enche o papo". E é assim mesmo, cada um doa um pouquinho e esse pouquinho forma um montante poderoso.
A Editora Aleph, que edita muitos livros sobre Star Wars estava presente!
Chegamos às 10 horas. Segundo os ingressos, a Jedi Con iria começar às 10 horas. Pegamos uma filinha para entrar no evento, mas não ficamos nem meia hora parados. Quando entramos, eu pude ver como esse é um evento família! Vi gente de todas as idades fantasiada e fazendo cosplay. Crianças de 2 anos vestidas como mini princesas Léia (a coisa mais lindinha de todas as galáxias!) e também idosos com capas de Cavaleiros Jedi! Não vi uma confusão sequer! Muito pelo contrário: o clima foi extremamente agradável e todos sorriam! Credito isso ao fato de que todos ali amavam a mesma coisa e, quando se ama a mesma coisa, as pessoas se ligam mais umas nas outras!

O evento se deu no Planetário da Gávea. Sobre esse lugar, uma observação. Amigos, que lugar fantástico! Não podia haver melhor lugar para um evento de Star Wars do que num local onde se exibem os planetas e se veem curiosidades sobre a galáxia. Combinação ótima para sci-fi. O local ainda continha uma área externa, onde ficavam as lojinhas, os food-trucks e a praça de alimentação, que foi bem variada, contendo de pastel a sorvete, de pizza a doces. E tudo temático! Comi um crepe do lado sombrio da Força que era vermelho, recheado de Nutella! Fantástico! Uma pena que tudo era bastante caro!

Já na parte de dentro do Planetário, o ar condicionado central foi providencial num dia de calor pré-verão de fim de novembro na cidade do Rio de Janeiro! Os quatro andares do prédio acomodaram bem as quase 7 mil pessoas presentes nos dois dias, segundo declararam depois os organizadores.
Eu e um dos melhores cosplays que eu vi no evento: um Mestre Jedi com dois sabres de luz! É claro que eu peguei um pra Mari bater uma foto!
Esse ano a programação contou com casamento (sim, tem doido pra tudo! Casar como um Cavaleiro Jedi nem eu quero! Pode ficar sossegada, Mari, nosso casamento será o mais tradicional possível), palestra, entrega de medalhas, oficinas, concurso de cosplay, games, exibição dos filmes e até autógrafo de autor internacional!

Sim, autógrafo! O autor dos livros da Trilogia Herdeiro do Império estava lá! O norte-americano Timothy Zahn estava no estande da Editora Aleph e nos atendeu muitíssimo bem! Ele é uma simpatia e autografou nossos livros com muito carinho! E ainda por cima, aceitou de bom grado o marcador do blog que demos a ele e aceitou posar com o mimo! 

Por falar na Editora Aleph, o estande deles na Jedi Con estava muito bonito com os pôsteres dos livros e bastante variedade dos títulos já lançados e expostos à venda. Todos no estande estavam bastante solícitos e gentis!

Para quem quiser ver as resenhas dos livros do Timothy Zahn já feitas aqui no nosso blog, basta acessar aqui para o primeiro livro, Herdeiro do Império e aqui para Ascensão da Força Sombria. O terceiro volume será resenhado ainda esse mês!
Eu, o Timothy Zahn e o marcador do blog!
Eu e a Mari conseguimos os primeiros lugares da fila para ver o Fernando Caruso e um stand-up nerd na manhã do sábado, às 11h30. Era o segundo evento do dia, logo após a apresentação. Ficamos pouco na fila e entramos no auditório do Planetário, que é demais! Quanto ao show, desculpe, mas não ri em nenhum momento dos quase 50 minutos de bate papo entre ele e mais dois convidados. Depois que saímos, vi uma fila enorme para os outros painéis e com os atrasos das demais atrações, eu fui desistindo de entrar nessa fila. Às 17 horas do sábado uma banda chamada The Screeners iria tocar diversos temas de filmes e jogos, tudo bem geek, mas a fila me desanimou e eu acabei indo curtir em outras áreas.

Quanto as fotos, eu e a Mari tiramos mais de 400! Eu tietei todos os cosplayers do evento! Coloquei apenas algumas fotos do que eu pude ver e curtir por lá!

Ano que vem, espero ir de novo. Espero que o crowdfunding tenha êxito e o evento ocorra! E em 2016, são grandes as chances de eu me inscrever como benfeitor na campanha de arrecadação de fundos, pois sei que eles não enfrentam filas como os comuns!

Fui preparado para todos os contratempos: tênis velhinho e mais largo, mochila com suprimentos (água e biscoitos) e camiseta extra. Não precisei de nada, pois tudo foi muito bem organizado e nenhum problema nem mesmo de pequeno tamanho aconteceu!

E agora como eu sei que o evento é espetacular, quero participar de mais Jedi Cons por aí. Vejo na internet só elogios para a Jedi Con do Conselho Jedi de São Paulo, que só ocorre em um dia de outubro! Em 2016, quero prestigiar também!
Enquanto você comia uma pizza, era possível ler o recadinho do Mestre Yoda no food truck!
Quanto ao novo filme, que estreará daqui a duas semanas, farei um post mais perto da data de estréia, explicitando os motivos pelos quais eu NÃO irei assistir e que será uma porcaria!

Até a próxima, meus amigos!

E que a Força esteja com vocês, sempre!














18 comentários:

  1. Oi Marcos, parece que o evento foi bem legal eu nunca li nenhum livro e nenhum filme de Star Wars, não me chama atenção bjs.

    ResponderExcluir
  2. Marcos,realmente seus compromissos foram ótimos.Gosto de Star Wars,apesar de não ser muito aficionada,pois essa série me lambra uma época muito especial da minha vida.Gostei de saber que o evento foi bem organizado e limpo.Muito legal a editora Aleph ter ido,o clima de família.É uma grande verdade ,quando se ama a mesma coisa ,as pessoas se ligam mais umas as outras.Gosto muito do Planetário da Gávea .A foto ficou bem legal .Realmente concordo com você,por mais que se goste ,casamento tem que ser tradicional,achei legal Timothy Zahn estar autografando.Nossa,400 fotos!!!Devem ter ficado bem legais.Aguardarei a próxima postagem.Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcos,
    Primeiramente para de ser RICO, não precisa sambar na cara da sociedade.
    Sou do rio também, e meu pai adora STAR WARS... sabe aquelas maratonas que os canais passam? Meu pai fica assistindo, eu vejo alguns por conta disso... mas nunca cheguei a ler nada.
    Acho que se meu pai tivesse tempo, ele iria e com certeza fantasiado. Que ótimo que a organização do evento foi bem feita, odeio ir nos lugares onde ninguém sabe de nada e tudo dá confusão.
    Agora, vamos voltar a publicar mais :*
    Beijinhos,
    Karine!

    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
  4. Pena não ter esse evento na minha cidade ,senão eu iria com toda certeza u.u
    Nossa esse evento pelo jeito estava muito bom ,e nossa adorei o cosplay ,a foto ficou bem legal .
    Ainda bem que VC aproveitou ,apesar de ter ido só em um dia .

    ResponderExcluir
  5. Oi, Marcos. Com certeza foi bem proveitoso para você este sábado na JediCon e uma semana com a Mari. Gostei muito do outdoor com o Vader feliz no Rio de Janeiro, haha. Fiquei perdido em alguns momentos por não saber muita coisa desta saga, mas fico feliz que você tenha gostado do evento. Daria uma passadinha por lá só para conferir aquelas maravilhas da Aleph e observar o casamento Jedi, haha. Abraço!
    Blog: Consumidor de Sonhos | consumidordesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Uau que experiência hein? Foi um grande dia de muito proveito, aliás quando a gente gosta realmente de uma coisa nem vê o lado ruim! Tomara que ocorra nos próximos anos parece ser bem atrativo para todas as idades haha isso que é fanatismo não? Casar entre desconhecidos com amor na mesma saga!
    Nunca me despertou interesse Star Wars, mas não há nada impossível de acontecer, quem sabe algum dia? haha
    Ótima postagem!

    ResponderExcluir
  7. Parece que foi mesmo um dia perfeito para quem, que assim como você , è fã de Star Wars .
    Eu, sinceramente, nunca tive interesse por nada relacionado aa essa saga .
    Mas é sempre bom saber que umapessoa ficou feliz fazendo aquilo que gosta.

    ResponderExcluir
  8. oiii.Marcos...
    bom como vou dizer isso...tambem nao identifico com S.W.....nao sei o que e...tei assisti aos filmes....no começo achei legal...quer dizer as batalhas os personagens sao legais....so que eu nao entendi absolutamente nada...kkk....mas vou tentar ler os livros....otimo evento pra que gosta....bjss..

    ResponderExcluir
  9. Achei super legal essa conferência, nunca tinha ouvido falar dela, mas achei super interessante. Confesso que não gosto muito de Star Wars, mas eu acho que se eu morasse mais perto do Rio, eu até iria gostar de ir :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Nossa Marcos deve ser bem difícil morar longe da pessoa que vc gosta, mas tenho certeza que o sentimento de vcs é tão forte que sabem que esse afastamento físico é temporário. A cada dia gosto mais de vcs dois e torço para o sucesso e felicidade de ambos!!!
    Me fala como foi a semana do seu aniversário!!!?!? Seu presente foi participar do evento!!??? Enfim espero que tenham sido momentos maravilhosos.

    Marcos mais uma vez preciso elogiar a forma como vc organiza suas ideias e escreve, simplesmente viajo nas suas narrativas. Amei as informações sobre o evento e a organização, já tinha ouvido falar dessa forma de arrecadar dinheiro para eventos e até empresas on-line e com certeza dessa forma os maiores interessados farão de tudo para o evento acontecer. Dou a maior força para vc ser um dos doadores e ajudar o evento a acontecer em 2016.

    Deve ter sido mágico estar em um lugar onde todos amam as mesmas coisas, muitos fantasiados etc. (Mari essa viagem é para nós: imagina um evento semelhante sobre Romaces de época!!!??? Viajei, concordas!!!???).
    Consegui me senti no evento ao lado de vcs, parabéns pelas descrições maravilhosas.
    Que máximo vc conseguiu autografo em seus livros, parabéns!!!
    Enfim desejo: Que a força esteja com vc!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  11. Esse evento deve ser o máximo, está sendo muito comentado, pelo jeito você aproveitou muito, eu queria ir, mas é muito longe, quem sabe futuramente.

    ResponderExcluir
  12. Eita Marcos!
    Que delícia poder participar de um evento desse porte, ainda mais para quem é fã de Star Wars, gostaria de ter participado.
    Agora fica só aquela invejinha boa.
    Que a força esteja com você!
    “Sentir é criar. Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o Universo não tem ideias.” (Fernando Pessoa)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  13. acho incrivel quando os fãs de reúnem em eventos para discutir sobre livros, filmes que gostam, nunca participei de nada assim mais tenho muita vontade
    Sobre os filmes e livros de Star Wars ru não assisti e nem li, mas tenho bastante curiosidade.

    ResponderExcluir
  14. Jedicon? Que massa! Não fazia ideia da existência desse evento! Que legal, Marcos, você ter ido e aproveitado bastante! Agora entendi porque tem tanta gente no meu Facebook se tornando fã de Star Wars, haha, além do novo filme, tem eventos rolando por aí, haha! Mas eu não sou fã da série/saga e nem tenho interesse :| Porém, que bom que aproveitou :3

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Marcos. Eu não sabia sobre a Jedi Con 2015, gostei muito de ver sua experiência nela e os frutos da mesma. Eu não sou fã ao extremo de Star Wars, mas os filmes que eu lembro-me de ter acompanhado foram ótimas horas gastas. Os sabres de luz sempre em destaque, Darth Vader ♥.

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Não sabia dessa evento mais achei bem legal a ideia e sempre bom quando podemos encontrar pessoas que gostam da mesma coisa que a gente, mas sempre tive muita curiosidade para conhecer melhor a serie Star Wars mais acabou que nunca assistir os filmes mais agora com os lançamentos dos livro fiquei com vontade de ler para poder conhecer melhor essa saga !!

    ResponderExcluir
  17. Oi Marcos!
    Que legal, nem sabia que existia um evento assim! Isso só mostra como os fãs dessa saga são poderosos e atravessam gerações. Eu nunca fui fã, se assisti a um filme quando era criança foi muito e não sinto vontade de ver, mas fico feliz por você e pelo evento ter sido tão bem organizado.

    Abç :)
    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Amigos leitores, sintam-se a vontade para comentar o post. Peço que, por favor, ao tecerem os comentários, não utilizem palavras e expressões que possam ofender os demais. Obrigada.