terça-feira, 3 de novembro de 2015

Resenha - Star Wars - O código do caçador de recompensa

Olá amigos queridos!

Bom dia! Passaram bem de semana passada?

Já é novembro! Mês do meu aniversário! E hoje estou de volta! E com mais resenha!

E de novo: Star Wars! Mal começamos o mês e tem mais livro de Star Wars aqui no blog! Semana passada, ainda em outubro foi a vez de Tarkin. Hoje, O código do caçador de recompensa!

Vamos lá?

O que diz o Skoob: 

As táticas e os segredos de Boba Fett


O Código do Caçador de Recompensa é um guia escrito pelo lendário Boba Fett com as técnicas essenciais que todos os integrantes precisam dominar. Nele estão descritas as qualificações necessárias para aderir ao grupo, os conhecimentos sobre treinamento, as leis a que se submetem, os locais onde a caça é permitida para cada um, entre outras informações.



O leitor vai obter os conceitos básicos sobre como ganhar a vida à margem da lei galáctica, além de investigar a história e o funcionamento das Sentinelas da Morte, um grupo secreto dissidente de Mandalorianos.



Boba Fett uniu estes volumes de grande importância pessoal: a última edição do Guia da Guilda de Caçadores de Recompensa e o folheto de recrutamento publicado pelas Sentinelas da Morte. Juntos, compõem O Código do Caçador de Recompensa. Fett e outros que já possuíram este exemplar registraram pensamentos e comentários nas margens da edição. 


Minhas impressões:

Resolvi me dar de presente esse livro. Comprei no mês passado de outubro mesmo e num lugar um pouco incomum: banca de jornal. Eu vi "O código do caçador de recompensa" lá e não consegui resistir.

Eu já tinha os dois primeiros livros do quarteto. Se vocês não se lembram, eu fiz resenha de "O caminho Jedi" e também de "Livro dos Sith". As resenhas estão respectivamente aqui e aqui.

Agora falta apenas o "Manual do Império" para que eu complete a coleção. E como vocês sabem, um fã de Star Wars como eu, não vai deixar de ter a coleção completa.
Edição imperial atualizada: o Império sempre manipulando informações.
Logo de cara a capa impressiona. Ela é verde e tem detalhes em alto-relevo que conseguimos sentir ao tocar a capa. Vemos um alvo também na cor amarela. E tem explicação. Isso porque no universo de Star Wars há diversas menções aos caçadores de recompensa. São mercenários que ganham a vida recebendo para cumprir tarefas, algumas um tanto desagradáveis. E essa classe ganhou esse livro em homenagem.

O principal caçador de recompensa da história se chama Boba Fett e sua participação na história se dá no Episódio II (Ataque dos clones), no Episódio V (O Império contra-ataca), bem como no último filme, o Episódio VI (retorno de Jedi). (Chamo de último filme porque o que vai estrear em dezembro desse ano, daqui a dois meses, é tudo menos Star Wars. O novo filme será um lixo total e retumbante. Não vou me ater aos motivos pelos quais considero o "novo" Star Wars horrivelmente pobre. Farei em outra postagem). 

Voltemos para o livro.


Uma coleção que todo nerd deve ter!
Este livro, assim como os dois primeiros não tem uma história que devemos seguir de forma cronológica e com os fatos em seqüência. É apenas uma relação completa de curiosidades. Para quem é fã como eu, vai apreciar enormemente, até porque há diversos fatos curiosos e bem estranhos que são colocados como comentários. 

No livro, além do texto principal, que mostram as guildas (grupos) de caçadores de recompensa, armas mais usadas, animais e localidades-sedes dos caçadores de recompensa, o livro traz comentários ao lado, assinados por Boba Fett e outros caçadores de recompensa famosos da saga. 

Interessante o livro trazer comentários como se os próprios personagens tivessem estado com o livro nas mãos. Isso foi uma ótima sacada do autor. Esse fato faz aguçar a nossa fantasia e até mesmo as letras dos comentários são feitas como se os próprios personagens tivessem escrito à mão. Bem interessante.


Um segundo livro dentro do livro: os Mandalorianos e os Sentinelas da Morte.
Para dizer que não há uma história, a única que consegui perceber é que o livro seria uma coletânea de dados sobre caçadores de recompensa que o Império teria lançado, a fim de que os seus comandados soubessem mais sobre esses mercenários. E o próprio Boba Fett teria pego um exemplar, que seria esse livro.

Mas Bossk, Greedo, Dengar e IG-88 que são outros caçadores de recompensas famosos supostamente também teriam tido acesso aos escritos. É bem difícil ou até mesmo impossível você não se sentir no meio daquilo tudo! Numa hora ou outra você acaba entrando na brincadeira e o leitor se vê pegando o livro que o Boba Fett em pessoa assinou!

Com ilustrações bonitas e todas coloridas e capa dura, o livro é muito bem feito e os fãs de Star Wars podem ter um ótimo passatempo. Mas eu recomendo que você, leitor que não conhece muito de Star Wars, veja os filmes e leia alguns outros livros antes, porque caso contrário, se você se aventurar nesse livro, tem o grande risco de não saber alguns detalhes e ficar perdido, muito embora não tenha uma história a ser seguida.

Na contracapa, o símbolo dos caçadores de recompensa que há em Star Wars. Isso significa que cada detalhe, por menor que seja, foi pensado para ser incluído no livro. 

Fazendo um paralelo com a vida real, esse seria um livro didático que os alunos usam nas escolas. Só que esse aqui seria um roteiro de ensino para conhecer o que um caçador de recompensa faz, pensa e usa.


O símbolo dos caçadores de recompensa gravado na contracapa do livro.
No fim do livro, há um apenso. Um segundo livro é inserido dentro da obra. É uma parte que se chama "Sentinelas da morte" e conta a história do povo Mandaloriano, povo ancestral da qual Boba Fett faz parte. É possível conhecer mais sobre os costumes, as armaduras e a língua do povo de Mandalore.

Em resumo, um ótimo entretenimento!

Até a próxima!













Dados do livro:

Nome: O código do caçador de recompensa
Autor: Daniel Wallace
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 160










9 comentários:

  1. Mesmo não curtindo muito esse gênero literário sou apaixonada pelas capas desse livros, acho os livros de capa dura maravilhosos, e sou louca para adquirir um. Para quem gosta desse tipo de leitura e uma boa indicação de leitura.

    ResponderExcluir
  2. não gosto muito desse tipo de livro não me chama atenção mas a capa são lindas bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu me sinto meio fora da casinha nerd por nunca ter lido nada de Star Wars, e a cada resenha ou informação que vejo me sinto com mais vontade de ler, esse parece ser mais um ótimo livro, não tenho propriedade no assunto, mas como digo, tu em relação ao Mundo Star Wars me atrai bastante! E é sempre bom se presentear não é mesmo?! Ainda mais com uma maravilha dessas! Hahahhah abraços!

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada relacionada ao mundo star wars nenhum livro ou filme,não me chamam a atenção, mas a três capas dos livros acima são muito bonita!
    parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  5. Marcos acho muito legal o mundo do Star Wars, tenho vontade de fazer maratona com os filmes. Apesar disso não teria empolgação para ler livros sobre o assunto, mas estou adorando acompanhar suas impressões aqui no blog.
    Acredito que para aqueles que são fãs como você deve ser bem interessante adquirir esse livro. Além disso pude notar pela sua resenha que a diagramação do livro está caprichada. Enfim gostei de ter conhecimento sobre o livro, não conhecia.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  6. Esses livros são ótimos. Não tenho paciência para ver o filme, mas já li todos os livros, e recomendo, não é maçante, você realmente entra dentro da história

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcos :) Assim em como todos os outros post's sobre Star Wars, eu comento que não gosto da série e que ela não me convence de maneira alguma. Mas agora descobri uma forma de utilizar essas informações, minha prima é apaixonada por Star Wars e agora sempre que vejo alguma resenha sobre aqui no blog já mando o link para ela porque sei que ela vai aproveitar muito mais que eu hahaha Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Adoro Star Wars ,e quero muito ler os livros ,quanto a esse achei super interessante ,pela foto a capa do livro não parece tão legal ,mas eu já vi pessoalmente e é muito linda .
    Adorei a resenha .

    ResponderExcluir
  9. Oi Marcos...me desculpe mas nao me indentifico com star w.......nao sei se e pq nao li ainda e nem assisti ao filme....e que eu nunca me interessei...mas esse livro me chamou a atencao...adoro guias extras de livros...meamo assim quero ter....kkkk....vai que eu me apego kkkk....obg pela dica e bjs....

    ResponderExcluir

Amigos leitores, sintam-se a vontade para comentar o post. Peço que, por favor, ao tecerem os comentários, não utilizem palavras e expressões que possam ofender os demais. Obrigada.