sábado, 31 de outubro de 2015

Resenha - A Lista

Oi gente, tudo bem?
 
Não sei se já contei aqui, mas sou fã de Cecelia Ahern. Todas as suas histórias tocam o meu coração de forma especial e me colocam para pensar na minha vida, futuro e prioridades. Com A Lista não foi diferente!
 
A resenha de A Lista foi primeiramente publicada na minha coluna do blog Livros e Chocolate Quente (link aqui).
 
Esse é o último post válido para o Top Comentarista de outubro, e como ele saiu um pouquinho mais tarde, vou aceitar comentários até 23h59 do dia 01/11, ok? Boa sorte a todos!
 
O que diz a contracapa:
 
A Lista
 
 
Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente.

Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira.

Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.
 
 
 
 
Minha opinião:
 
Não sei se já contei por aqui mas eu sou muito fã da Cecelia Ahern, adoro tudo o que ela escreve e mantenho com muito carinho a minha coleção dos seus livros já lançados aqui no Brasil. Fiquei super feliz quando vi que a Editora Novo Conceito lançou A Lista e, claro, fiquei morrendo de curiosidade em conhecer a história. Como eu estou em um ritmo louco de estudo as leituras diminuíram um pouco, então só pude lê-lo agora.

Virei fã da autora depois de ler o livro "A vez da minha vida" (que eu indico muito) e passei a procurar por outros títulos dela já publicados por aqui, até que percebi uma coisa: todos eles tocam o meu coração de forma especial. Cecelia Ahern tem um jeito único de escrever que parece saber exatamente como nos cativar, sua escrita simples tem a capacidade de colocar o leitor para pensar na própria vida, no caminho que está seguindo, nos seus sonhos, desejos e planos. É impossível ler um livro da Cecelia Ahern sem parar por um instante e se colocar no lugar da personagem.

Com A Lista não foi diferente. Não conhecia nada sobre a história e ela foi me envolvendo aos poucos, até que me vi mergulhada no mundo de Kitty.

Katherine Logan, também conhecida como Kitty, é uma jovem jornalista que, além de manter o emprego em uma revista de nome Etcetera (cuja dona e fundadora é Constance, melhor amiga de Kitty), também conquistou o jornalismo televisivo no programa Thirty Minutes. Logo que saiu da faculdade Kitty era animada  a escrever matérias inspiradores, o que acabou chamando a atenção de Constance, e garantiu a Kitty um emprego, além de uma amiga e também "madrinha" de profissão.

Com o passar do tempo Kitty deixou de lado aquele brilho que tinha ao se formar e acabou "engolida" pelo mundo real. Um passo em falso ao transmitir uma notícia pelo Thirty Minutes rendeu a Kitty uma carta de demissão, um processo e a fama de péssima jornalista.

 Abandonada pelo namorado, desacreditada da profissão e de si própria, prestes a ser despejada de seu apartamento e com Constance muito doente no hospital, Kitty se viu perdida no mundo. Além de perder a credibilidade dos colegas jornalistas, toda a sociedade a recriminava pela matéria. Até que uma visita a Constance mudou o modo de Kitty de ver as coisas.

Antes de morrer (calma, isso não é spoiler, acontece bem no comecinho do livro) Constance confessa a Kitty que havia uma última matéria que gostaria de ter escrito, mas acreditava que não daria mais tempo. Com sua morte, a revista resolve fazer uma homenagem a Constance e Kitty se vê responsável em escrever essa última matéria em nome da amiga.

Cem nomes estavam escritos em uma folha, apenas cem nomes e nem uma notinha a mais que poderia indicar qual era o caminho ou a ligação entre aquelas cem pessoas e Kitty tinha apenas duas semanas para descobrir e escrever.

Acompanhamos a luta de Kitty em se restabelecer profissionalmente e pessoalmente. Mas, o incrível deste livro é que não aprendemos apenas com a história de Kitty, a cada nova pessoa da lista de Constance que Kitty conhecia, novas histórias, exemplos e caminhada nos são apresentados. Constance estava fazendo uma última coisa mesmo depois de partir: ajudando Kitty a reencontrar o caminho e a paixão por escrever.

Eu poderia ter avaliado em cinco xícaras de chocolate quente, mas, por mais que eu tenha me encantado com a história o meio do livro me pareceu um tanto quanto arrastado. O começo é sempre empolgante porque estamos conhecendo um novo enredo, o final é maravilhoso e emocionante, mas o meio do livro diminuiu um pouco o ritmo da leitura, mas nada que me fizesse deixar de indicá-lo a todos. 

O livro me emocionou e, como não podia ser diferente, me envolvi completamente com cada novo personagem que aparecia, afinal, todos nós, sem exceção temos uma história para contar! 

Espero que gostem!

Com carinho,
 
Dados do Livro:

Nome: A Lista
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384


*Resenha publicada originalmente na minha coluna no blog Livros e Chocolate Quente em 23/09/2015.
 
 

9 comentários:

  1. Por coincidência estava pensando em comprar este livro ontem, mas fiquei na dúvida se esperava minha fila de livros para ler abaixar. Depois dessa resenha, acho que vou me deixar levar nas compras mesmo kkkk
    Também gosto muito da autora, amei A vez da minha vida! Espero que seja tão bom quanto!

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu li Simplesmente Acontece e adorei, por esse motivo pretendo ler outros livros da Cecelia Ahern, inclusive A Lista, que achei bem diferente e acredito que é um livro muito bom.
    Sua resenha está muito boa e pretendo ler A Lista em breve.

    ResponderExcluir
  3. Mari gostei da indicação, é bem diferente das coisas que já li. Já ouvi falar muito bem dessa autora mas não lembro de ter lido nenhum livro dela. Mas com a sua resenha pude conhecer melhor o modo como ela escreve. "A lista" entrou pra minha lista rsrs

    ResponderExcluir
  4. Mari, eu me interessei pela Cecelia Ahern após o grande sucesso que P.S. Eu Te Amo fez, mas ainda não li nada da autora. A Lista me pareceu uma história encantadora e dramática ao mesmo tempo, gostei da profissão jornalística exercida por Kitty e a missão que a própria tem a fazer com a lista dos cem nomes. Quero ler!

    ResponderExcluir
  5. Também sou mega fã da Cecilia e não posso deixar de conhecer A Lista, o trabalho de entrevistar várias pessoas é duro hein! Mais parece que tenho muito a conhecer neste livro o que em empolga.

    ResponderExcluir
  6. Já li um livro da Cecelia Ahern, O Presente, e foi legalzinho. Mas, sei lá, ao ler a sinopse de A Lista não me animei muito. Acho que não tô no clima de drama, sabe? De qualquer forma, a capa é muito bonita. Quem sabe futuramente eu leia?

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nada dessa autora mas esse livro já ta na minha lista de desejado já faz um tempo e tava muito afim de ler, pois parece que a história e encantadora, e faz com que o leitor queira ler até o final, e nos envolve com os personagens.

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari! Também sou fã da Cecelia Ahern, comecei a gostar dela depois que li "Simplesmente Acontece". Quando vi o lançamento de "A Lista" fiquei louca hahaha Até hoje não li o livro, mas estou desesperada para ler, ainda mais depois de ler essa resenha top! Espero gostar do livro :) Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oii!!
    Adorei muito a resenha e fiquei bem empolgada com a historia de Kitty. Gosto muito de livros que nos fazem pensar em nossas vidas e nos nossos sonhos e A lista parece nos envolver com os personagens.
    Bjos e sucesso!!

    ResponderExcluir

Amigos leitores, sintam-se a vontade para comentar o post. Peço que, por favor, ao tecerem os comentários, não utilizem palavras e expressões que possam ofender os demais. Obrigada.