segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Resenha - Star Wars - Provação

Oi amigos!

Como vão vocês? 

Hoje a resenha será sobre Star Wars, uma saga que eu gosto muito e acompanho demais. Agora ela chegou com Força total (inevitável fazer esse trocadilho com a palavra Força!). A verdade é que nos EUA as histórias de Star Wars já são vendidas em livros há mais de 10 anos. Por aqui, as vendas começaram a menos tempo, mas parece que vão deslanchar.

A maioria dos livros de Star Wars são relativas ao chamado "universo expandido", que nada mais é do que tudo o que não é mencionado ou tratado nos seis filmes já lançados. (Até o momento, são seis. Em dezembro desse ano, serão sete). E o livro de hoje, "Provação", conta mais uma história de Luke Skywalker, Princesa Leia Organa Solo e Han Solo lutando pelo bem na galáxia.

Chega de papo furado e vamos lá!

O que diz a contracapa:



Star Wars: Provação - Lançado em 2013 como "última grande aventura de Luke, Han e Leia", o livro se passa 40 anos após os acontecimentos de O Retorno do Jedi. Na trama, escrita por Troy Denning, o trio começa a sua aventura quando Lando Calrissian pede ajuda para enfrentar piratas espaciais na sua nova refinaria na Orla Exterior.

O que eu achei:

Essa já é a terceira resenha de livros de Star Wars editado pela Aleph que eu faço aqui no blog. Parece que a editora gostou de lançar no Brasil os livros da franquia e isso é muito bom para quem é fã.

Eu ganhei esse livro do meu irmão, como agradecimento pelo trabalho que andamos fazendo em conjunto e eu fiquei muito feliz pela surpresa. Quem não gosta de ganhar livros, não é? E ainda mais de um assunto que é agradável aos olhos? Ele me deu esse livro em julho, justamente quando não podia ler, já que estava comprometido com um projeto pessoal que tanto eu queria. E a vontade de pegar no livro e lê-lo era demais! Tive que deixá-lo na parte de cima da estante para que eu não o visse toda hora e a vontade não reacendesse a cada olhada que eu dava nele.



Passada a obrigação, finalmente eu pude pegar o livro e começar a leitura. Comecei no fim de agosto, mais precisamente no dia 24 de agosto, uma segunda-feira e terminei alguns dias depois, dia 28, sexta-feira. Levei a semana toda para terminá-lo. Só não terminei antes por conta do trabalho, de tão agradável que foi a leitura.

De antemão, é preciso dizer que constam nessa aventura os personagens Luke Skywalker, Princesa Leia Organa Solo e o seu marido, Han Solo. O trio que participou da trilogia original nos filmes é narrada aqui pelo autor. Para o leitor se situar, "Provação" conta uma história datada de 40 anos depois dos acontecimentos do último filme, "O retorno de Jedi". Assim, com muito tempo depois, muita coisa do universo expandido já aconteceu. E isso é muito interessante.

Percebe-se que há uma seqüência lógica com os outros livros/jogos/contos do universo expandido. Talvez essa deva ser uma das histórias mais recente sobre o mundo de Star Wars já lançada, isso porque muita coisa já aconteceu. Para os que já estão familiarizados com o universo expandido, e para que você, caro leitor, entenda, Luke já casou-se com a Mara Jade e já teve seu filho, Ben. A mesma coisa com Han Solo e a Princesa Leia, que já tiveram Anakin, Jacen e Jaina Solo. Luke já restaurou a Ordem Jedi e muitos inimigos e obstáculos já foram vencidos pela Nova República, como a invasão Yuuzhan Vong. Todas essas coisas novas e diferentes são tratadas em outros enredos.

Digno de nota é que tais coisas já passadas em outras aventuras do universo expandido frequentemente são mencionadas em "Provação". Daí que eu cheguei a conclusão de que tudo segue uma linha cronológica.

E para o leitor que leu bem que o livro é narrado muitos anos depois do último filme, a conclusão é uma só: Luke, Leia e Han estão na terceira idade!

Dentro desse contexto, começa a história narrada no livro. Ela começa na cantina chamada Ronto Vermelho, onde Han e Leia esperam pelo amigo de longa data, Lando Calrissian. Lando tinha chamado os amigos para discutir e achar uma solução para o seu problema com os piratas que atrapalham o seu negócio na refinaria de asteróides.

Mas ao invés de encontrar Lando, eles são abordados por um desconhecido, chamado Omag Kaeg, que lhes informa estar a serviço de Lando e se oferece como guia para chegar até a base onde Lando está. Antes de saírem do estabelecimento, três Nargons, criaturas monstruosas acompanhavam dois soldados mandalorianos e a primeira ação do livro já é narrada aqui, antes mesmo de chegarmos a página 40. Uma fabulosa briga acontece na cantina, tendo Leia percebido que os Nargons eram indivíduos formados em laboratório, fruto de um certo tipo de experiência genética.
Millenium Falcon em cada início de capítulo! Estímulo a mais para virar a página!

Sabemos que os mandalorianos e os Nargons trabalhavam a mando da TEG - Tecnologias de Exploração Galáctica, uma empresa gigante do ramo da mineração, que quer ter o monopólio da exploração mineral na área onde Lando tem sua refinaria. Os soldados mandalorianos e os Nargons faziam a segurança da companhia.

Essa tal companhia, na verdade, é controlada por dois irmãos, da raça Columi; são alienígenas super inteligentes. Os irmãos Marvid e Craitheus Qreph queriam dominar o mercado e tornar-se os grandes donos do universo e da galáxia, Preciso dar os parabéns para o autor que criou esses dois vilões, que fizeram voar a minha imaginação, isso porque a descrição física deles é extremamente esquisita. São cabeçudos, possuem grandes olhos, têm pequenos braços e pequenas pernas e que usavam um tipo de exoesqueleto para locomoverem-se melhor. Estranhos, não?

A partir daí, Luke Skywalker também vai até a refinaria de Lando para investigar o que está acontecendo e os três se unem para derrotar os irmãos Qreph, os criminosos da história.

Com muita ação e diversas cenas de batalhas e lutas, Provação vai seguindo a história, até o seu final.
Fazendo um paralelo com os acontecimentos dos filmes "O império contra ataca" e "O retorno de Jedi", em "Provação" também tem uma cena em que Han Solo é seqüestrado pelos bandidos. Após isso, ele é obrigado a jogar uma partida de sabacc, um carteado muito usado em Star Wars. Cabe a Luke e sua irmã, a Princesa Leia irem resgatá-lo, já que os Qreph o queriam morto.
Olha só o marcador que veio no livro? Já estou fazendo coleção!

Interessante também a batalha final, além de ser muito original e bastante curiosa com relação a Força, foi magistralmente criada pelo autor.

Para quem gosta de Star Wars, vai aí a minha recomendação de um livro que será ótima companhia e também garantia de diversão!

Até a próxima!









Dados do livro

Nome: Star Wars: Provação
Autor: Troy Denning
Editora: Aleph
Páginas: 400


2 comentários:

  1. vou confessar que eu nunca li nenhum livro de Star Wars, mas que simplesmente você me deixou curiosa haha. I esse marcador super a cara do filme ;o o povo inventa umas coisas tão interessantes, já querooo.

    estantdapri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos tudo bem, nunca li os livros da série Star Wars mas o filme já li mais de uma vez, sua resenha descreve muito bem a série quem sabe um dia possa ter um tempinho para ler.
    Bjs
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir

Amigos leitores, sintam-se a vontade para comentar o post. Peço que, por favor, ao tecerem os comentários, não utilizem palavras e expressões que possam ofender os demais. Obrigada.