quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Resenha - Kairós

Olá meus leitores queridos!

Bom dia!

Anteontem fiz a resenha de Ágape e hoje, continuando a "Semana Padre Marcelo Rossi", o segundo livro dele, Kairós.

Vamos lá?

O que diz a contracapa:


Kairós - Quase três anos depois do lançamento de Ágape, maior fenômeno editorial brasileiro, que teve seus direitos vendidos para mais de 30 países e adaptação para o público infantil, chega às livrarias Kairós, o novo livro de Padre Marcelo Rossi.


Os leitores que se emocionaram ao conhecer o amor incondicional, o Amor Ágape, irão renovar a sua fé com Kairós, que conta com prefácio do padre Fábio de Melo. No livro, Padre Marcelo parte da palavra grega kairos, que significa “momento certo”, para falar sobre o tempo de Deus em oposição ao khronos, o tempo cronológico, o tempo dos homens. 

O autor selecionou passagens da Bíblia com personagens como Abraão, Moisés, José do Egito, Isaías, Maria, Jó e Zaqueu, que passaram por situações de incompreensão, sofrimento e provação e, mesmo assim, souberam esperar pelo tempo de Deus, pelo seu kairos. Todos eles tiveram as suas vidas transformadas no momento que Deus julgou oportuno. Após cada trecho bíblico citado, reflexões e comentários do Padre Marcelo convidam o leitor a refletir sobre suas próprias angústias e a fortalecer a sua fé. 

Contracapa, também com uma breve oração
O livro também destaca a importância da oração e apresenta no final de cada capítulo uma prece especial para ajudar os leitores a permanecerem perseverantes na fé e confiantes no poder de Deus. Kairós traz ainda uma bênção do Padre Marcelo dedicada exclusivamente aos leitores.

Da mesma maneira autêntica e carismática que conversa com milhões de brasileiros em seus programas de rádio e televisão, Padre Marcelo se comunica com os fiéis em Kairós para levar a eles os ensinamentos religiosos e conforto espiritual. 

Nos 14 capítulos do livro, o autor busca fortalecer nos leitores a certeza de que Deus tem um tempo reservado para cada um de seus filhos. Nas palavras de Padre Marcelo, “tão importante quanto entender o amor Divino, é entender o tempo de Deus. Só assim é que conseguimos controlar nossas ansiedades e cultivar nossa paciência. Quem compreende o Kairós, alcança o Ágape”.


O que eu achei:

Mais um livro cheio de espiritualidade do Padre Marcelo. Aprazível para quem leu Ágape e gostou. Comprei-o também numa promoção na internet e, diferentemente do anterior, não veio com brinde. 

Trazendo palavras gregas, o autor chama de Kairós o "tempo de Deus", que é o tempo escolhido pelo Senhor para que uma benção ou um milagre aconteçam na vida dos homens. Interessante a diferença entre o Khronos, chamado de tempo sequencial, ou a passagem de dia até a noite explicada pelo autor, do Kairós, o tempo escolhido por Deus para que algo sobrenatural se manifeste.
Quando me refiro a Kairós, você deve entender como o tempo de Deus, o tempo da graça divina. É com ele que o Senhor quer tocar você poderosamente, como fez com Isaías. E quando Deus toca uma pessoa, Ele transforma seus defeitos, seus hábitos, sua vida por inteiro. Muitas pessoas tiveram o seu Kairós quando leram Ágape. Gosto de lembrar o testemunho de uma mulher que, antes de ler o livro, era alcoólatra. Ela me procurou para testemunhar que foi tocada durante a leitura ao perceber o quanto Deus a amava. Depois desse dia, nunca mais colocou álcool na boca. Assim foi o Kairós de Deus na vida dessa amada irmã. (Pág. 66).
Índice
Padre Marcelo explica que muitas pessoas o procuraram após lerem Ágape e lhe informaram que apesar de terem lido seu livro com fé e esperança, Deus não havia se manifestado em suas vidas. É aí que ele traz o chamado Kairós, o "tempo de Deus", para que uma maravilha aconteça. O tempo dos homens é diferente do tempo de Deus, muitos sacerdotes nos dizem. Esse tempo é o Kairós.

Diferentemente do primeiro livro, aqui a lógica é outra: enquanto que no Ágape o Padre Marcelo retirou trechos da Bíblia para mostrar o enorme amor de Deus, aqui ele selecionou personagens das Sagradas Escrituras que sofreram todo tipo de revés e que encontraram o consolo divino no tempo certo e tiveram o seu Kairós. 

No livro ele conta o Kairós de José do Egito, que após ter sido vendido como escravo pelos irmãos, no futuro foi nomeado ministro do Faraó do Egito, tendo ele decifrado os sonhos do monarca.

Existem capítulos sobre o Kairós nas vidas de Jonas, Marta e Maria, Moisés, Abraão, Isaías, Zaqueu... Todos eles experimentaram a manifestação divina no tempo determinado pelo Criador. Como não podia deixar de ser, também há um capítulo sobre Maria, a mãe de Jesus, em que o padre mostra o tempo divino da manifestação de Jesus pela intercessão de sua mãe nas bodas de Caná quando transformou a água em vinho.
Minha coleção, desta vez com Kairós em relevo

Mudando de assunto, não posso deixar de falar de uma curiosidade: refiro-me ao fato de o Padre Marcelo mencionar a minha cidade no fim do livro. Para quem não sabe, eu namoro a Mari, a dona do Cantinho. Moramos em cidades diferentes. Eu moro na cidade de Cruzeiro, em São Paulo. É uma cidade do vale do Rio Paraíba do Sul, ficando entre São Paulo e Rio de Janeiro. 

Eu já sabia que o Padre Marcelo era formado em Educação Física e que tinha dado aulas no colégio salesiano que eu estudei, tendo ele dado aulas de educação física para os meus primos mais velhos, quando ele ainda era seminarista da ordem salesiana. (Quando eu comecei a estudar lá, ele já não dava mais aulas no Oratório de Cruzeiro! Que pena!). Mas ver a menção disso no livro, me deixou bastante alegre. É engraçado pensar que naquela escola o Padre Marcelo Rossi tinha sido professor de educação física!

Segundo os meus primos, quando ele era professor de educação física na escola, todos o chamavam de "Marcelão", devido a sua alta estatura.

Depois disso ele foi ordenado sacerdote diocesano.
Mesmo como seminarista salesiano, em Cruzeiro, também no interior paulista, continuei a frequentar as reuniões de Tia Laura, o que só ajudou a fortalecer minha vocação e minha fé. (Pág. 106)


O livro conta também com prefácio escrito pelo Padre Fábio de Melo.

Espero que tenham gostado!

Até sexta-feira com o livro Philia!











Dados do livro

Nome: Kairós
Autor: Padre Marcelo Rossi
Editora: Principium
Páginas: 111

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos leitores, sintam-se a vontade para comentar o post. Peço que, por favor, ao tecerem os comentários, não utilizem palavras e expressões que possam ofender os demais. Obrigada.