sábado, 29 de agosto de 2015

Especial Bienal do Livro - Post 1

Olá leitores, tudo bem?

Esse ano estou mais empolgada impossível!!! A Bienal do livro é na minha cidade o que facilita muito as coisas (tirando o fato de eu ter que pegar 10 mil ônibus para chegar no Riocentro! rsss). Ano passado eu quase não fui a Bienal de São Paulo, mas o Marcos Paulo deu um jeitinho e conseguimos uma excursão!

Aqui no blog terá um Especial Bienal do Livro, onde eu vou contar a minha preparação para essa festa literária tão queridinha de todos os leitores vorazes e também mostrar um pouquinho do que eu vi por lá nos dias que puder comparecer.

Esse primeiro post, além de mostrar toda a minha animação, vou divulgar a agenda dos autores parceiros que estarão por lá e também de outros autores que eu não vejo a hora de conhecer.

Se essa é a sua primeira bienal do livro, atenção para as dicas básicas:


  • Sapatos super confortáveis: Em 2013 resolvi comprar uma sapatilha nova para ir a Bienal. Como não era um sapato de salto eu achei que estaria confortável para andar por todo o Riocentro. Engano meu, a sapatilha machucou todo o meu pé, no meio da tarde eu já não conseguia dar um passo a mais, o que acaba com o divertimento de qualquer um. Em 2014 eu aprendi a lição e fui de tênis.
  • Roupas confortáveis: Importante porque, acreditem, vocês vão acabar sentando um pouquinho no chão para descansar 2 minutinhos. É muito difícil encontrar bancos disponíveis e, depois de uma manhã e tarde inteiras andando pelos pavilhões o pé vai pedir para parar um pouquinho.
  • Lanche: Lá na bienal terá uma praça de alimentação mas fica super, hiper, ultra, mega lotada. Em 2013 dei a sorte de conseguir uma mesa, mas em 2014 foi o lanche que estava na mochila que me salvou.
  • Água: não deixe de levar uma garrafinha de água na mochila, mas vezes fica complicado de achar alguém vendendo ou, quando achamos, é caro demais! Vale a pena levar a sua!
  • Mochila: Em 2013 levei uma ecobag na bolsa achando que seria ótimo para carregar as minhas compras. Comprei além da conta e a ecobag ficou muito pesada para carregar (imaginem a pessoa aqui, no ônibus lotado da volta, tentando segurar a bolsa, a ecobag e se segurar para não cair). Em 2014 decidi levar uma daquelas malinhas de rodinhas, o Marcos Paulo empurrou a mala pela bienal inteira e ele sofreu!! Como estava muito cheio, não tinha espaço e acabava passando em cima do pé das pessoas... não deu certo! Esse ano aprendi a lição: Mochila!
  • Faça uma listinha de livros que deseja e pesquise o preço na internet e outras livrarias antes. Muita gente acha que a bienal é uma cachoeira de promoções e a gente até que consegue encontrar um ou outro peço bom, mas, normalmente, aqueles nossos desejados estão no preço das livrarias físicas. Então vale a pena ponderar se vale comprar por lá ou pela internet depois.
  • Encontre outros leitores: A bienal é cheia de eventos destinados a conhecer gente com essa mesma paixão: os livros. Encontro de blogueiros com autores e leitores, encontros programados pelas editoras e etc. A dica é olhar a fanpage de cada editora e anotar os eventos que chamam a sua atenção.
  • Estude o mapa: No site da bienal tem um mapa do evento. Antes de ir, dê uma olhada onde ficam os estandes das editoras que você pretende visitar! Já olha quem está perto de quem e programe o seu passeio para não ficar indo e voltando entre os corredores. Lá é bem grande.
  • Faça uma programação dos autores que deseja conhecer. Anote as datas, horários e estandes e, claro, não se esqueça de colocar na mochila os livros para autógrafos.

Programação dos autores parceiros:

ELEONOR HERTZOG 


A Eleonor estará na Bienal entre os dias 04 e 10 de setembro, no estande da Ler Editorial com todos os seus livros!

Além disso, participará do encontro programado pela Sarah Marques, do blog Endless Poem, no dia 04/09, às 14h (também estarei lá)!!

Dia 09/09 ela autografará no estande da Litearte, às 19h.

DANIEL CARIELLO


Daniel estará na Bienal no dia 13/09, das 14h as 15h, no estande da Amazon.


BABI A. SETTE



A Babi estará nos dias 05 e 06, 12 e 13 de setembro (os dois finais de semana), das 12h às 20h no estande da Editora Novo Século.

MARI SCOTTI


Foto -Mari Rech Scotti
A Mari estará na Bienal de 04 a 13 de setembro.

Dia 08/09, às 19h - Palestra no estande da Editora Novo Século
Dia 11/09, das 19h às 20h - Sessão com leitores no estande da Amazon
Dia 12/09, das 15h às 16h - Lançamento de O Guardião no estande da Editora Novo Século
Dia 12/09, das 20h às 22h - Evento surpresa pela Amazon

ELYSANNA LOUZADA

Foto -Elysanna Louzada

Lançamento do livro infantil Eu sou o galo, no dia 05/09, das 14h às 16h, no estande da Editora Paulinas.

Conforme eu for recebendo a agenda dos autores, atualizo o post, tudo bem?

Espero que tenham gostado desse primeiro post relacionado à Bienal! Sei que todo mundo está tão empolgado quanto eu, então, se você tem outras dicas, compartilha com a gente nos comentários! Vou adorar saber!!!

Te vejo lá!!

Com carinho,



6 comentários:

  1. Oi, Mari!
    Endosso cada uma das suas sugestões para a Bienal. Acrescentaria uma roupa que, além de confortável, seja bem arejada, porque é sempre abafado lá dentro!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas para a Bienal! Com certeza vai ajudar quem está começando e quer muito aproveitar! :D
    Espero que você aproveite bem por lá! *-* Eu queria muito poder ir!!
    Beijos,

    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  3. Mari lindona quando a Bienal é em nossa cidade é o paraíso, já estou em crise por não ir snifff.
    Mas vou ficar sabendo das novidades através de seu blog e adorei as dicas. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Meninaaa, que virada no tempo foi essa que deu hoje?! Será que vamos pegar Bienal com friozinho? Tô torcendo para que sim hahahaha!
    Tô mega ansiosa, não vou amanhã, mas irei na sexta!
    Adorei as dicas que você deu, todas muito úteis!
    Boa Bienal para nós!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oláá
    Ótima programação haha uma pena que não estarei lá já que sou de sp, boa sorte a todos os autores e muito sucesso ;)

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari, tudo bom?
    Pena que não consegui ir nesse ano na Bienal, mas sempre é um evento incrível e repleto de boas atrações. É uma ótima oportunidade para os autores nacionais divulgarem seus trabalhos.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Amigos leitores, sintam-se a vontade para comentar o post. Peço que, por favor, ao tecerem os comentários, não utilizem palavras e expressões que possam ofender os demais. Obrigada.