quarta-feira, 11 de março de 2015

Resenha - O caminho Jedi


Olá leitores queridos!

Um bom dia!

Como vocês já devem saber pelo que está escrito na lateral direita do blog, eu sou nerd e não tenho vergonha nenhuma de admitir isso. Por isso, nesta quarta-feira, eu vou trazer para vocês um livro sobre o universo mágico de Star Wars, que é "O caminho Jedi", que me deixou completamente fora de órbita. Hã hã hã!

A proposta inicial aprovada pelo conselho deliberativo do blog Cantinho de Leitura da Mari era a de que eu traria hoje para vocês “O caminho Jedi” e na próxima quarta-feira o outro livro também da saga Star Wars “O livro dos Sith”, fechando a coleção. Se não houver mudanças, quarta-feira que vem falerei sobre os vilões. Hoje o dia é dos mocinhos.

O que diz a contracapa:

Star Wars: O Caminho Jedi - Que a saga Star Wars é um dos maiores fenômenos de todos os tempos não é novidade. Que os personagens são mania mundial, também não. Para apimentar mais essa febre e satisfazer um desejo antigo dos fãs, chega às livrarias O Caminho Jedi, manual de treinamento da Ordem. O livro funciona como um almanaque dos guardiões da paz nas galáxias. Nele são apresentados os maiores mestres, a história dos clãs, os armamentos, o vestuário, os golpes de lutas, entre outros. Em O Caminho Jedi, o leitor vai desvendar os segredos e partilhar do conhecimento passado de geração para geração – aprendendo, inclusive, as nuances do combate de sabre de luz e a hierarquia Jedi. Além disso, conhecerá novos personagens, novas criaturas e novas naves. Passado de mão em mão de Mestre para Padawan, de Yoda e Obi-Wan Kenobi para Anakin e Luke Skywalker, este exemplar recebeu as anotações de cada Jedi que tocou e estudou suas páginas — adicionando suas experiências pessoais e as lições aprendidas.

O que eu achei:

Inicialmente, esse não é um livro de histórias. Não se pode contar de forma cronológica os acontecimentos desse livro. Tal obra é uma vasta experiência para aquele leitor que realmente é fã de Star Wars, que já assistiu aos seis filmes, conhece o universo expandido e sabe mais do que o mediano conhecedor da história criada por George Lucas. Isso porque há nos livros uma quantidade simplesmente inacreditável de informações detalhadas e curiosidades a respeito dos Jedi.
Na geladeira da minha casa não tem um pingüim, tem um Stormtrooper!


Para os mais desavisados, os Jedi são uma classe de cavaleiros que tem como objetivo defender a galáxia, respeitar a vida e lutar sempre pelo bem comum. Para tanto, eles controlam a Força, uma espécie de energia que existe em cada organismo vivo e que eles controlam para conseguir alcançar esses nobres objetivos. Em resumo, eles são os mocinhos, aqueles que, no universo Star Wars lutam pelo bem. 

Com comentários até do Mestre Yoda!
Eu sou um apaixonado pela história de Guerra nas Estrelas. Meu pai, que assistia aos três primeiros filmes ainda   no cinema me ensinou a gostar. Meus pais contam que para eu ficar quietinho sem fazer bagunça bastava colocar no videocassete (no início da década de 1990 ainda não existiam DVD’s) as fitas dos filmes do Star Wars. Assim, cresci sendo mais que fã. Já até perdi as contas de quantas vezes assisti aos 6 filmes. Agora eu aguardo ansiosamente ao sétimo, esperando firmemente que a Disney e o J.J. Abrams não estraguem tudo. Lembrando que J.J. Abrams é o fera em que consegue destruir tudo aquilo que ele põe a mão. Lembram-se dos seriados Lost e Fringe que foram cancelados depois do sucesso inicial pela baixa audiência? Ele acabou se perdendo ao enrolar demais. Espero que isso não aconteça aqui.

Os títulos também vem escrito em Basic, a língua mais falada em Star Wars: detalhes que não passam desapercebidos
 Mas eu sou tão fanático por Star Wars que a Mari, (sim, sempre ela!) me deu os dois livros dessa coleção: esse e o Livro dos Sith. Além disso, tenho muito Lego Star Wars, tenho os CD's com a trilha sonora dos filmes, camisetas, muitos jogos de computador sobre Star Wars (Knights of the old republic, Battlefront II e Galactic battlegrounds) e é, claro, todos os 6 filmes!

Alguns dos meus CD's da trilha sonora dos filmes
Luke Skywalker depois da queda do Império Galáctico encontra fragmentos de escritos da Ordem Jedi no planeta Coruscant e resolve compilar tudo, formando o livro que estamos discutindo aqui. Tanto isso é verdade que durante a leitura d’ “O caminho Jedi” o leitor se depara com comentários escritos à mão pelo filho de Darth Vader , explicando algumas passagens do livro.
Achei essa jogada simplesmente fenomenal. Você fica inserido no livro e embarca de cabeça na fantasia de que realmente o herói Luke Skywalker escreveu naquele livro que você tem em mãos. Essa foi uma idéia bem original. E não têm apenas os comentários de Luke Skywalker, não! Também se por ler os escritos do Mestre Yoda, Qui-Gon Jinn, bondoso mestre do Obi-Wan, do próprio Anakin Skywalker e também do Imperador. Assim, se pode deduzir que tal artefato tenha caído nas mãos do Império após a Guerra dos Clones. Além dos comentários escritos, percebe-se as letras diferentes, o que te dá realmente a impressão de que todos aqueles diferentes personagens escreveram no livro.

A capa também é outro ponto a favor. Dura e com alguns detalhes em alto relevo, que mostram a beleza do material. Livros de capa dura no Brasil tendem a ser um pouco mai caros e esse não difere.

Páginas com impressão de velhas
Além da capa, há detalhes laterais das páginas, que são cortadas, como se fossem desgastadas pelo tempo, dando a impressão de que são bem velhas. Parece mesmo ser uma relíquia bem antiga. Tudo é engendrado para que o leitor se sinta dentro de Star Wars, tendo em mãos um verdadeiro artefato Jedi. E para quem é fã e adora ficção científica, fantasia e tudo que faz atiçar a imaginação, não tem coisa melhor!

Como se usa um sabre de luz? É assim!
Merece aplauso também a qualidade das gravuras e imagens, desenhos auxiliando a explicar cada passagem do livro, desde as classes Jedi, como os consulares, os sentinelas e os guardiões, até os holocrons e os padawans, tudo bem completo e com uma diagramação perfeita. Para quem é colecionador, é um livro realmente indispensável.

E vocês? Gostam de Star Wars? Preferem os Jedis ou os Sith?

Eu sempre preferi os Jedis. Ainda terei uma réplica de 30 centímetros do Obi-Wan Kenobi que eu vi no shopping há uns dias atrás!

Até a próxima quarta-feira com "O livro dos Sith"











Dados do livro

Nome: O caminho Jedi
Autor: Daniel Wallace
Páginas:160
Editora: Bertrand Brasil

10 comentários:

  1. Se a minha amiga Thamiris ver esse livro, ela surta. Eu não sou tão fã de Star Wars como as outras pessoas, mas aprecio a história como qualquer fã de cinema. Quero muito conhecer esse livro, principalmente porque eu falhei muito vendo os filmes.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Devo confessar que não sou muito fã de Star Wars. Nada contra, mas não faz muito meu estilo de filme. Porém a obra, para quem é fã, é um prato cheio, e imagino que quem gosta realmente deve pirar lendo esse livro.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ola, tudo bem?
    Por incrível que pareça eu nunca vi Star Wars, apesar de metade do mundo já ter visto. Acho que nunca assisti por não fazer muito meu estilo de filme. Mas tenho certeza de que esse livro deve ser incrível para os fãs da série.
    A diagramação do livro parece estar bem bacana!

    Abraços!
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Não sou fã de Star Wars. Nunca fez muito o meu estilo de filme, então creio que quem é fã de SW vai adorar. A edição do livro parece fantástica, bem coisa de colecionador mesmo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oie.

    Olhe nunca tive muito interesse em SW. Claro que fico curiosa, mas tenho medo de me decepcionar. Talvez meu irmã gostaria, mas para mim não daria certo ler no momento, quem sabe mais a frente. E achei esta edição mega linda

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcos, tudo bem?
    Eu gosto muito de Star Wars, tenho as duas trilogias originais, e também anseio pelo sétimo filme. Mas não chego nem a um décimo do seu nível de fã fanático, rs. Eu nunca li nada sobre a série, e confesso que não me atrai muito. Mas achei legal a ideia desse livro, de parecer ser um compilado feito por Luke, e por até mesmo adotar letras diferentes para os relatos de cada personagem. Realmente, foi uma excelente ideia
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Para quem é fã da série, realmente vai encontrar um tesouro neste livro! Achei belissima a edição, esse detalhe das folhas dá um charme a mais. Tente acompanhar a série, mas acabei perdendo o gosto, curti os filmes antigos, aquele que o George ainda filmava e tal, mas fui perdendo o interesse, nunca gostei muito de ficção cientifica, rs. Bem, mas acredito que os fãs, vão amar mesmo, tanto a história quanto a edição, realmente é uma reliquia!

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcos, tudo bem?

    Eu não sou fã da série, mas para quem é esse livro deve ser uma maravilha. Eu sei que quando a gente gosta de um certo assunto qualquer livro retratando este universo é atraente.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie, Marcos!
    Eu nunca assisti Star Wars, mas meu namorado é louco pela saga de filmes. O que prometi amanhã mesmo? Fazer uma sessão com os filmes que conseguirmos assistir num só dia! Vamos ver se conseguimos assistir tudo, apesar de eu duvidar. A história me atrai e tenho certeza que quando assistir todos os filmes, vou ficar louca tanto por O Caminho Jedi quanto pelo Código do Caçador de Recompensas (é isso, certo?).
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Marcos!!

    Eu gostei muito de SW durante muitos anos e depois passou a "febre", deixei de ver e passou.... agora as editoras estão na onda e ressuscitando a história e eu estou achando muito bacana. Estou com edições aqui da Aleph para ler e não conhecia este da Bertrand. Genial esta edição, meio que envelhecida... adorei!!!

    Aqui, você faz anotações nas páginas?? Ai ai, não consigo fazer isso por nada. hahaha

    Abraços

    www.escrevarte.com.br

    ResponderExcluir

Amigos leitores, sintam-se a vontade para comentar o post. Peço que, por favor, ao tecerem os comentários, não utilizem palavras e expressões que possam ofender os demais. Obrigada.