quarta-feira, 18 de março de 2015

Resenha - Livro dos Sith

Olá amigos do Cantinho!

Bom dia!!!

Lembram-se que na quarta-feira passada o nosso papo foi sobre Star Wars? Como já tinha sido anunciado, hoje o papo é ainda sobre essa fantástica saga, fechando a coleção começada na semana passada. Muitos dos comentários na resenha passada foram de pessoas que nunca assistiram aos filmes ou que não conhecem direito a série. Então é essa uma boa oportunidade para conhecer um pouquinho mais! E lembrando que aquele que se acha um pouquinho nerd, sempre que passa a conhecer sobre Star Wars, acaba gostando! Espero que isso aconteça com vocês, queridos leitores!

O que diz a contracapa:

Star Wars: Livro dos Sith - Manual de treinamento do lado negro da Força, em que são apresentados os maiores mestres, o surgimento do clã, os armamentos, o vestuário, os segredos obscuros, entre outros. O livro funciona também como um almanaque. Capa dura e ilustrado.

O que eu achei:

X-Wing de LEGO feita pelo meu irmão!
Para quem não sabe, os Sith não tinham sequer sido mencionados no primeiro filme da série em 1977. Só depois que o conceito de inimigo dos Jedi foi criado, sendo concebida a idéia de que os mocinhos precisavam dos vilões para a história ter mais sabor. Então, explicando com enorme pormenor, os Sith são uma ordem de guerreiros seguidores do lado sombrio da força que se opõem completamente aos Jedi no universo de Star Wars.

Os Sith, de início, foram uma raça de humanoides e que habitavam um planeta chamado Korriban. Eles eram uma espécie primitiva e que tinha habilidades extraordinárias com a Força e que passaram a rivalizar com os mocinhos a administração da Força.

Acho que pra quem leu a resenha de semana passada e entendeu a temática do livro, já conseguir pegar que o livro em si não possui uma narrativa continua, com uma história a ser seguida. A única história que se pretende passar ao leitor é que o Darth Sidious, que é o Imperador Palpatine reuniu diversos escritos espalhados pela galáxia e na biblioteca do Conselho Jedi no planeta Coruscant sobre os Sith e os reuniu num livro, que depois chegou as mãos do Luke Skywalker quando se deu a queda do Império Galáctico.

Darth Vader: além de Sith, ícone da cultura pop

E o "Livro dos Sith", assim como "O caminho Jedi" também veio com o intuito de colocar o leitor dentro do universo Star Wars, como se fosse uma antiga relíquia do mal que caiu nas nossas mãos. Então há várias curiosidades e passagens históricas da evolução dos Sith, desde quando houve uma guerra travada entre Jedis e Siths. Como na maioria das vezes os vilões de filmes e séries não tem uma história, no caso dos Sith é diferente, há uma história e eles tem uma meta, o que torna tudo muito mais interessante.

Os opostos se atraem!

Percebam que no meio do livro, as páginas mudam, como se vários documentos esparsos tivessem sido juntados, formando um grande código de conduta dos ruins. Mais para o final do livro, até o recorte das folhas é modificado, como se uma parte tivesse sido perdida para sempre e um novo documento tivesse sido juntado ali. A idéia é exatamente a mesma da idéia do livro contado aqui na semana passada! E isso faz com que todos os fãs da série fiquem loucos! Admito que eu também fiquei!

O livro traz bastante
referência ao Código Sith, que é uma reunião de condutas que descrevem como o Sith deve agir e uma leva a outra até chegar ao fim. Eis a papagaiada linha de conduta:

Venha para o lado negro da Força!
Paz é uma mentira, só existe paixão.
Através da paixão, ganho força.
Através da força, eu ganho poder.
Através do poder, eu ganho a vitória.
Através da vitória, minhas correntes são quebradas.
A força me libertará.

O livro é recheado de ilustrações, todas muitíssimo bem feitas e bem explicadas, desde armas usadas pelos mestres do lado sombrio e também animais peçonhentos que são usados pelos Sith para alcançarem seus objetivos. Isso faz do livro ser também um chamariz para os fãs. Nesse livro dos Sith, a característica é a mesma do Caminho Jedi também no aspecto dos comentários dos personagens (nesse livro pode-se ler até os escritos da Asajj Ventress) sobre o que está escrito.

Essa é uma edição em capa dura, igual ao Caminho Jedi. E como é belíssima! A editora merece aplausos pela sua publicação!

E o Sith mais conhecido é claro, é o Darth Vader, muito embora existam outros tantos que são citados no livro também, como Darth Plagueis e outros tantos. Mas se você não conhece a história, nunca viu os filmes e não faz idéia do que está escrito aqui, vai ficar totalmente perdido e achar o livro ruim. Mas volto no assunto: fazer um livro parecido com um livro didático, explicando como se fosse uma obra acadêmica, é genial! Há poucos livros assim. Conheço apenas os três pequeninos livros escritos pela J.K. Rowling, sobre a saga Harry Potter, que são: Os contos de Beedle, o Bardo, Animais fantásticos e onde habitam e Quadribol através dos séculos. Se você conhece esses três livros,  já consegue ver que são desse mesmo jeito.

Alguém não queria que a gente lesse o que estava escrito aqui!

 E vocês? Preferem os Sith ou os Jedi?
Eu nunca escondi que prefiro os Jedi! Sou bonzinho!

Até semana que vem!

 





Dados do livro:
Nome: Livro dos Sith
Autor: Daniel Wallace
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 159

22 comentários:

  1. Lá vem o Marcos.... :)

    O que minha X-Wing está fazendo aqui? Hahaha!

    Quanto à análise, muito detalhada, completa e esclarecedora! Parabéns!

    Abração,

    Luís.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos.

    Acho que por não conhecer bem Star Wars não posso falar muito, mas se eu tivesse que escolher seria Sith. kkk' Sou boazinha, mas adoro O lado negro da força. Já assisti aos filmes e quero ler os livros, espero em breve poder ter essa chance. Adorei a resenha.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR

    ResponderExcluir
  3. Marcos, só digo uma coisa... morrendo de inveja (branca)!!!
    Capa dura, ilustrado e dos Sith??? É um sonho para os fãs de Star Wars como eu, infelizmente o momento não me permite comprar :'(
    Que a força esteja com você!

    Abraços
    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  4. Não me matem, mas eu não gosto de Star Wars, ou seja, nenhum livro do universo criado pelo autor vai me "seduzir" Mas o designer do livro é lindo, e repleto de imagens! Quem é fã vai amar!
    Beiijos

    ResponderExcluir
  5. Não li tua resenha da semana passa. Vou procura.
    Sou uma apaixonada pelo o universo Sta Wars. E pasme, pelo Star Trek também. Eu sei que muitos fãs de uma série não gosta da outra.

    Não tenho esses livros. Eu os comprei, mas tive que presentear meu afilhado-sobrinho, que, por minha influência, é outro apaixonado. Mas eu os li.

    Essas edições são lindas. Sobre a sua pergunta, eu prefiro os Jedis. Mas tenho fascinação pelos os Siths.

    Parabéns pelo texto.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ola Marcos confesso que Stars não faz muito meu gênero, mesmo com todo sucesso e muitos fãs. Mas achei bem interessante esse livro sobre a magia o lado negro. Os fãs devem adorar cada novo livro e novidades sobre a série. abraços

    Joyce​
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Oláá
    Tenho muitos amigos fãs de Star Wars e tudo mais, porém, não é o meu caso, não sou fã e nem tenho muita curiosidade.
    Mas a edição do livro está linda, aposto que os fãs adoram haha
    Ótima resenha.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    Sinceramente vc está falando grego para mim, rsrs, não gosto de Star Wars, até tentei assistir uma vez mas não consegui...
    Mas as ilustrações são legais.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  9. Nossa que pergunta hein... não sou uma conhecedora ahhhhhhhhhhhh de Star Wars ou ficção científica... mas... entre os dois eu fico com os Jedi... sabe como é né kkk :3
    Adorei o seu post... conhecimento nunca é demais ne?

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adoro suas dicas e essa resenha ficou o máximo!
    Qdo mais nova eu amava atar, porém com o passar dos anos fui meio que reciclando e não achando mais tanta graça,
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Tá, você vai me achar muito estranha se eu disser que não manjo porra nenhuma de Star Wars? hahahaaha Eu até tentei ver o primeiro filme uma vez, mas não curti muito na época. Claro que reconheço ícones como o Darth Vader, porque afinal de contas ele está em tooooodos os lugares, mas da história mesmo não conheço nada, então boiei. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Marcos!
    Estou aqui com todos os filmes (para assistir na ordem correta, claro) me esperando para depois das provas. Sinto-me horrível por nunca tê-los assistido. E agora com essas publicações de O Livro dos Sith e O Caminho Jedi, fiquei mais curiosa ainda. "A força me liberta"... Da até um arrepio!
    Amei sua resenha e que inveja da habilidade de seu irmão no Lego!
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando ❤

    ResponderExcluir
  13. Ei Marcos!
    Definitivamente não curto Star Wars, quer dizar, acho q não curto pq nunca vi, kkk nunca me surgiu interesse!
    Mas o livro parece ser bem bonito, bem diagramado!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  14. Momento que eu fico boiando :/ kkk
    Sim, ainda não vi nenhum filme de Star wars, sorry kk
    Mas os livros parecem estar divosos, adorei as imagens.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  15. Eu vi os filmes, mas nunca comprei nada relacionado à franquia.
    Embora eu adoraria ter algo do Darth em minha estante.
    Edição super requintada hein? Capa dura, ilustrado... Gostei.

    Café com Letras

    ResponderExcluir
  16. Ah, eu queria tanto ver star wars!!! Até a canequinha do Stroomper eu quero hue
    E que livro lindo, vou aguardar para ver os filmes, aí sim eu leia! Que edição hein, uma pena você ter escondido algumas coisinhas ali hein? Adorei essa citação do código rs

    ResponderExcluir
  17. Oi Marcos, tudo bom?
    Nunca assisti ou li nada sobre Star Wars. Eu sempre tive curiosidade, mas nada que me fizesse investir neles. Adorei a diagramação do livro.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Um amigo meu que ama SW ficou louco quando viu esses livros. Parrou horas e horas falando deles para mim, por mais que eu não entenda nada e não seja fã. Deu para perceber que quem ama Star Wars, pirou. Eu achei as edições muito bonitas, mas não é a minha praia.

    ResponderExcluir
  19. Oi Marcos,
    dá pra sentir mesmo seu amor pro Star Wars em seus posts sobre a série. Eu não sabei a origem dos Siths, achei legal saber mais sobre isso. O livro pareceu ser realmente muito bem trabalhado, simulando um compilado de documentos.
    Gosto da série, mas não sei se leria. Mas fazendo um breve comentário sobre os Siths: Darth Vader é foda!!!! kkkkkkkkkkkkkkkk
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Marcos, quando começa a falar de Star Wars me sinto em outro planeta, isso porque conheço muito pouco da história. Acho que só sei o basicão... Em relação a escolha, nem tenho ideia, apesar de conhecer Jedi um tiquinho melhor.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  21. Oie
    Eu sou totalmente um fracasso em se tratando de Star Wars, não entendo nada rsrs
    Minha mãe é fã, então ela provavelmente é JEDI
    N conhecia esse Sith, mas fiquei curiosa por esse livro. Tvz eu dê pra minha mãe d epresente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Eu não sou chegada a nada de de Star Wars , mas confesso que essa edição esta linda, a foto ficou muito boa, creio que só assisti a um dos filmes, e ainda era criança, ou seja, faz muito tempo mesmo.

    ResponderExcluir

Amigos leitores, sintam-se a vontade para comentar o post. Peço que, por favor, ao tecerem os comentários, não utilizem palavras e expressões que possam ofender os demais. Obrigada.