terça-feira, 28 de outubro de 2014

O Hobbit

Olá leitores do Cantinho!

Tudo bem com vocês?

Já começo perguntando: vocês gostam de livros de fantasia? Eu gosto! Então por isso eu trouxe para vocês um dos livros desse gênero mais aclamados de toda a literatura, que é O Hobbit, do famoso J.R.R. Tolkien.

Leio de tudo, mas admito que evito os livros mais pesados. Sem contar que livros de fantasia particularmente me agradam. 

Nunca tinha lido nada relacionado a série do Senhor dos Anéis e depois de ler O Hobbit eu entendi porque tanta gente elogia e vira fã incondicional.

O que diz a sinopse:

Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e Gandalf que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfretando trolls, orcs, wargs, elfos para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, o dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda Terra-Média.
*Retirado do perfil do livro no Skoob.

 O que eu achei:

O autor é realmente um gênio da fantasia. Digo isso porque a narrativa consegue prender o leitor desde as primeiras páginas. E a leitura é de fácil assimilação.

Eu me pergunto: como eu demorei pra descobrir essa história tão bem elaborada!

Peguei o exemplar que eu li da estante da Mari, essa blogueira mais linda de todo o mundo. Comecei a ler esse livro do J. R. R. Tolkien para me livrar de um preconceito: o preconceito de nunca ter lido nada do Senhor dos Anéis e mesmo assim achar a história desinteressante. Iniciei a leitura esperando o pior. Mas me surpreendi logo de cara e me tornei mais um apaixonado por essa série.

E de tão interessante, fiquei com vontade de ler todos os outros livros da saga Senhor do Anéis e estou a fazer isso. Terminarei a saga toda ainda em 2014.

Começa a história na casa de Bilbo Bolseiro, um hobbit que vive tranqüilo em sua casa, quando recebe a visita inesperada de um mago chamado Galdalf, que em sua companhia vem com outros 13 anões, de nomes bastante exóticos.

O mago vem solicitar os préstimos do hobbit Bilbo, pois Gandalf avisa aos anões que Bilbo é um "excelente ladrão" e pode ajudar os anões na grande empreitada. É que os anões precisam atravessar um longo caminho até chegar nas montanhas onde vive o dragão Smaug, que guarda um tesouro quase infinito, tesouro que pertence as gerações antigas dos anões.

Agindo como um nobre e metódico, Bilbo não nega o convite e embarca na aventura com os anões e o intrometido mago. E nessa aventura, eles se envolvem em diversas situações perigosas, com as mais diferentes criaturas como orcs, aranhas gigantes, lobos selvagens, elfos e dragões. Mas o hobbit Bilbo não nutre esse espírito aventureiro e frequentemente salva a si mesmo e os anões com uma grande dose de sorte, o que soa bem engraçado. Isso porque o pequenino hobbit não se avalia como um herói ou do tipo valentão em nenhum momento do livro.
Uma boa ajuda para o leitor se localizar na caminhada dos anões e o hobbit são os mapas que vem junto do livro e que estão nas páginas antes de começar a história. 

Percebam a grandiosidade do livro, pois o autor criou não só a história com personagens variados, mas também criou um universo inteiro, detalhado, com mapas, nomes, regiões. Dentro desse assunto, os nomes também são fantásticos, bastante originais. Integrando a história com os mapas, conseguimos fazer o trajeto direitinho da comitiva de Bilbo e os anões. Isso deixa a história, além de criativa, dinâmica.
 
Além dos mapas, em algumas poucas páginas há ilustrações sobre a passagem que se está lendo. Um fato bastante interessante é que há versos por todo o livro. Poemas cantados pelos personagens, que auxiliam a compreender a história. E todos eles, ainda traduzidos pelo português conseguem ter rima e manter o conteúdo do que está sendo dito.

Estou lendo atualmente a saga do Senhor dos Anéis. Mas incrivelmente, achei esse prólogo sobre a história de Bilbo muito mais interessante do que a própria Sociedade do Anel, livro I da trilogia.  Esse prendeu-me mais.

Com uma história tão rica como essa, meus caros amigos, seria difícil se Hollywood não se interessasse por ela. Assim como a trilogia do Senhor dos Anéis ganhou adaptação cinematográfica, O Hobbit também virou uma séries de 3 filmes, que retratam a narrativa. 

Apenas dois fatos não me agradaram: o mago Gandalf não tem grande destaque na história. Bilbo é o personagem central, mas o mago poderia ter maior relevo do que teve ao acompanhar Bilbo e os anões na caminhada.Mas ele só aparece nas horas em que é preciso salvar a pele de alguém da comitiva dos anões. 

O segundo fato foi a batalha. Muito mal aproveitada a estadia dos anões na montanha do dragão e parece que o autor fez às pressas, terminando logo. O leitor merecia muito mais dessa parte, que poderia render muito mais. Mesmo com esses dois reveses, recomendo o livro.

E vocês, leitores do Cantinho? Já conhecem a jornada de Bilbo Bolseiro e os treze anões?

Até a próxima!






Dados do livro

Nome: O Hobbit
Autor: John Ronald Reuel Tolkien
Tradutores: Lenita Maria Rímoli Esteves e Almiro Pisetta
Editora: Martins Fontes
Páginas: 297
(Post válido para o Top Comentarista do mês de Outubro)

13 comentários:

  1. Como voce eu adoro livros de fantasia, sem duvidas e uns dos melhores
    genero. Na minha opinião! Este genero mostra que vc e capaz de criar qualquer
    coisa, ate seu proprio mundo hahaha! Meu amigos tambem acha que mago Gandalf
    poderia recebe mais destaque. Ainda não li este livro, mas fiquei curiosa a pois ler sua resenha Marcos. Mas pra ser sincera, ainda nem li Senhor dos Anéis . Esta passando sempre na TV mais não vejo passar o primeiro filme. Mas ainda estou com certa duvida ser leio primeiro o livro, ou assisto o film!

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos e Mari..
    vou tentar seguir seu exemplo e ler o Hobbit, talvez eu goste, porque eu sinceramente tentei ler o senhor dos anéis, mais acabei lendo só o primeiro, e desisti achei a história cansativa sei lá, talvez o hobbit me agrade mais, pois eu gosto muito dos filmes e quando eu gosto do filme eu amo os livros que são mais ricos em detalhes, quem sabe eu mude de opinião ...rs bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcos e Mari..
    vou tentar seguir seu exemplo e ler o Hobbit, talvez eu goste, porque eu sinceramente tentei ler o senhor dos anéis, mais acabei lendo só o primeiro, e desisti achei a história cansativa sei lá, talvez o hobbit me agrade mais, pois eu gosto muito dos filmes e quando eu gosto do filme eu amo os livros que são mais ricos em detalhes, quem sabe eu mude de opinião ...rs bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi tambem amo livros de fantasia e tambem sofro preconceito por nunca ter lido nada do Senhor dos Anéis. Nao sabia muita coisa sobre eles mas confesso que depois desse post me interessei bastante e coloquei os mesmo na minha lista!!

    eba-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos! Eu ja li O Hobbit mas diferente de você eu demorei um pouco pra gostar do livro, a história não me pegou logo nas primeiras páginas não, achei até meio monótono. Mas depois que eu peguei o jeito meu Deus, descobri com o Tolkien é fantástico. O mundo que ele criou, com todos os detalhes, língua própria, diversos personagens... O cara é simplesmente brilhante! Depois de ler O Hobbit eu tentei começar A Sociedade do anel mas não consegui, parei nas primeiras páginas de tão chato que tava. É MUITO detalhado, nessa parte eu gostei mais da história do Bilbo. Pretendo terminar de ler um dia, claro. E o filme, apesar de ter uns personagens a mais que o livro, ficou ótimo.

    ResponderExcluir
  6. Confesso que apesar de ser uma saga tão falada,eu não tenho a mínima vontade de ler nada relacionado a ela, mas adorei a sua resenha, que bom que você tenha gostado do livro.

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente eu queria dizer que eu assistir os dois filmes e adorei imagina os livros e se você gostou eu com certeza vou adorar!!
    bjão!!
    http://mergulhado-em-historias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Me identifiquei muito com você (antes de você ler o livro), não li nada sobre O senhor dos anéis, nem os filmes eu vi, acho tudo um saco. Mas todo mundo fala tanto e tals, e agora veio você que tinha os mesmos "sintomas" do que eu e que adorou a estória. Não sei o que eu faço, rs.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Fiquei completamente com vontade de ler O Hobbit! Já coloquei na lista de Novembro!

    ResponderExcluir
  11. Eu p r e c i s o ler esse livro logo! Estou há muito tempo querendo ler, mas nunca começo. Parece ser muuuito bom.
    www.mundosdepapel.com

    ResponderExcluir
  12. Sempre ouvia falar desse livro, mas nunca me interessei muito!
    Agora que entendi um pouco mais, me interessei!
    Adorei sua resenha!
    Beeeeijo
    BC C http://pretobrilhante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu também sofro com esse "preconceito" de nunca ter lido/visto qualquer coisa relacionada à Senhor dos Anéis e ainda assim não me interessar pela história... Mas no meu caso isso ocorre por conta do meu gosto literário quase não envolver livros de fantasia, pois são poucos os que conseguem me interessar... Lendo a sua resenha pude ver que o livro parece ser bom, mas realmente não tem nada a ver com o que eu costumo e gosto de ler...
    Kisses =*

    ResponderExcluir

Amigos leitores, sintam-se a vontade para comentar o post. Peço que, por favor, ao tecerem os comentários, não utilizem palavras e expressões que possam ofender os demais. Obrigada.