terça-feira, 23 de setembro de 2014

Os dois lados da história

Oi gente, tudo bem?
Que saudade! Essa semana fiquei um pouco ausente do blog porque fiz uma prova super importante e não pude dedicar um tempo maior aos livros, mas hoje estou de volta!
Semana passada recebi o livro Os dois lados da história, da autora Laura Spindola, através do booktour. Preciso dizer que a autora foi uma fofa e mandou mimos junto com o livro. Cada participante tinha um envelope com seu nome com marcadores e bottom, adorei.
Vamos conhecer a história!!
O que diz a contracapa:
Os Dois Lados da História"O que você faria se estivesse prestes a entrar numa imensa montanha-russa, onde teria que despencar de lá de cima, tendo que enfrentar seu verdadeiro horror a essa aventura radical? Você deixaria que os outros soubessem de seu pavor ou enfrentaria calado seus piores pesadelos?
Foi essa dúvida que atormentou Alex desde a hora em que ele entrou no parque. Havia muita coisa em jogo. Não tanto a vergonha perante os seus amigos, mas, principalmente, perante uma certa garota...

Esta história narra um encontro de um grupo de amigos e suas idas e vindas no último ano letivo do Ensino Fundamental, onde amizades se formam, se fortalecem e romance paira no ar. A história é narrada pelos dois personagens principais: os adolescentes Alex e Camila. Cada evento da história é contado sob o ponto de vista de um deles. Conforme a história vai se desenvolvendo, nós viajamos por várias situações emocionantes, divertidas e engraçadas, fazendo deste livro diversão garantida."
 
 
 
 
O que eu achei:
Em Os dois lados da história acompanhamos o último semestre do Ensino Fundamental de Camila, Alex e seus amigos.
 
 
Alex completa 15 anos dias antes da volta às aulas. No dia da comemoração seus dois melhores amigos passam a noite na sua casa para curtirem o novo videogame e conversarem sobre os planos para o novo ano. Alex acaba aceitando participar de uma aposta: Deverá beijar uma menina até o final do ano, ou terá que passar uma noite inteira sozinho em uma casa abandonada da cidade.
 
No retorno às aulas Alex descobre que, por fechar o semestre anterior com excelentes notas, foi transferido para a turma A, uma sala que ele não conhecia ninguém e mais, acahava que todos os alunos eram metidos a inteligentes.
 
Logo no primeiro dia, durante um trabalho em dupla, Alex conhece Camila, uma menina doce, estudiosa e com um excelente gosto musical :), que se ofereceu para fazer dupla com um dos novos alunos e acabou se envolvendo na segunda aposta do ano: iria provar que era mais inteligente que os alunos da turma A, quem tirasse um 10 na prova de história provaria ser o melhor, Camila que sempre esteve na turma A ou Alex que acabou de chegar.
 
Com essa nova aposta Alex e Camila ficam cada vez mais próximos e uma grande amizade nasce entre eles.
 
 
O que me conquistou nesse livro foi a simplicidade. Me senti transportada para a época de colégio, as amizades, as preocupações com as notas (isso não mudou muito...rss), os passeios em turma, as festas, as músicas (ahhh, como eu ouvia Legião Urbana naquela época!!) e uma pitada de Star Wars (isso nosso colunista que ia gostar também!!). Me envolvi com os personagens e acreditei neles.
 
Não sei se acontece com vocês, mas muitas vezes lemos um livro em que a história até que é boa, mas os personagens não convencem. Não sei explicar, parece que você não se envolve completamente com suas vidas e com o que eles têm para contar e acaba sendo uma leitura superficial, você não aproveita 100% do que o livro tem a oferecer. Comigo é assim.
 
Em Os dois lados da história temos um enredo simples, de dois amigos prestes a encerrar um ciclo de suas vidas com o fim do Ensino Médio. Os receios de ir para uma nova escola, a saudade antecipada dos amigos que estudaram com você durante toda a sua vida até ali, mas que no próximo ano estarão em outro colégio, as novas amizades que surgem ou que fortalecem ao longo no ano.
 
Acho que foi essa realidade que fez com que eu me encantasse com o livro. Todos nós temos recordações do Ensino Fundamental e sei que muitos leitores estão vivendo esse momento agora. É impossível não se indentificar, pelo menos um pouquinho, com um dos personagens.
 
O grupo de amigos que se formou ao longo do livro me fez sentir uma saudade muito grande dos meus amigos. Eu já estou longe do ensino fundamental há muito tempo e tenho orgulho de dizer que as minhas melhores amigas daquela época permancecem na minha vida até hoje. Moramos em cidades diferentes (cada uma em uma cidade...depois que a gente cresce dizer adeus aos amigos é cada vez mais recorrente), mas é apenas um adeus físico, pois nos falamos todos os dias e temos datas especiais em que nos encontramos.
 
A história me transportou, me encantou, me conquistou justamente por ser uma história da vida real e eu adorei acompanhar o último semestre de Camila, Alex e seus amigos na escola. É uma história doce, divertida e gostosa de ler.


 
No final, saberemos se Alex perdeu, ganhou ou não se importou mais com a aposta que fez com os amigos!
 
 
Preparem-se para sentir saudade!
 
Espero que gostem!



Com carinho,




Dados do livro:

Nome: Os dois lados da história
Autora: Laura Spindola
Editora: Cop Gráfica e Editora
Páginas:340











14 comentários:

  1. Oi Mari, é muito bom você se sentir dentro do livro ainda mais em uma época de colégio, coisa que pra mim pelo menos faz muita falta, eu particularmente morro de saudades da escola...rs
    bjus..

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari...
    Ah, não. Eu quero saber o final dessa história. Podia rolar um spoilerzinho só pra mim né? Não gosto mt, mas essa história ta pedindo... Eu estou nessa fase e minhas amigas e eu estávamos justamente, nessa semana, nos sentindo nostálgicas... O ano já está acabando e muitas já vão indo embora... É mt triste, mas espero nunca romper essa ligação. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mari!
    Parece ser um livro com um enredo simples,mas cativante.
    Muito bom ele conseguir nos transportar para a época de escola, deve bater uma saudade, rs.
    Adorei a resenha.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  4. OI Mari!! Tri bacana esta proposta do booktour, pois sempre temos a oportunidade de conhecer livros interessantes e este realmente não conhecia e me encantei com sua historia, numa época tão gostosa da vida. Uma historia simples, mas ainda sim, me interessou bastante.
    Beijos, ótima resenha!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari, tudo bom?
    Nossa, esse período escolar me trazem ótimas recordações e eu adoraria ler um livro que falasse dessa época gostosa da adolescência. Época onde a semana de prova era um pesadelo...rs.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha, Mari!
    Espero lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  7. Ei, Mari, tudo bem?

    Quantos mimos vieram com o livro, hein? Gostei da premissa da história, parece ser bem interessante. Adoro livros que se passam no periodo escolar. Me lembram essa minha fase =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Como foi na prova Mari?
    O livro parece ser muito fofo, lendo a resenha comecei a sentir muita saudade dos meus amigos do ensino fundamental :/ Com alguns eu falo até hoje, mas é inevitavel perder contato. Com os meus amigos do ensino médio que eu terminei ano passado eu já não tenho tanto contato assim, imagina os da 8° série! Fiquei bem curiosa com o livro, acho que eu ia gostar bastante.

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari

    Não conhecia o livro e só de ler sua resenha já bateu saudade da época da escola rsrs imagine lendo o livro ,também tenho duas amigas dessa época que sempre tentamos nos falar com mais frenquencia.

    Beijos.

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, não conhecia o livro, mas lendo a resenha deu para perceber que deve ser muito gostoso de ler, como não sentir saudades da época de escola, dos amigos.

    ResponderExcluir
  11. Me deu curiosidade o livro, estava procurando algo simples assim, precisando de uma leitura mais calma.. Vou procurar amanhã mesmo nas livrarias por aqui, parabéns pela resenha *-*

    Beijão!
    BC http://nayaraoferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Que livro fofo!! *-*
    Comecei a ler a sinopse achando que seria apenas mais um livro de literatura juvenil e que não iria me interessar... Grande erro o meu... Com o término da resenha posso garantir que já fiquei encantada com a história! Já prevejo a nostalgia que terei ao ler essa história... Amei amei amei!
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  13. Oi, Mari
    Eu amo livro com histórias leves e que retratam períodos de escola, livros que contam os dilemas e situações de adolescentes (primeiro amor, descobertas, típicas brigas com os pais, etc.).

    PS: que lindo quando disse "ahhh, como eu ouvia Legião Urbana naquela época!!".

    Bjs
    hollywoodemcasa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu estou no último ano do ensino fundamental e sei do que vc ta falando hahahaha, adoraria ler esse livro e saber como eles lidam com isso .

    ResponderExcluir

Amigos leitores, sintam-se a vontade para comentar o post. Peço que, por favor, ao tecerem os comentários, não utilizem palavras e expressões que possam ofender os demais. Obrigada.