sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Bate-papo com Carla Pachêco

Olá leitores, como estão?
 
Não sei se vocês repararam, mas a nossa coluna de parceiros aumentou essa semana! Sim, temos três novos autores parceiros e vocês vão conhecer melhor cada um deles.
 
Hoje é o dia de bater um papo com a Carla Pachêco, autora de Perfume de Hotel: Nova York! Confesso que estava super ansiosa para ler seu livro porque se tem um lugar que eu amei conhecer este lugar é NYC!
 
Amanhã é dia de resenha de Perfume de Hotel, mas antes, que tal conversar um pouquinho com a autora?
 
 
 
 
 
 
 
Mari: Quando e como você descobriu que gostaria de ser escritora?
Carla: Comecei a ler com 5 anos de idade e sempre tive uma íntima relação com o lápis e o papel. Sou médica, a medicina sempre foi o meu foco, mas digo no meu livro que “a proximidade dos meus 40 anos, a saída dos ‘inta’ e a entrada em definitivo nos ‘enta’, a briga como meus hormônios, e um outro olhar sobre as minhas expectativas e projeções futuras, estavam mexendo demais comigo, despertando-me a urgência por fazer as outras coisas que também me dão prazer e que simplesmente ficaram em suspenso”. Completei 40 anos em março desse ano, o mesmo mês que meu livro foi lançado. Esse foi o presente que me dei de aniversário. Digo no início do meu livro que “limitações são fronteiras criadas apenas pela nossa mente” e eu acredito piamente nisso.  
 
 
Mari: Você também é médica, como faz para conciliar as duas profissões?
 
Carla: Está muito longe de ser uma tarefa fácil.
Não tenho uma rotina certinha para escrever. Escrevo em meio a tudo. Atuo na medicina tanto na área da assistência à saúde quanto na área da gestão. Sou casada, tenho dois filhos (uma menina de 13 anos e menino de 9 anos), uma casa para administrar, enfim, sou muitas as tarefas, mas vou tentando conciliar tudo da melhor forma. Para minha sorte, não preciso me isolar para conseguir escrever – isso seria realmente o caos para mim -, então, vou driblando o tempo.
 
Mari: Qual é o seu livro de cabeceira?
 
Carla: Hoje são muitos (rsrsrs). Estou sempre cercada de alguns deles agora.  Escrevo crônicas semanalmente desde dezembro do ano passado - são publicadas todas as sextas-feiras pela manhã no blog Relíquias no espaço “Crônicas por Carla Pachêco”, no site e na fanpage de Perfume De Hotel -, então, estou sempre lendo, buscando em outros textos uma fonte de inspiração, algo que venha somar as minhas ideias. Bem, nesse momento, os livros que estão na minha cabeceira são: É duro ser cabra na Etiópia (Maitê Proença), Paris é uma Festa (Ernest Hemingway), Clarice na Cabeceira (Clarice Lispector), Minha Cozinha em Berlim (Luisa Weiss).
 
Mari: Quais são suas inspirações literárias?
Carla: Com relação à criação de Perfume De Hotel, especificamente, minhas inspirações foram a Martha Medeiros (Um Lugar na Janela – Relatos de Viagem) e Elizabeth Gilbert (Comer, Rezar, Amar).
 
Mari: Como surgiu a ideia de escrever Perfume de Hotel?
Carla: Viajei para Curitiba no final de novembro de 2012 e uma reportagem na revista TAM nas Nuvens chamou minha atenção para o livro da escritora Martha Medeiros, “Um Lugar na Janela – Relatos de Viagem”, recém-lançado. Tratei logo de compra-lo e devorei cada página dele ainda em Curitiba. Já estava com uma viagem marcada para NYC para janeiro de 2013 e, ao terminar o livro, decidi que iria fazer dessa viagem um novo começo. Amo viajar e escrever, então, por que não me entregar a essas duas paixões? Foi assim que nasceu Perfume De Hotel-Nova Iorque.
 
Mari:   Por que você escolheu a cidade de Nova York para o seu primeiro livro?
Carla: Na verdade, aconteceu!  Mas, se tivesse realmente premeditado, desenhado esse caminho, escolheria NYC para ser o meu primeiro perfume. Por quê? Porque sou completamente apaixonada por essa cidade.
 
Mari: Quais são os seus planos para o final de 2014 e 2015?
Carla: Ainda esse ano lanço o segundo perfume dessa série de livros; estou participando da “Antologia dos Escritores da Língua Portuguesa 1”, que será lançada agora em setembro na Feira Literária de Gotemburgo, na Suécia; mas meus sonhos, projetos, minha listinha de desejos, vão muito além, então, vem mais coisas esse ano ainda. Para 2015, o que posso adiantar por hora, é que vou lançar a primeira coletânea das minhas crônicas.
 
Mari: Em quais redes sociais seus leitores podem te achar?
Carla: Facebook e Instagram.
Perfume De Hotel está no Facebook, Instagram, Twitter, além do site. Mas por hora, o que realmente estou conseguindo alimentar diariamente, o que tem tudo que está rolando, é o Facebook. O site também está bacana e funcionando, mas aguardem mudanças (estamos dando uma nova roupagem e atualizando as informações). Os links:
Ah! Está no Skoob. Deixa seu comentário lá! http://www.skoob.com.br/livro/358321/
 
Mari: Qual conselho você daria para aqueles que também têm vontade de escrever um livro? 
Carla: “Sonhos definitivamente não são feitos apenas para sonhar, mas para realizar” - Perfume De Hotel

Carla, seja bem-vinda ao blog! Desejamos a você todo o sucesso!!

Leitores, amanhã tem resenha de Perfume de Hotel: Nova Iorque!

Com carinho,











27 comentários:

  1. Não conhecia a autora, mas adorei a dica. O livro parece ser bem legal mesmo! Mas aposto que ela tem o vira-tempo da Hermione para poder trabalhar, cuidar da casa, das crianças e ainda escrever! :P
    Beijos
    Isadora

    www.novoromance.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isadora!
      Não tenho, mas bem que gostaria, rsrsrsrs
      Driblar o tempo não é nada fácil... acho que vou pedir emprestado.
      Espero que você aproveite a dica e PERFUME-SE!
      Bjo

      Excluir
  2. Nossa Mari que entrevista fofa, a Carla com certeza mexeu comigo, encarar a medicina e as escritas, tem que ser muito corajosa e realmente correr atras dos seus sonhos. Como a vida é, você compra um livro e de repente PUF! Você começa a escrever o seu, desejo muita sorte para a Carla e para você também Mari.
    Adorei a entrevista, ansiosa pela resenha.
    Bjs*-*
    Poliana Araújo
    TerritoriodasGarotas
    twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Poliana!
      Obrigada!!
      Já tem resenha e muitos comentários na área 😉
      Espero que curta e sinta esse perfume.
      Bjo

      Excluir
  3. Oiee

    Adorei a entrevista espero sua resenha em breve fiquei muito curiosa com o livro e desejo imenso sucesso a autora.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaaadaaa Andressa!!
      Senti logo esse perfume, rsrsrs.
      Bjos

      Excluir
  4. Ai que delícia. Se desdobrar entre uma profissão e outra, viajar e publicar um livro sobre uma cidade maravilhosa! Carla está de parabéns. Quem sabe um dia eu consiga alcançar todos os meus sonhos com o pouco tempo que nós temos na vida, afinal eles são para se realizar! Bjs Mari. Amei a entrevista!

    folheandominhavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bela!
      Não duvide disso!
      Comece a fazer sua listinha de desejos, corra atras de cada um deles para realizar e vai ver o quanto é bom ir apontando cada uma de suas conquistas.
      Bjo

      Excluir
  5. que fofa essa Carla, conciliar tudo concerteza não é facil....Desejo todo sucesso à ela, pois sonho em fazer medicina e quero muito publicar um livro... Bjus..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee!!
      Acredite e corra atras dos seus sonhos!
      Faça acontecer!
      Já estou na torcida por você.
      Bjo

      Excluir
  6. Oi Mari, tudo bom?
    Sou parceira da Carla e acho que o livro dela inspira sonhos. Quem nunca sonhou em conhecer outro país? O que acho bacana também é que ela é médica: uma profissão bem distante da literatura. Fiquei muito feliz em saber mais sobre novos projetos e desejo muito sucesso para ela.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!
      Pois é, vem mais perfume e muito mais coisas por aí.
      Vamos agitar lá no blog. Que tal!!
      Bjo

      Excluir
  7. Oi, Mari. Como vocês está?

    Eu amo histórias que se passam em cidades nunca antes conhecidas por mim, mas que de fato me despertam curiosidade. Vale ressaltar que a capa do livro está belíssima. Não conhecia a autora, mas já já estou indo conferir suas crônicas (como eu amo crônicas!).

    bjs.
    http://hollywoodemcasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!!
      Quero saber o que achou das crônicas então Pedro!
      Ah! Eu aaaaamo essa capa.
      Então... me conta!!

      Excluir
  8. não conhecia a autora, adorei a entrevista,
    super simpática...
    pretendo ler em breve...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nathalia!
      Que bom!!!
      Me diz que achou desse perfume quando ler, tá!
      Bjo

      Excluir
  9. Oi Mari!
    Não conhecia a autora e o livro ainda mas adorei a entrevista. A Carla tem cara de ser aquelas mulheres mil e uma utilidades, fazem tudo ao mesmo tempo rs Muito simpática também. Gostaria muito de conhecer mais um pouco o livro.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nathalia!
      Mulher bombril, mil e uma utilidades, rsrsrs
      Espero que queira provar desse perfume e que ele te faça sonhar, viajar...
      Bjo

      Excluir
  10. Não conhecia a autora, mas adorei poder saber um pouquinho dela. Fiquei admirada em ver como ela consegue conciliar a medicina com a escrita. Está de parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o segredo é gostar muito do que se faz e querer muito realizar.
      Vou torcer então pra que sinta e se apaixone por esse perfume.
      Bjo

      Excluir
  11. Olá Mari e Carla!!
    Este livro já havia sido resenhado em outro blog e tinha ficado super interessada, e depois de conferir esta entrevista, com certeza vou incluir este livro a lista de desejados. Achei a autora super querida e com certeza vem mais coisa boa por ai!Desejo muito sucesso e parabéns pela entrevista, achei super motivadora as respostas da autora!!
    Beijos♥

    ResponderExcluir
  12. Olá Mari e também Carla!!
    Nunca tinha ouvido falar da Carla, e muito menos do livro - infelizmente! :( Mas, eu amei a entrevista. Uau, a Carla é médica!! Admirável conseguir conciliar tudo rs. Me interessei pelo livro, e achei a capa fantástica. Gostei ainda mais dela ter citado a Elizabeth Gilbert, autora de Comer, Rezar, Amar!! O livro bom!! ♥♥

    Beijos, Vi.
    Blog Minha Velha Estante

    ResponderExcluir
  13. “Sonhos definitivamente não são feitos apenas para sonhar, mas para realizar” — adorei essa frase! E todas as outras que a Carla mencionou também... pensando seriamente em comprar esse livro ;D
    A propósito, lindos olhos Carla!

    Beijos!
    Blog Tea Desk

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela parceria!! Já tinha ouvido falar do livro, mas ainda não conhecia a autora... E achei ela um amor! Pelo que pude ler é super simpática!! Não conheço ainda NY, mas assim que possivel conhecerei, e ler uma história que se passa lá deve ser muito bom... Amei a frase final!! É perfeita
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  15. Nossa, muito interessante isso! Amei.

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Adorei esse bate-papo com a autora.
    Ela aparente ser bastante simpática e carismática.
    O livro possui uma boa premissa. Ainda mais por se passar num lugar tão amado ♥
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  17. Apesar de eu não ter interesse no livro, gostei de conhecer a autora!

    ResponderExcluir

Amigos leitores, sintam-se a vontade para comentar o post. Peço que, por favor, ao tecerem os comentários, não utilizem palavras e expressões que possam ofender os demais. Obrigada.