segunda-feira, 14 de julho de 2014

Vamos mudar de assunto? - Capas

Oi amigos, tudo bem?

Não sei vocês, mas eu adoro capas de livros. Sim, muitas vezes comprei livros pela capa e já me arrependi, como também me surpreendi.

Quando eu não sei absolutamente nada sobre a história, a primeira coisa que me chama a atenção em um livro é a capa. Se eu gosto da capa, vou para o título e depois para a sinopse e se os três me agradam, pronto, o livro foi para a wishlist ou para o carrinho de compras.

Claro que essa regra não se aplica aos livros que me ganham com as resenhas lidas nos blogs amigos. Nesse caso, gostei da história e é o suficiente para colocá-lo na minha lista de desejados. Estou falando daquele livro que você se depara em uma visita despretensiosa à livraria. Se ele está ali, a capa é linda e o conjunto título + sinopse me agrada, ele me conquista.

Sei que essa não é a melhor forma de escolher nossas próximas leituras. A capa, muitas vezes, não nos diz nada a respeito da história. Outras, a capa é linda e a história deixa a desejar e o contrário também acontece.

Mas, polêmicas à parte, a verdade é que eu sou apaixonada por capas.

Ultimamente venho procurando livros em outro idioma para me ajudar a exercitar a leitura, então as capas estrangeiras acabam me chamando a atenção nas prateleiras das livrarias. Algumas são iguais a das publicações aqui no Brasil e outras mudam completamente.


Na Saraiva eu achei uma variedade muito grande de livros em outros idiomas. Algumas capas me chamaram a atenção. 


Cecelia Ahern e Marian Keyes são duas escritoras irlandesas que eu admiro muito. Adoro os livros das duas, então, sou um pouco suspeita ao falar que as capas dos livros delas me chamaram a atenção na estante de estrangeiros. Mas não posso negar, é verdade.





O livro Thanks for the memories, da Cecelia Ahern eu ainda não comprei, mas achei a capa uma graça! Saí da livraria com vontade de voltar e ainda volto para comprá-lo. A capa não é linda?










Last chance saloon é um livro da Marian Keyes que eu já li na edição em português e adorei. Acho a nossa edição mais bonita do que a que eu encontrei na estante da Saraiva, O que vocês acham?







Na Livraria da Travessa eu me apaixonei pelas edições em capa dura dos livros da Jane Austen. Achei a capa tão fofa que pretendo fazer toda coleção (bem aos poucos...rsss).





Na Livraria Cultura eu também achei ótimas opções de livros em outros idiomas, mas não pude deixar de tirar uma foto de A Culpa é das Estrelas em inglês, com a capa do filme!






Ganhei de uma amiga o livro The School of Essential Ingredients. Tenho aqui a versão em português também e pude ver que as capas são bem diferentes. Achei a versão nacional mais alegre, mas não nego o charme da edição estrangeira.



Agora eu quero muito saber de vocês. A capa de um livro é a primeira coisa que vocês olham ou ela não influencia na escolha das leituras? Me contem!

Ótima semana a todos!

Com carinho,




21 comentários:

  1. Sim, eu amo capas! Sou uma pessoa que presta muita atenção no lado estético das coisas. Mas nunca comprei um livro somente pela capa, e sim pela capa, sinopse e etc. Na verdade, só fiz me interessar pelo livro mesmo, já que nunca consigo comprar (a maioria das minhas leituras é de livros emprestados ou de parceria, rs). E a Livraria Cultura é um mar de capas bonitas!

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A maioria dos livros que eu compro por impulso é por causa da capa. O último livro que li (O lado mais sombrio) eu nem li a sinopse na hora de comprar. Foi só capa e título. Muitas vezes eu me surpreendo de um jeito ruim. Por exemplo, eu amo as capas de Crepúsculo (principalmente a edição de capa branca) e as da trilogia Cinquenta Tons e nenhum dos dois me agrada. Capas são um charme a parte ;)
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A capa é um fator decisivo pra mim na hora de escolher um livro. Uma das edições que eu mais gosto são as da Jane Austen em inglês. Quero completar a coleção, mas nem sempre encontro os exemplares.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari!!! Capas são realmente muito importantes, tanto que as editaras constantemente relançam novas edições com novas capas na tentativa de chamar o público a tê-las... o duro é qndo você já tem o livro, aí relançam uma capa mais bonita e você simplesmente tem necessidade dessa nova edição!! hahahaha

    Beijinhos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  5. Realmente, as capas são extremamente necessárias para a compra, elas tem que ser bonitas. Algumas são feias e a história é perfeita, outras são bonitas e história terrível. Eu também faço isso, mas sempre leio a sinopse. Bom, não sei inglês, mas quando souber, praticarei dessa forma.

    Ah! Que linda as edições da Jane no exterior. Adoro livros em capa dura. Eu realmente acho que as edições de fora são mais bem trabalhadas e mais bonitas. Raramente vejo o contrário.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  6. Eu era uma pessoa que so comprava pela capa ou se já tivesse lido algo do autor e gostado... Agora ja olho mais resenhas e sinopses..
    Sobre as capas q vc mostrou achei maravilhosa a da Cecelia Ahern...
    Essas edicoes de classicos pequenininhos da Jane aausten são lindas, mas caras. Tenho vontade de ter mas acho a letra prquena demais aí não quero comprar..
    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari, tudo bom?
    Quem nunca comprou um livro pela capa que atire a primeira pedra! kkkkkkkkkkkkk
    Nunca li nada da Cecelia Ahern, mas tenho curiosidade. Marian é queridinha pra mim também e eu até curti a capa estrangeira. Eu acho a capa de Escola de Sabores super fofinha.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Também uso o mesmo critério: vou pela capa, título e sinopse haha
    Não gostei muito da capa do livro da Marian Keyes daqui, prefiro a outra - é a original? -, muito mais bonita e "viva", sabe?
    As outras achei bem bonitinhas e adoro livros de capa dura, mas não compraria...

    ResponderExcluir
  9. Já comprei muito assim, em alguns casos o livro foi uma grande surpresa e em outros, uma grande decepção. Sempre corro o risco.

    Bjim!

    Tammy - Livreando

    ResponderExcluir
  10. Olá meu nome é Dani e sou viciada por capas de livros, já comprei vários livros pela capa sem mesmo ler a sinopse, um deles foi A menina que roubava livros anos atrás! Mas ai me dei bem kkk!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  11. ei Mari,
    também sou assim, e escolho livros pelas capas! Mais de uma vez foram elas que me conquistaram. E meu processo é semelhante ao seu: me apaixono pela capa, então olho o título, depois a sinopse, e se ainda restar dúvida, procuro uma resenha, rs.
    O bom de estarmos sempre na blogosfera literária é que, por meio das resenhas, conhecemos vários livros pelos quais nunca nos interessaríamos, porque tem uma capa feia ou título não chamativo. Por isso digo que a capa influencia siem, e muito, rs

    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ei, Mari, tudo bem?

    Então, eu tb curto capas, mas tenho me treinado para não julgar os pobres livros pelas capas. Por outro lado, sou totalmente assim com HP. Se tem capa nova: eu compro huahuahuahua. Achei mt bonita a capa de Thanks for the memories. Ele já foi traduzido? Preciso me treinar a ler em ingles tb, mas a preguiça não deixa

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  13. Mentira quem falar quem nunca comprou um livro pela capa...Confesso que minha compras são feitas mais a partir das resenhas que leio, foi se me interesso já incluo a lista de desejados,mas as capas são um charme e um atrativo a mais.

    ResponderExcluir
  14. Oiee

    Adoro Cecilia Ahern amo os livros que li dela até hoje rsrs gostei da capa, e realmente a capa é a primeira impressão que fica mas nunca compro sem antes ler a sinopse e as vezes também considero a avaliação que ele tem no skoob se for antigo, agora se for novo a capa e a sinopse contam muito.

    Adorei o post.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oiee
    Adoro capas,elas tem o poder de deixar sua estante maravilhosa.
    Já comprei vários livros apenas por elas me atraírem ,a maioria me surpreendeu então fiz um bom negócio.
    Uma das capas que eu tenho achado mais bonita ultimamente é de "Proibido" ,aquela capa sim me encantou e a sinopse do livro também,estou aguardando lançamento 0/
    Também já comprei livros por achar a lombada magnífica,alias tu podia pensar na ideia de fazer um post sobre lombadas ,da série "A seleção" são perfeitas.
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Também adoro as capas. E confesso que já comprei várias vezes pela capa. E eu não costumo ler a sinopse, quando vou na livraria eu compro pela capa e pela indicação dos vendedores. Mas vários livros também me ganham pelas resenhas que eu leio nos blogs.
    Os livros de capa dura da Jane Austin são lindos mesmo, sou apaixonada por todos <3
    Bjss

    ResponderExcluir
  17. Também sou apaixonada pelas capas dos livros e por enquanto isso não me causou decepções.
    Sempre a primeira coisa que me faz gostar de um livro é a capa e depois o título. Por incrível que pareça a sinopse do livro é a última coisa que levo em consideração! rsrsrs
    Mesmo que já tenham falado que algum livro seja chato e eu goste da capa ou título, eu compro.

    ResponderExcluir
  18. No crime de escolher um livro pela capa, eu sou mais que culpada! Mas eu tenho uma coisa estranha com as lombadas também, sabe? É bizarro, mas quando eu vejo uma lombada colorida ou bonitinha eu já imagino o livro na minha estante...
    De qualquer forma, descobri um de meus livros favoritos na saraiva quando vi a capa dele (poque aquela máscara de "Feita de Fumaça e Osso" é muito diva, né?).

    ResponderExcluir
  19. Eu também compro um livro pela capa. Dificilmente se a capa for feia eu vou comprar, só leio mesmo se parecer ser muito bom, ou se for continuação de série (tipo Liberta-me). Mas também já comprei alguns livros bem chatos só por terem uma capa bonita.
    Dos livros que você mostrou, achei as capas do Brasil bem mais bonitas :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Por mais que tenha toda aquela polêmica de "não escolha um livro pela capa " , a capa é a primeira coisa que vemos e conseqüentemente o que nos faz de cara gostar ou não de um livro.

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho que ser sincera e compro muitos livros pela capa.
    Se uma for linda demais, toda pessoa que ama ler vai ficar atraída, não tem jeito. Você já pensa em como vai ficar linda na sua estante, rs. Sei lá... compro muito pela capa. Mas também quando é algum gênero que eu gosto, procuro indicações e pesquiso bastante e mesmo se a capa for desagradável eu compro, pois o conteúdo é o que importa :)

    ResponderExcluir

Amigos leitores, sintam-se a vontade para comentar o post. Peço que, por favor, ao tecerem os comentários, não utilizem palavras e expressões que possam ofender os demais. Obrigada.