sábado, 12 de julho de 2014

A Escolha

Oi gente, tudo bem? Espero que sim!

Hoje venho encerrar o ciclo A Seleção com a resenha do último livro da série. Vocês sabem que mesmo não amando A Elite estava super empolgada para ler a continuação e, após ler debates das amigas sobre o livro e conhecer a história, vim aqui conversar com vocês.

Se você ainda não leu os dois primeiros livros da série, tem resenha aqui no blog:





O que diz a contracapa:

"Quando foi sorteada para participar da Seleção, América não imaginava que chegaria tão perto da coroa- nem do coração do príncipe Maxon. Com o fim do concurso cada vez mais próximo, e as ameaças rebeldes ao palácio ainda mais devastadoras, ela se dá conta de tudo o que está em risco e do quanto precisará lutar para alcançar o futuro que deseja.

America já fez sia escolha, mas ainda há muitas outras em jogo... Aspen, seu antigo namorado, terá que encarar um futuro longe dela. E Maxon precisa ter certeza dos sentimentos da garota antes de tomar a grande decisão, ou acabará escolhendo outra concorrente."





O que eu achei:

Pelo o que pude perceber, e baseado também na minha própria experiência com a série, o primeiro livro, A Seleção, foi bem aceito. Os leitores gostaram da proposta da autora e se empolgaram para acompanhar America e seu dia a dia no palácio. 

Com a chegada de A Elite, muitos acharam que a protagonista mudou e se tornou confusa demais. Eu mesma gostei muito mais de A Seleção do que de A Elite e conheço gente que desistiu da série após o segundo volume.

Eu não consegui. Mesmo me decepcionando um pouco com A Elite, contei os dias para ler A Escolha. Estava muito curiosa para saber o rumo que a história tomou, se a escolha de America e a de Maxon eram coincidentes, se Aspen saía com o coração ferido ou se o amor de adolescência falaria mais alto.

Em A Escolha vemos uma America um pouco mais madura (pelo menos foi essa a impressão que eu tive), mais segura e disposta a assumir e correr atrás do que quer. Gostei de ver a personagem mais parecida com a que eu conheci em A Seleção e menos com a que nos foi apresentada em A Elite.

Uma das críticas feita à série era a falta de distopia nos dois primeiros volumes. Parecia muito mais um romance do que um livro distópico. Acredito que a autora tenha dado um pouco mais de atenção a esse lado em A Escolha e gostei de conhecer um pouco mais os Rebeldes e entender as suas questões.

Preciso falar que me apaixonei ainda mais pelo príncipe Maxon (com quem eu também andei me irritando um pouquinho ao longo dos livros) e nesse terceiro livro podemos ver um pouco do rei que ele se tornará com algumas de suas atitudes. Aspen também se mostrou leal, forte e pronto para enfrentar qualquer batalha que surgisse.

Para mim, a maior revelação foi Celeste. Me surpreendi com muitas de suas atitudes e com o relacionamento que ela acabou desenvolvendo com as outras selecionadas.

O que me irritou muito no terceiro livro (e rendeu a perda de estrelas) foi a sensação que eu tive de enrolação. Me perdoem os leitores que amaram A Escolha, eu também gostei bastante, mas eu lia, lia lia, lia, as folhas iam avançando mais e mais e parecia que as perguntas cruciais nunca eram respondidas. Achei que a autora deixou toda ação para as últimas páginas. 

Pode ser que essa sensação tenha sido em razão da minha ansiedade para saber logo o que acontecia, mas a verdade é que, para mim, tudo poderia ter sido explicado com mais calma ao longo de todo o livro e não só lá no final.

No fim das contas, a série em si me agradou muito! Gostei de conhecer o universo de America, Aspen e Maxon e fiquei triste que tenha acabado. Vou esperar ansiosamente pelo conto da Rainha que a autora divulgou que está escrevendo (já leram o do Príncipe e o do Guarda?) e, ao acabar de ler, tudo o que eu queria era que existisse um quarto livro para saber como fica a vida de cada um.




E vocês, já leram? Me contem!!

Com carinho,


Dados do livro:

Nome: A Escolha
Autor: Kiera Cass
Tradução: Cristian Clemente
Editora: Seguinte
Ano da Edição: 2014
Páginas: 352



13 comentários:

  1. Oi Mari, tudo bom?
    Eu estou no time das pessoas que gostaram muito do livro. Claro que a série é cheia de falhas, mas acredito que e a autora nunca propôs um livro distópico e sim um romance. Por mais que o final tenha ficado corrido, eu achei bacana como ela encaminhou os protagonistas. Foi uma série mediana, mas que curti muito a leitura.
    beijos!!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari, tudo bem?
    Todo mundo fala tão bem dessa série que estou super empolgada para ler. Eu esperei primeiro conseguir comprar todos eles, já pensou terminar de ler um volume e não ter a continuação??? Eu iria ficar muito ansiosa. Agora, me falta tempo para ler, risos...
    mesmo com os poréns da série, tenho certeza de que irei amar e como brinquei uma vez, eu se fosse a autora, deixaria América com um terceiro rapaz, assim acabaria com o dilema Aspen x Maxon, risos...
    Gostei da sua resenha e da sua sinceridade, afinal, o mesmo livro pode tocar algumas pessoas e não tocar outras, mas que bom que gostou também e queria uma continuação.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari!
    Puxa, pena que esse livro foi tão enrolado!
    Eu ainda não li nenhum livro da série, mas acabei de comprar o primeiro, logo quero ler!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Estava esperando pela sua resenha, rsrs.
    Esse dos três foi o que eu menos gostei, achei o final lindo e tudo mais, porém, o que não gostei foi o fato dela ter deixado várias lacunas que ela criou no decorrer do livro. Não sei se foi proposital, mas isso me frustrou um pouco.
    Sobre a Celeste também me surpreendi com ela, assim como o safadeeenho do Aspen, rsrs.
    Se você para ler novamente, ainda assim leria, apesar de tudo, amei a trilogia.

    Bjim!!!

    Tammy - Livreando

    ResponderExcluir
  5. "A Escolha" foi o único que ainda não li e ao contrário de quase todos os leitores, adorei "A Elite". Acho que vai ser legal ver o amadurecimento da America, esse é um dos fatores que me faz querer ler logo. Isso e o fato de saber mais dos rebeldes. Outra coisa que leio muito nas resenhas de "A Escolha" é sobre essa surpresa que a Celeste guarda. MEU DEUS, gente, assim me matarão de curiosidade! Ah, e que o livro realmente pareceu muito cheio de enrolação e que foi muito rápido... mas isso não diminui minha vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  6. Oiee

    Ainda não li a série e nem sei se vou ler, mas pelas resenhas e sua opinião o negócio todo virou clichê né mas ainda bem que você gostou, foi uma pena apenas a enrolação toda que teve!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiee
    Ainda não sei por que não comecei a ler,cada vez que leio algo bom sobre a série me encho de expectativas.
    America,Maxon e até Aspen já são meus queridinhos mesmo eu não me identificando muito com esse último,quem sabe quando eu ler os livros isso mude.
    As vezes perco a calma com enrolações dos escritores,todo esse mistério que só é respondido nas páginas finais,mas bem se for uma boa explicação até é bem aceitável.
    Tenho certeza que vou amar "A seleção" e "A escolha" e me chatear um pouco com "A elite" mas estou preparada!haha
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li esse livro, mas estou louca pra ler ele.
    Acho que vou amar ele, mesmo com toda a enrolação que você falou. E estou morrendo de curiosidade pra saber como a Celeste vai mudar, porque nos primeiros livros eu não vi mudança nenhuma.
    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nenhum livro da série.
    Embora tenha lido vários blogs falando bem do primeiro livro da série, ainda nao tive grande vontade de lê-lo, embora ache a capa muito bonita.
    Quem sabe mais pra frente o livro chame mais minha atenção.

    ResponderExcluir
  10. Também acho que nesse livro a America está mais madura, e gostei bastante disso. Também gostei de conhecer mais os rebeldes, e com certeza a maior revelação foi a Celeste, eu até comecei a gostar dela. Eu achei que nesse livro o final foi meio corrido, poderia ter resolvido algumas coisas na metade do livro, mas ficou tudo para o final e isso me incomodou um pouco. Mas ainda assim adorei o livro e entrou para os meus favoritos <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li essa trilogia, mas quero muito, vi tantos elogios, e agora quero ler .
    Quanto ao livro, não posso falar muita coisa, pois não sei nada "/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Mari!
    Ainda não tive a oportunidade de ler o último livro, mas estou torcendo muito por aqui (vamos lá, Maxon!).
    Realmente é uma pena que tenha acabado, mas, ao mesmo tempo, estou ansiosa para conferir as futuras obras da autora!

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li nada da série, MAS FINALMENTE COMPREI A SELEÇÃO. E vou começar a ler em breve e espero gostar né :) Todos sempre elogiam e minha amiga é viciada. \o/

    ResponderExcluir

Amigos leitores, sintam-se a vontade para comentar o post. Peço que, por favor, ao tecerem os comentários, não utilizem palavras e expressões que possam ofender os demais. Obrigada.