terça-feira, 3 de junho de 2014

Bate-papo com Carina Pilar

Oi leitores, tudo bem?

Há alguns dias recebi um e-mail que me deixou muito feliz, a Carina Pilar, também blogueira, nos contava que publicou o seu primeiro livro.

Isso para mim é motivo de muita alegria! Não é segredo para vocês que eu sonho em escrever um livro um dia, então, a cada vitória dos outros, eu vibro por aqui também.

Corri para perguntar à Carina se ele podia conversar com a gente e ela topou na hora, então hoje vocês podem conferir como foi o nosso bate-papo!




Mari: Quando e como você descobriu que gostaria de ser escritora?
Carina: Sou viciada em livros, amo de paixão! Acredito que isso influenciou muito. Sempre ficava imaginando como seria bacana se soubesse escrever como os autores que eu lia. Resolvi me aventurar neste novo mundo há mais ou menos um ano, quando descobri que era possível publicar livros de forma gratuita e sem necessitar de editora, através dos livros digitais.


Mari:  Qual é o seu livro de cabeceira?
Carina: Atualmente é Nárnia. Já havia ouvido falar muito bem deste livro, mas não tinha pensado em lê-lo. Até que um amigo me instigou a ler, estou achando bem bacana! E tem também o Kindle com outros dez livros na fila para leitura, hehehe.


Mari: Quais são suas inspirações literárias?
Carina: Gosto muito de suspenses e ficção científica. Agatha Christie e Stephen King são meus autores preferidos. Gosto também de histórias no espaço, futuristas, apocalípticas, seres de outro mundo e coisas do tipo. Todas estas características juntas inspiram as minhas histórias.


Mari: Como surgiu a ideia de escrever O Último Dragão na Terra? 
Carina: O livro saiu bem por acaso. Tudo começou quando uma escritora iniciante, através da página do blog no Facebook, me indicou a leitura de seu primeiro livro, que estava a venda na Amazon. Foi neste momento que conheci o "self publishing", vi que eu poderia publicar meu livro sem custo e sem editora. Me deu um estalo e resolvi escrever alguma coisa. Fui anotando as ideias que apareciam. Tive uma ideia para um romance, mas o último ano da faculdade diminuiu um pouco minhas esperanças e acabei deixando de lado. Quando me formei decidi começar devagarinho. Resolvi postar pequenos contos no blog, "O Último Dragão na Terra" foi o primeiro. Eu tinha a ideia de juntar vários contos e publicar um livro na Amazon. Quando terminei a história pensei "Porque não publicar já?", e foi daí que surgiu meu primeiro livro. Fiquei muito feliz, foi como um sonho realizado. Adorei a aceitação de todos os leitores e a experiência da escrita. Certamente virão muitos mais!


Mari: Sei que você também é blogueira; ter um blog influenciou na vontade de ser escritora?
Carina: Não exatamente. Blogar é um vício muito antigo. Comecei, há uns dez anos atrás, participando de alguns blogs. Depois resolvi fazer um pra mim. Uns dez blogs depois, dos mais variados assuntos, resolvi fazer um com o meu nome e escrever sobre o que eu quisesse, o importante era não ficar sem blogar, já havia percebido que era impossível. Comecei com assuntos variados, sobre motivação e liderança, filmes, livros, vídeos, etc. Levava o blog assim, sem um rumo muito bem definido. Quando me deu o estalo que comentei na pergunta anterior, quando decidi escrever, resolvi dedicar o blog ao mundo literário. Estou amando! Fiz muitas parcerias, conheci várias pessoas, estou adorando esse meio! Então posso dizer que o blog não influenciou diretamente na minha vontade de ser escritora, mas está sendo de grande ajuda!


Mari: O que você espera do ano de 2014?
Carina: Lancei meu primeiro livro e fiquei muito feliz com o resultado! Pretendo continuar escrevendo e lançar mais novidades! Quem sabe até o final do ano não surge a oportunidade de publicar um livro físico? Ficaria super feliz!


Mari: Quais conselhos você daria para aqueles que também têm vontade de escrever um livro?
Carina: Leiam muito, principalmente! Influencia muito na qualidade da escrita e ideias. Leia bastante sobre como escrever bem e corretamente. E comece devagar. O importante é dar o primeiro passo! Eu tive que bloquear a vontade de escrever por causa da faculdade, depois que terminou foi difícil reviver aquela ansiedade pela escrita, havia bloqueado completamente, pois tinha que me dedicar aos estudos. Comecei então a anotar várias ideias. Juntei todas as minhas forças para dar o primeiro passo e parar de ficar só sonhando com uma grande obra. Comecei a escrever os contos, resenhas, etc. Comece escrevendo textos curtos, divulgue para conhecidos, poste nas redes sociais, faça um blog! Tudo isso ajuda muito! Não só no exercício da escrita, mas nas opiniões e motivações que receberás de quem ler seus textos, isso não tem preço!


Mari: Em quais redes sociais seus leitores podem te encontrar?
Carina: O blog está no Facebook, Twitter e Google Plus. Gosto bastante da interação proporcionada pela página do blog no Facebook. Para ficar por dentro de todos os posts e minhas últimas histórias, basta me seguir em algum deles! Ou também assinar a newsletter do blog e receber por e-mail as novidades!

Para quem quiser conhecer melhor a Carina, o blog dela é o www.carinapilar.com

Carina, muito obrigada pela disponibilidade! Te desejo muito muito muito sucesso!

Até a próxima, amigos!

Com carinho,



7 comentários:

  1. Oi, Mari,

    A Carina é uma fofa, né? E merece todo o sucesso do mundo. Adorei a entrevista. Gostei das dicas dela para quem tá querendo começar a escrever =) Vale pra vc, dona Mari

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari, tudo bem?
    Adorei conhecer a história da Carina, acho que quem busca esse sonho como você, deveria se inspirar e tentar. Como ela adoro Agatha Christie e adoro histórias de dragão, acho que vou gostar do livro dela.Desejo muito sucesso para ela.história da Carina.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari!! AMEI o post e muito obrigada pela oportunidade!! Tb um mto obrigada a Kel e a Cila pelo apoio!

    Sobre escrever um livro, tudo tem seu tempo, e vc está no caminho certo com o blog. Vá começando devagarinho, quando vc menos esperar vai ter a história toda nas mãos! E qualquer coisa que precisar é só dar um grito. ;)

    Muito obrigada novamente! Bjs!

    CarinaPilar.com | Meus Livros e Minhas Histórias

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari ela é super simpatica né, fiquei curiosa para ler o livro dela bem interessante!
    Adorei a entrevista!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  5. Oiee

    Também tenho muita vontade de escrever um livro e não sei por onde começar mas essa entrevista foi bem inspiradora !!

    Sucesso para a autora!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari, tudo bom?
    Acho que todo leitor tem vontade de escrever seu próprio livro. Gostei bastante da entrevista e ela disse a mesma coisa que a Carol Sabar disse esses dias: você precisa ler muito para escrever seu próprio livro. Muito sucesso pra autora e blogueira!
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari,

    A Carina parece ser muito fofa, ela é parceira lá do blog. Eu realmente admiro quem escreve, porque sinceramente não tenho o dom.
    Gostei da temática do livro dela, e adorei seu entrevista.

    Bjks

    Patty Santos
    Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir

Amigos leitores, sintam-se a vontade para comentar o post. Peço que, por favor, ao tecerem os comentários, não utilizem palavras e expressões que possam ofender os demais. Obrigada.