quarta-feira, 7 de maio de 2014

Vamos mudar de assunto? - Livrarias

Olá, leitores! Tudo bem?

Mais uma vez gostaria de pedir desculpas pelo desaparecimento! O blog não pode parar e por isso estou de volta, com todo carinho do mundo!
 
Esses dias estava pensando sobre algo para escrever na coluna "Vamos mudar de assunto?" Adivinha onde eu estava... sim, em uma livraria!
 
Passei a reparar nas pessoas ao meu redor, muitas entravam, olhavam as prateleiras, folhevam os livros e iam embora. Alguns, ainda, após muita procura pela estante, pegavam um livro de sua escolha, se acomodavam em uma poltrona e dedicavam alguns minutos à leitura daquele exemplar.
 
Quantas vezes nós, apaixonados por livros, não fazemos isso? Vamos até a livraria, simplesmente para estar em uma livraria! Eu não sei vocês, mas acredito que muitos pensam como eu. As vezes não pretendemos sequer comprar um livro, mas o ambiente de uma livraria nos é tão familiar, que nos sentimos bem apenas por estar ali, acompanhados de todas aqueles histórias.

Mas, o que faz o ambiente de uma livraria tão acolhedor?
 
Eu sou de uma cidade do sul do estado do Rio de Janeiro. Não posso dizer que é uma cidade pequena, mas acredito que seja de médio porte. Por muito tempo eu não tive uma livraria para chamar de minha. Por muito tempo mesmo!!
 
É certo que nós leitores sempre "adotamos" aquela livraria que nos recebe bem. Que podemos chegar, pegar um livro e simpesmente passar algumas horas de qualidade. Os meus livros eram comprados pela internet, na livraria da cidade vizinha ou presente da minha tia Silvia (sim, a mesma que aparece diversas vezes por aqui como a maior incentivadora do meu amor pela leitura).
 
Por mais que os preços sejam muito tentadores (precisamos concordar), comprar livros pela internet não supre a nossa vontade de poder estar rodeada por muitos deles! Folhear, sentir, cheirar (sim, cheirar! Admite) e só aí escolher o que comprar.
 
Eu não tinha isso na minha cidade... não tinha. Passado!

Há mais ou menos uns dois anos, eu estava passeando com o namorado pelo shopping da cidade quando reparei na placa de uma das lojas que até então estava fechada. Não tenho vergonha de contar que colei o meu rosto no vidro ao ler a palavra "livraria" na porta! Siiimmm, estava acontecendo! Uma livraria seria inaugurada ali (para a alegria de muitos conterrâneos que, assim como eu, se sentiam sem "lar" pela cidade). Lembro que la dentro eu vi três pessoas arrumando as prateleiras. Meu namorado me incentivou a perguntar quando seria inaugurada, mas nao tive coragem o suficiente para atrapalhar o trabalho deles... ja estava satisfeita em saber que, a qualquer momento, abririam as portas!



E eles abriram! Quem me acompanha nas redes sociais ja deve ter me visto falar dela, a Folhetim, a minha livraria favorita!


Qualquer leitor, quando descobre uma livraria que te acolhe faz dela sua segunda casa. A Folhetim é assim para mim. Os donos e funcionários viraram meus grandes amigos e lá conheci outros apaixonados por livros da minha cidade!!
 
E ela cosegue ficar mais bonita e aconchegante ainda no Natal (amo Natal gente, sério!)

 
 











Com a chegada da Folhetim à minha cidade adquiri um hábito que até então eu não tinha (por falta de oportunidade mesmo): passar parte do meu dia na livraria.


Quem inventou a junção livros + café merece um prêmio. Não há combinação melhor, especialmente no frio. Leitores, tenho certeza que vocês entendem a sensação de aproveitar o tempo livre para chegar na livraria, pedir um chocolate quente, pegar um livro e se ajeitar na poltrona!




No início desse ano, eu me mudei de cidade. A Folhetim Livraria continua sendo a minha casa, mas como não posso estar lá durante a semana, procurei outros lugares para o hábito tão gostoso de passar um tempo na livraria.
 
Aqui no Rio de Janeiro as opções são bem maiores, mas uma livraria em especial me chamou a atenção pelo aconchego.


 


Como não se sentir bem dentro de uma Livraria da Travessa? Ainda não conhecia antes de me mudar para cá, mas adorei o lugar!! Muito aconchegante, com bancos, poltronas, espaço para lançamento de livros, um auditório para eventos (fui no evento da Editora Seguinte lá) e um café super charmoso.
 
Esses dias, em uma das minhas "tardes de livraria", fui com o meu irmão e minha amiga Evelin tomar um café no Bazzar Café, que fica dentro da Livraria da Travessa do Shopping Leblon!


 

"Drink verde" do meu irmão. Segundo ele, estava muito bom!
 
 

Eu, bancando a saudável com a minha salada de frutas com mel. Uma delícia.
 
Como não amar passar uma parte da sua tarde com essa vista?
 
Nessas minhas "andanças" pelas livrarias pude perceber que estar em uma livraria vai muito além do ato de comprar um livro. É a experiência de estar rodeado por pessoas que compartilham da sua paixão por livros, estar em um ambiente aconchegante, na companhia das suas histórias preferidas e de uma boa xícara de chocolate quente (ou mesmo de uma salada de frutas deliciosa). É poder sentir os livros, respirar cultura e passar momentos muito agradáveis.
 
Agora eu quero saber de vocês, qual é a sua Livraria "queridinha"?
 
Espero que gostem de conhecer as minhas!
 
Com carinho,
 
Mari
 
Endereços:
  • Folhetim Livraria - Avenida Joaquim Leite, nº 577. Loja 15. Térreo. Shopping Figorelle. Centro. Barra Mansa-RJ
  • Livraria da Travessa - Avenida Afrânio de Melo Franco, nº 290, loja 205-A. Shopping Leblon. Rio de Janeiro-RJ
 
OBS.: As fotos da Folhetim Livraria foram cedidas pela proprietária Vanessa (obrigada!!!). As demais fotos (Livraria da Travessa) são do meu acervo pessoal.
     
 
 


12 comentários:

  1. Adoro a Folhetim Livraria, lugar maravilhoso onde a tristeza não tem vez, lugar onde conheci pessoas maravilhosas que entraram na minha vida para me ensinar muitas coisas alem do que a escola nos ensinam, um ambiente que nos faz bem só de entrar lá, o atendimento é maravilhoso sem falar nos bolos que se pudesse comia todo dia livraria onde tenho amigos para uma vida toda, Adoro a Folhetim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estávamos precisando de uma Folhetim na nossa cidade, né Cleber? Concordo com tudo o que você falou!!

      Obrigada pela visita!!

      beijos!

      Excluir
  2. Ah essa Folhetim! Me perco no tempo quando estou lá... Agradeço muito por ter tido o imenso prazer de conhecer gente como você Mari, graças a essa livraria tão importante pra mim. <3 Café + Livros + Gente Educada e Simpática é a melhor combinação do mundo, e isso tem de sobra na Folhetim.

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre tenho vontade de conhecer essa livraria quando você posta uma foto nela, até sigo o facebook da Folhetim só pra invejar!
    Aqui em São Paulo ainda não tenho uma livraria para chamar de minha, mas vou continuar procurando e, quando achar vou fazer uma postagem lindeza como a sua!
    Beijokas amiga

    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  4. Minha livraria favorita não poderia deixar de ser a Folhetim Livraria! Primeiro, porque através dela realizei um sonho. Segundo, que na Folhetim vivo rodeada por pessoas interessantes, todos me agregam todo dia, a cada encontro. E são essas mesmas pessoas que hoje são meus amigos! E graças a esse sonho realizado, e tudo que ele me proporcionou, sou mais feliz e realizada! Obrigada Amigos, Obrigada amigos-leitores, obrigada equipe Folhetim! Amo muito todos vocês!
    Obs.: MARI, SUA QUERIDA, OBRIGADA POR TUDO!!!!!! OBRIGADA PELA AMIZADE, PELO BLOG, PELAS ALEGRIA QUE É ESTAR COM VOCÊ! TE ADORO! SOU SUA FÃ! Beijos :*****

    ResponderExcluir
  5. Clebinho e Maria 💚📚 BEIJOS!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari

    Adorei seu post e eu amoooo visitar livrarias aqui em São Paulo tem a Livraria Cultura que fica na Av Paulista lá é sempre lotadooo mas eu amo demais la tem um post falando sobre ela no meu blog depois da uma conferida é demais lá e também adoro visitar a biblioteca de São Paulo lá é perfeito demais é muito lindo lá e o melhor livros novos para pegar emprestado gratuitamente :)

    Quando vier para cá dois lugares obrigatório para se conhecer !!!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  7. ei Mari, bom te ver de volta, rs.
    Eu amo livrarias, passo horas e horas sem perceber. Mas confesso que na maioria das vezes compro pela internet mesmo, rs. Geralmente fico horas andando nos corredores, pego livros, folheio, leio o prólogo quando tem, e saio da livraria com 1 livro na sacola, mas uma lista de vários títulos para comprar pela internet, rs.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mari, tudo bem?

    Aeee que bom que tem post novo por aqui. Monique fez um post parecido lá no blog a respeito de livrarias. Mas ela não comparou a livraria de Campos huahuahua Aqui em Botafogo abriu recentemente uma Travessa, que até hoje ainda não tá 100% concluída, maaaas fica em frente a casa do Bruno e quase em frente ao pensionato da Monique e ela comparou com a Prefácio, uma livraria que até hoje não entrei, acredita? HUAHUAHUAHAU Acho que é mt cult pra mim =P. BOOOOOOMMM. Quanto a livraria Folhetim, ela parece ser tão acolhedora. Tb adoro o Natal, é a época mais linda do ano. Não acho que a Travessa seja aconchegante. A Cultura é mil vezes mais. Mas acho a Travessa bem organizada. Todas elas mantém um padrão. Não sinto esse padrão na Saraiva, por exemplo. Na Saraiva do Shopping Tijuca eu acho qualquer livro, já na de Botafogo, acho totalmente desorganizada...

    beijos

    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari tudo bem, livraria para mim qualquer uma é aconchegante a minha favorita é a do Shopping Center Norte em São Paulo, lá nessa saraiva tem poltronas super confortáveis e claro um Starbukcs bem ao lado, não poderia ser melhor!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  10. Oi Mari, tudo bom? Amei o post.
    Realmente quem ama ler sempre precisa passar por uma livraria. Eu trabalho pertinho de um shopping que tem uma Saraiva e uma Leitura. Eu sempre passo por lá quando dá para dar uma olhadinha nos livros e lançamentos. Não costumo comprar livro por lá porque é bem salgado, mas as vezes rola uma promoção bacana.
    Não fico o dia todo, mas sempre procuro ficar por um período maior (menos quando meu marido está comigo porque ele fica reclamando...kkkk)
    Adorei conhecer seus dois cantinhos preferidos.
    Beijos!!!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Fiquei tanto tempo sem vir aqui que ainda não tinha conhecido o novo lay, já vou dizer que adorei ficou tudo lindo. Sobre as livrarias, eu sou de SP e lá tem muuitas livrarias e depois que eu vim pra Ouro Preto a coisa que eu mais sinto falta é de uma. Semana passada eu descobri uma nova que eu claro que já fui conhecer e voltei com um livro.
    Quando eu entro em uma livraria eu me sinto mais calma, esqueço dos problemas... Fala sério é uma delícia entrar em uma livraria. Sempre quando passo perto de uma com o meu namorado ele já segura a minha mãe porque sabe se eu entrar lá, não saio mais hahahahaha

    Beijos (Gabi)
    lucidezfeminina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Amigos leitores, sintam-se a vontade para comentar o post. Peço que, por favor, ao tecerem os comentários, não utilizem palavras e expressões que possam ofender os demais. Obrigada.