segunda-feira, 24 de março de 2014

TAG Breaking the Spine

Oi gente, tudo bem?
 
Hoje vou responder uma tag bem legal. Quem me indicou foi o meu amigo Gabriel do blog Um Papo Entre Páginas. Segundo ele, essa tag foi traduzida pela Daniela, do blog Danii Reads e vamos conversar sobre a lombada dos livros!
 
Vocês são cuidadosos com as lombadas dos livros? Ou abrem o livro "como se não houvesse amanhã"? rsss.
 
Vamos às perguntas!!
 
1. Vincas/dobras nas lombadas ou preferes manter o livro como novo?

Eu prefiro manter o livro como novo. Não que eu fique vigiando a lombada toda hora para ver se não tem vincas, ou fico calculando o ângulo de abertura do livro para não danificá-lo, não é nada disso. Acho que o livro deve ser manuseado e eu nem me importo em emprestar os meus exemplares (para quem eu conheço e sei que vai cuidar bem dele), mas acho que as lombadas sem vincas ficam mais bonitas na estante!
2. Para quem não gosta de lombadas dobradas, já o fizeram acidentalmente?
 
Sim. Livros com muitas páginas são mais dificeis de manter a lombada perfeita. Já aconteceu comigo.

3. Se comprares um livro usado em que a lombada venha dobrada, como te sentes?

Não costumo comprar livros usados, mas não me importaria. Se eu optei por comprar aquele exemplar usado já sei que é possível que o livro não esteja em perfeito estado.
4.Concordas ou discordas que um livro com a lombada estragada é um livro amado?

O Gabriel respondeu que "depende" e eu concordo com ele. Claro que um livro amado nós carregamos para todo o lado, nas viagens, na bolsa do dia a dia, então a chance de danificá-lo um pouco é maior. Mas, por outro lado, quem não é muito cuidadoso com a sua biblioteca pode estragar as lombadas mesmo dos livros menos queridos. Não é uma regra.
5. Como as lombadas nos hardbacks são mais difíceis de estragar ou nota-se menos, preferes comprar hardbacks ou paperbacks?

Amo livros de capa dura! As versões importadas normalmente são em hardback (capa dura) com uma outra capa por cima, acho lindo! Aqui no Brasil é mais raro vermos os livros em versão capa dura e eu acredito que vender o livro em paperbacks (brochura) acabou barateando um pouco as edições e fazendo com que os livros ficassem um pouco mais acessíveis a todos! Aplausos!!! Então, não me importo em comprar os livros em paperbacks, que normalmente são de ótima qualidade!
 
 
E vocês? Como preferem seus livros?
 
Não vou indicar nenhum blog específico!! Quem quiser responder, fique à vontade e depois me passa o link! Quero saber a resposta de vocês!!
 
Espero que gostem!
 
Beijos,
 
Mari

7 comentários:

  1. Oi amiga! Eu costumo comprar livros em sebos, mas somente quando vejo que estão o mais perfeitos possível. Nem sempre é fácil manter a lombada belezinha, em especial em livros mais grossos!

    Beijinhos.

    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nãããããoo. Eu sou chata. Mesmo troca ou livro comprado em sebo, só compro mesmo se ele estiver "apresentável". Não compro se tiver mt manchado, com orelhas ou rabiscado.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Praticamente as mesmas ideias né Mari?
    Obrigado por responder. =D

    ResponderExcluir
  4. oi Mari, saudades do seu cantinho!
    que tag diferente, rs, não tinha visto nenhuma assim ainda.
    Eu concordo com você, sempre tomo o maximo de cuidado com os meus livros, tanto que costumo ter dor no braço, quando passo muito tempo lendo, mas com livros grosso é complicado, às vezes dobramos um pouco, para conseguir uma posição mais confortável para a leitura, rs.
    eu tenho um que está bem detonadinho, mas foi porque emprestei para várias pessoas, então nem vou dizer que foi falta de cuidado deles, apenas que um livro passar por várias mãos acaba danificando mesmo.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Lembrei da minha versão pocket de As Crônicas de Gelo e Fogo... Gente, a lombada dela é muito frágil! Mesmo tomando o máximo de cuidado, ainda fica um pouco danificado. As suas respostas seriam as mesmas das minhas, hahah.

    Muito legal essa tag. :3

    Beijinhos.
    www.november92.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari, tudo bom?
    Adorei a tag e pretendo respondê-la no blog. Os livros no Brasil já são caros assim, imagina se fossem de capa dura? Acho que os livros que estamos sempre relendo ficam com um aspecto um pouco mais desgastado mesmo.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Amigos leitores, sintam-se a vontade para comentar o post. Peço que, por favor, ao tecerem os comentários, não utilizem palavras e expressões que possam ofender os demais. Obrigada.