segunda-feira, 10 de março de 2014

A Seleção

Oi gente, tudo bem? Bom dia a todos!

O carnaval já acabou, como foi o de vocês? Eu descansei bastante e me aventurei em uma maratona de leitura (falei sobre ela com vocês aqui). Para a maratona, escolhi três livros: A Seleção, O Segredo de Ella e Micha e Anna e o Beijo Francês.

Durante o carnaval eu consegui ler os dois primeiros e um pouco de Anna e o Beijo Francês, que terminei a leitura na última quinta-feira (quase consegui ler os três nos cinco dias de maratona).

Bom, o carnaval passou, a maratona também e eu me diverti muito com a leitura dos livros escolhidos. Agora chegou a vez de compartilhar um pouquinho do que eu achei com vocês!

Hoje vamos falar de A Seleção, o livro escolhido para iniciar a maratona. Eu já queria ler esse livro há algum tempo, pois só escutava e lia falar muito bem dele. Ganhei de presente de amigo oculto da minha amiga da época de faculdade, Michele (obrigada, Mi!!!) e agora surgiu a oportunidade de lê-lo. 

O que diz a contracapa:

"Não queria ser da realeza.
Não queria ser Um.
Não queria nem tentar.

Nem todas as garotas querem ser princesas. America Singer, por exemplo, tem uma vida perfeitamente razoável, e se pudesse mudar alguma coisa nela desejaria apenas ter um pouquinho mais de dinheiro e poder revelar seu namoro secreto. Um dia, America topa se inscrever na Seleção só para agradar a mãe, certa de que não será sorteada para participar da competição em que o príncipe escolherá sua futura esposa. Mas é claro que seu nome aparece na lista das Selecionadas, e depois disso sua vida nunca mais será a mesma..."

O que eu achei:

O livro se passa em uma realidade diferente da que vivemos hoje em dia. O país se chama Illéa, governado por uma monarquia e com uma sociedade dividida em castas.

A protagonista, America Singer, é uma cinco (casta dos artistas). Sua vida não é a que pode chamar de mais confortável. Cada um em sua casa já descobriu o seu próprio talento (menos o irmãozinho mais novo, que ainda procura descobrir o que faz de melhor) e trabalha para ajudar no sustento da família.

A vida em castas era muito regulamentada e um casamento entre castas não era bem visto aos olhos da sociedade, além de extremamente burocrático. Mas isso não impediu que América se apaixonasse por Aspen, um seis, que luta dia após dia para sustentar sua própria família. A única forma de se encontrarem era escondido de todos, após o toque de recolher.

Com a chegada da maioridade do príncipe Maxon, é aberta A Seleção, que nada mais é do que a forma utilizada em Illéa para coroar a nova princesa, futura esposa do príncipe Maxon.

Todas as jovens de 16 a 20 anos são convidadas a participar e a mãe de America encontra na Seleção a oportunidade imperdível para melhorarem de vida, já que todas as selecionadas receberiam uma ajuda governamental durante o concurso. 

Apenas America não estava nada empolgada, se inscrever significaria deixar para trás todos que ama, principalmente Aspen. Mas, com a insistência da mãe, America fez sua inscrição com a esperança de não estar entre as 35 meninas selecionadas para passar um tempo no palácio. Qual foi a sua surpresa, durante o pronunciamento real da Seleção, viu seu rosto sorridente passar em rede nacional. Agora era oficial, ela era uma selecionada.

A partir daquele momento a vida de America mudou. Em poucos dias foi entrevistada e preparada para se juntar às outras 34 selecionadas e passar uma temporada no palácio, onde conheceria o príncipe Maxon e, quem sabe, seria escolhida como sua noiva.

Eu adorei a história, li rápido não só em razão da maratona, mas principalmente porque não consegui deixar o livro de lado. Esse foi mais um dos livros que me prendeu durante a madrugada e a cada página eu queria saber que surpresas eram reservadas a America dentro do castelo e como ficaria o seu relacionamento com Aspen.

Achei uma leitura bem agradável e leve e já estou super ansiosa para ler a continuação, A Elite, que, segundo o meu namorado, já está comprado para me dar de presente (obrigada, amor!!!)!

Tenho certeza que muitos de vocês já leram A Seleção, me contem o que acharam, eu também quero saber!!

Aguardem que logo logo tem A Elite por aqui!!

Com carinho,

Mari

Dados do livro:

Nome: A Seleção
Autor: Kiera Cass
Tradução: Cristian Clemente 
Editora: Seguinte
Ano da edição: 2012
Páginas: 361

5 comentários:

  1. amei beijos
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari tudo bem, eu amei sua resenha e realmente o livro A Seleção e a A Elite são ótimos, apesar de achar a América bem indecisa e bem chata por que ela quer os dois a todo momento, eu sou do time do Maxon, sei lá Aspen não me conquistou nem no segundo livro!
    bjkas

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari,tudo bom?
    A Seleção chegou ontem para mim e estou bem ansiosa para começar a ler. Já ouvi tanta coisa sobre a história, mas não peguei nenhum spoiler, graças a Deus! Pra qual casal eu vou torcer?
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari

    Ainda não li essa série mas estou morrendo de vontade de ler, acho que vou esperar lançar todos os livros primeiro.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari, tudo bem?

    Eu sou apaixonada pela trilogia A seleção e pela narrativa da Kiera que é maravilhosa e nos prende. Não vejo a hora de sair logo o último livro!

    Adorei sua resenha!

    Beijinhos.
    Carol - Livreando

    ResponderExcluir

Amigos leitores, sintam-se a vontade para comentar o post. Peço que, por favor, ao tecerem os comentários, não utilizem palavras e expressões que possam ofender os demais. Obrigada.