domingo, 12 de janeiro de 2014

Amazônia - Um caminho para o sonho

Olá leitores!! Tudo bem?
 
Primeira resenha do ano e mais um nacional para apresentar para vocês!!
 
Lembram que no final de 2013 nós batemos um papo com a escritora M.C.Jachnkee e eu falei para vocês que logo viria a resenha de Amazônia? Então, chegou o dia!! Essa semana eu terminei de ler Amazônia e hoje venho contar para vocês o que eu achei da história.
 
Quem perdeu o bate-papo com a autora é só clicar aqui e conferir!
 
Já falei que eu adoro essa oportunidade de mostrar livros e autores nacionais aqui para vocês? Acredito que essa também é uma das funções dos blogs literários..apresentar aos leitores novas histórias, e por que não um pouco também do que é nosso?
 
Vamos conhecer, então, Amazônia: Um caminho para o Sonho?
 
O que diz a contracapa:
 
"Historicamente o ser humano sempre esteve ligado as suas raízes, ao seu passado. Este livro leva você a aprofundar mais o seu conhecimento sobre a Amazônia Brasileira: sua história, cultura e costumes.
Por meio de uma leitura fácil, o leitor é convidado a percorrer as majestoas cidades amazônicas: desde Manaus até Belém, passando por Parintins, Santarém e Fordlândia.
O livro narra a viagem de cinco personagens que acompanharão o leitor durante uma jornada inesquecível. Embarque nesta aventura."
 
 
 
O que eu achei:
 
Comentei que eu adoro trazer para vocês novos livros de autores nacionais, não é?! Esse é um pouco mais... autor nacional e um assunto que é nosso: a Amazônia.
 
No livro acompanhamos Joana, Ana Carolina, Rafaela, Camila e Daniel em uma viagem inesquecível à Amazônia Brasileira.
 
Desde o começo da leitura ja deu para perceber que as quatro meninas eram muito diferentes, mas possuíam uma amizade muito forte. Daniel, tio de Joana, é um professor de história que acompanha o grupo de amigas para a viagem da vida delas.
 
A história é extremamente rica. Não esperava nada diferente, pois a autora foi pessoalmente ao local, conheceu os lugares, viajou, vivenciou aquela realidade, para depois nos contar tudo. Acredito que não há forma melhor de conhecer uma nova cultura do que se inserir nela e foi exatamente isso que a autora fez. O resultado foi uma história rica em detalhes que me transportou para lá desde as primeiras páginas.
 
O Brasil é um país imenso, com muita cultura e história para contar! Eu, que moro na região sudeste, não conheço nem 1/3 do nosso país. Não por falta de vontade (amo viajar), mas por falta de oportunidade mesmo. O Brasil é muito grande e é bem dificil conhecer tudo!
 
Lendo Amazônia: Um caminho para o Sonho pude sentir o quão pouco eu sei sobre as outras regiões do meu próprio país. A realidade que a autora nos descreve é bem diferente da minha, mas ela nos conta com tantos detalhes que parece que nós mesmos estivemos lá, usando o transporte fluvial, dormindo em redes e vendo com os nossos próprios olhos como é linda a nossa Amazônia!
 
Eu sou louca com história, então cada vez que o grupo de amigos entrava em mais um daqueles museus, eu aproveitava cada palavra para aprender e tentava formar na minha mente como seria estar la pessoalmente.
 
Acredito que o livro Amazônia: um caminho para o Sonho é muito mais do que uma história, é uma oportunidade para nós, brasileiros que moramos tão longe, conhecer um pouco mais do que também é nosso: da história, das lendas, da cultura, da comida, do povo... só por isso já vale a pena a leitura.
 
Além de acompanhar a viagem dos amigos pelas novas cidades, acompanhamos também o amadurecimento de cada um deles, principalmente de Rafaela, que sonha em ser escritora e coloca nessa viagem toda a inspiração que precisa para escrever seu primeiro livro.
 
Eu apenas senti falta de um pouco de romance (vocês sabem que eu adoro um romance). Até há um início de romance entre Daniel e uma das amigas (não vou contar qual para não estragar a surpresa), mas acho que faltou um pouco de atitude por parte dos dois, principalmente de Daniel, que era mais velho.
 
Preciso confessar que também senti falta de um pouco de dia a dia. Calma, eu explico! Amazônia: um caminho para o sonho conta a história de uma viagem do grupo de quatro amigas e praticamente todos os diálogos eram sobre os problemas e as belezas do local. Vi pouquíssimos diálogos corriqueiros, como qualquer grupo de amigas em viagem teria. Se elas sentavam para tomar um suco, falavam sobre o ciclo da borracha. Se saíam para jantar, falavam em como a população ribeirinha podia ajudar na preservação da Amazônia.
 
Acho que todos esses diálogos foram ricos e contribuíram e muito para nos mostrar qual é a realidade local, mas senti falta de diálogos mais leves...aquelas conversas que temos entre amigos, as risadas, e as histórias de viagens!
 
Mas absolutamente nada disso tira a importância da história! Recomendo a leitura, pois senti que me acrescentou cultura, conhecimento e uma vontade de viver aquilo tudo pessoalmente! Como ainda não foi possível, acredito que o livro Amazônia é um ótimo substituto, pois a autora não poupou detalhe e sensações da viagem!
 
Vale à pena conhecer o que é nosso!!!
 
Aproveito para parabenizar a autora pela sua obra, tão rica e bem estruturada! Obrigada pela aula de história. Obrigada por me fazer sentir parte do grupo de viajantes!
 
Espero que gostem, leitores!
 
Com carinho,

Mari







Dados do Livro:

Nome: Amazônia - Um Caminho para o Sonho
Autor: M.C.Jachnkee
Editora: Nova Letra
Ano: 2011
Páginas: 273

11 comentários:

  1. Ei Mari!

    Adorei a resenha :)
    De fato a falta de diálogos mais bobos e simples atrapalha um pouco, a história fica muito centrada, é bom variar um pouco. E claro mesmo que você tenha outro tipo de interesse ao fazer uma viagem, vai dar um jeitinho de aproveitar o lugar né? :)

    Cada dia que passa conheço novos títulos brasileiros que são ótimos.
    Até a próxima :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari

    Adorei a resenha e é muito bom ler livros que mesclam história e ficção eu pelo menos adoro!

    Quero muito conhecer Amazônia e já adicionei o livro na minha lista de desejados, parabéns pela resenha ficou muito boa.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá! eu também amo ler livros e comprei um que se chama: Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos, não sei se faz o seu estilo, mas eu recomendo de olhos fechados, porque já vi o filme, estou amando ler esse livro, te prende, a leitura é muito fácil de entender, os diálogos são demais, fazem você imaginar como é, nossa perfeito! FB

    www.universopraticofeminino.blogspot.com.br / em breve será: universopraticofeminino.com

    ResponderExcluir
  4. Não sei se leria o livro, parece ser bom, mas não o meu estilo. Mas as vezes é bom variar né? Quem sabe?

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari,
    tudo bem?
    Que saudades do seu blog.
    FELIZ 2014!!!!!!!!!!!
    Que esse ano seja repleto de conquistas, muita paz, amor e saúde.
    O que chamou minha atenção logo de cara: a autora visitou o lugar para poder falar sobre ele. me imaginei como ela, na região, colhendo informações, conhecendo novos lugares, criando personagens. Gostei mesmo. Isso só aproxima o leitor da história.
    Acho que esses diálogos devem ter feito falta mesmo. Acho que eu iria estranhar. mesmo assim, parece ser um excelente livro. E concordo com você: é nossa oportunidade de conhecer nosso patrimônio histórico e cultural.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
    OBS: FB
    seguidora: leitora voraz

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari, tudo bem?

    o livro da Marli é ótimo, né? O livro dela é realmente uma viagem pelo norte do Brasil! Não sei você, mas eu fiquei morrendo de vontade de seguir os passos das meninas!!

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari, tudo bom?
    Eu já li várias resenhas desse livro e todas elogiam a história.
    Fico cada vez mais curiosa, pois a região Norte realmente é "esquecida". Como você disse: é bom demais conhecermos a nossa história.
    Adorei a resenha Mari!!! Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Tenho muita vontade de ler esse livro, mas sempre me esqueço de procurá-lo. Anotando o nome agora mesmo. kkkkk

    Tenho muita curiosidade de saber o olhar da escritora sobre a Amazônia, afinal, moro bem próxima dela. Quero saber o lado que ela explora.

    Enfim, não posso esquecer dessa dica de leitura.

    Bjim!!!

    Tammy
    Livreando

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo blog e pela resenha Mari. Precisamos valorizar nossos autores. Adoro ler resenha de livros nacionais. Beijos!

    www.amantesporlivrosefilmes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo blog e pela resenha Mari. Precisamos valorizar nossos autores. Adoro ler resenha de livros nacionais. Beijos!

    www.amantesporlivrosefilmes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari, obrigada pelo carinho em ler o livro e escrever a resenha. Fico feliz em saber que você recomenda, obrigada mais uma vez.
    Beijinhos no coração.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Amigos leitores, sintam-se a vontade para comentar o post. Peço que, por favor, ao tecerem os comentários, não utilizem palavras e expressões que possam ofender os demais. Obrigada.