terça-feira, 1 de outubro de 2013

Respondendo a Tag - Jornal Literal

Boa noite, leitores!!!

Hoje eu venho responder a primeira tag aqui do nosso Cantinho!!!

Quem me indicou foi a querida Raquel, do blog Poruma Boa Leitura (vale a pena conhecer o blog dela. É lindo e sempre tem novidades).

Conheci a Raquel na Bienal do Livro nesse ano (lembram do Encontro de Blogueiros) e já a considero como uma amiga.

Esse é o maior benefício de se ter um blog, poder conhecer pessoas com os mesmos gostos que você e fazer amizades pelo país todo. Adoro!

Bom, vamos à Tag! Ela se chama “Jornal Literal” e são cinco perguntinhas curtas, que normalmente vemos pelos jornais, mas nossas respostas devem ser relacionadas com os nossos queridos livros.

Algumas respostas minhas coincidiram com as que a Kel colocou no seu blog, isso mostra que temos um gosto literário parecido (ou mesmo compartilhamos o sentimento em relação a Harry Potter). Rsss

Bom, vamos lá!!

Uma morte que te abalou.

Ai gente, difícil responder apenas uma. Vou citar dois livros (claro, sem contar qual personagem... caso contrário quem não leu ainda me mata...rss).

A primeira foi a morte de um personagem no livro O Enigma do Príncipe, o sexto volume da série Harry Potter.

Minha história com Harry Potter é antiga. Ganhei o primeiro da minha tia (sim, a mesma que me enche de livros desde antes de saber ler) Silvia. Se não me engano eu tinha 11 ou 12 anos (hoje tenho 27..rss) ou seja, faz bastante tempo! Desde então me encantei por esse mundo criado por J.K.Rowling. Na época eu tinha que esperar quase um ano até a publicação da continuação da história... morria de ansiedade e não tinha dó de pagar uma nota pelos livros (não conseguia esperar mais tempo até o preço cair), sempre esperava uma data importante e pedia de presente.

Então, sou fã da série. Claro que tem tempo que eu li o último livro e não os reli ainda, mas estou revivendo o mundo Harry Potter com o meu namorado que só agora resolveu dar uma chance aos livros de tanto que eu falei que valia a pena.

Em respeito a ele (que ainda está no 5º livro) e aos demais leitores que ainda não leram Harry Potter, não vou citar qual morte me abalou... mas quem já leu sabe exatamente de quem eu estou falando e eu imagino que todos os fãs da série compartilham do meu sentimento.

Bom, a segunda morte foi de um livro que eu li mais recentemente. Não é surpresa para ninguém que A Culpa é das Estrelas (basta clicar para ler a resenha) conquistou o coração de inúmeros leitores pelo mundo. A morte desta personagem me arrancou muitas e muitas lágrimas em uma madrugada dedicada à leitura e seria impossível responder a pergunta sem citar John Green.


Um político corrupto

Não consegui lembrar de nenhum livro que eu li com políticos corruptos, vocês lembram de algum?

A história que me veio a mente foi Morte Súbita (basta clicar para ler a resenha), também da J.K. Rowling. No enredo há uma eleição para a vaga de conselheiro de Pagford que surgiu com a morte de Barry Fairbrother. Me lembrei de Howard, que já era um dos conselheiros, mas fez o que podia e o que não podia para garantir a vaga de Barry para seu filho. Howard e os demais conselheiros que lutavam para que o bairro Fields (um lado pobre e cheio de problemas) se desmembrasse de Pagford em razão de seus interesses pessoais. Para mim, já foi o suficiente para incluí-los como “políticos corruptos” aqui da tag!


Um esporte criado por um autor

Nessa pergunta precisamos citar um esporte criado por algum autor para ilustrar os seus livros. Me perdoem todos por mencionar J.K Rowling novamente, mas não consegui pensar em outro esporte criado apenas no mundo dos livros que não o Quadribol.

Quadribol é um esporte “bruxo” criado por J.K. Rowling para o mundo de Harry Potter. Os jogadores ficam em suas vassouras e o objetivo final é capturar o pomo de ouro, que garante 150 pontos para o time.

Alguém conhece algum outro esporte criado apenas nos livros?





Um invento que te fascinou e/ou seria muito útil para você

Alguma invenção das histórias que eu goste... essa foi uma pergunta difícil e eu passei um tempo pensando. Não queria citar Harry Potter de novo, mas acaba sento inevitável.

Fiquei olhando para a minha estante... para cada livro. Tentando lembrar de suas histórias e os detalhes do enredo. A verdade é que li poucos livros de “fantasia” para citar uma invenção diferente que eu tenha gostado.

Me desculpem, leitores amigos, mas terei que novamente mencionar Harry Potter!

Para mim, um invento super legal do mundo Harry Potter, além do vira-tempo da Hermione (vamos lá, quem não queria poder voltar no tempo de vez em quando para poder fazer outra coisa enquanto estava ocupada com a primeira?), é a poção Felix Felicis. Imagina só ter um dia perfeito, em que tudo o que você fizesse daria super certo, sem erros... tudo perfeito... bastava um golinho de Felix Felicis!!

Outra invenção que seria muito útil para mim está descrita no livro “A vez da minha vida” de Cecelia Ahern. Não é um objeto, mas uma forma de conversar cara a cara com a sua vida para saber no que você está errando. De repente, sua vida é uma pessoa, marca um encontro com você e já chega dizendo “vamos lá, o negócio é o seguinte, você precisa mudar.” Ia ser ótimo!!!

Próxima pergunta! =)





Mudança de clima

Como a Kel explicou no vídeo dela, mudança de clima pode ser tanto a mudança mesmo das estações, quanto a mudança no clima da história.

Eu escolhi a mudança das estações e não poderia deixar de citar A Casa das Orquídeas, a próxima resenha aqui do blog!
Terminei de lê-lo essa semana e mostra claramente a diferença de personalidade entre alguns personagens em razão do lugar em que estão. 

Explico: a história se passa em uma Inglaterra gelada e em uma Tailândia ensolarada. A personagem Lidia, tailandesa e apaixonada por um militar inglês, é considerada por seu amado como uma “flor de estufa”, não se acostumaria com o clima frio inglês e pereceria...

A história é linda e eu vou contar mais detalhes na resenha!! Não vou demorar a postar, prometo a todos!!

Essas foram as perguntas da tag! São bem rapidinhas, né!

Adorei respondê-las e gostei ainda mais de ter sido indicada! Kel, muito obrigada pro lembrar de mim!!

Agora é minha vez de indicar blogs queridos para que a tag continue... Já que não foi citada uma quantidade específica de blogs, vou indicar quatro!

São eles:





Espero que gostem, leitores!!

E vocês, o que responderiam?

Volto essa semana com a resenha de A Casa das Orquídeas!!

Com carinho,


Mari 

27 comentários:

  1. Maricota =P.

    que linda vc respondendo a tag, muito obrigada. Realmente temos gostos bem parecidos. Foi difícil pra mim não citar o mesmo livro duas vezes nessa tag, pelo jeito vc sentiu a mesma dificuldade, né? huahuahuahuahua e, flor, mesmo só tendo te visto por uns, o que? dez minutos? Menos? Eu também já tenho um carinho enorme por vc e te considero como uma amiga. Ve se vem pro Rio pro próximo encontro ;)

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!!! Acho que a gente se viu uns 10 minutos, mas me identifiquei muito com o seu jeito!! Temos que nos encontrar mais vezes!!! Vou tentar muito ir no próximo encontro!! Vamos ver!!

      Obrigada por indicar, Kel!!

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Mari,
    tudo bem?
    parabéns pela tag!!!!!!! Eu também tive a pouco tempo, a minha primeira tag!!!!!! E para minha surpresa, ao final da leitura das suas respostas, quem eu encontro? O nome do meu cantinho!!! obrigada, amiga, vou responder com certeza, pode demorar um pouquinho (ainda tenho duas outras na lista), mas não esqueço de ninguém, assim que responder venho aqui lhe avisar.
    Acho que somos parecidas também, eu sou super fã do Harry Potter!!!
    Logo, me identifiquei com suas respostas.
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Cila!! Claro que eu não pude deixar de te indicar!!!

      Jura que você também gosta de Harry Potter? Senti dificuldade em não citá-lo por aqui!! rsss

      Beijos e obrigada, mais uma vez, pela visita!!

      Excluir
  3. Ai Mari, essas duas mortes que você comentou me abalaram muito também.. principalmente a do Harry Potter, lembro até hoje eu chorando desesperadamente em plena madrugada, dizendo "é mentira, não pode ter acontecido isso"

    Aproveitando, te indicamos para uma tag também, aqui: http://www.clubedas6.com.br/2013/10/tag-campanha-de-incentivo-leitura.html

    Beijos
    Débora - Clube das 6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Débora???

      Pois é!! Comigo foi assim também em relação às mortes... muito triste...

      Jura que tem mais tag para responder?? Que legal!!! Vou correr la no Clube das 6 para ver!!

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Oi Mari
    Queria só avisar que já respondi a Tag tá?
    http://vidasempretoebranco.blogspot.com.br/2013/10/respondendo-tag-jornal-literal.html
    Da uma olhadinha nas minhas trapalhadas hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Lary!!! Obrigada por entrar na brincadeira!!!

      Beijos

      Excluir
  5. Ameeei a tag! Muito legal e ainda te faz conhecer livros novos! Muito bom!

    Beijos
    Fashion Victim

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da tag! Não entendo tanto assim de livros como você, mas gosto muito de ler ;)

    Deixa eu te contar! Tem um sorteio de uma blusa linda lá no meu blog! Que tal participar?!!
    www.gleikka.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Tenho certeza que vc entende sim de livros... todo leitor entende!!!

      Muito obrigada pela sua visita!!

      Beijos

      Excluir
  7. Adoro ler. Diferente de vc, não sou muito fã do Harry Porter, mas leio tudo que aparece na minha frente.
    FB
    http://baudafilo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Livia!! Eu gosto mesmo de Harry Potter...rsss. Mas já li tem muito tempo. preciso relê-los!

      Beijso!!

      Excluir
  8. Que Tag diferente!!!
    Vibrei aqui com as respostas! E eu concordo com vc...adoraria conversar comigo mesmo, minha vida e acertar o que é preciso, ajustar, reorganizar...Show seu post!!!
    Tenha um excelente final de semana!
    Bjinho, querida!
    FB
    Alê
    ♔ Blog Diva Todo Dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Alê!!! Pela visita e pelos elogios!!

      Seria ótimo poder conversar cara a cara com a vida e colocar tudo nos seus devidos lugares né!

      Beijos

      Excluir
  9. Harry Potter é das melhores sagas de sempre, impossível não citar.

    FB
    infinitefashion-ds.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível mesmo, Dani!!!

      Obrigada pela visita!!

      Beijos

      Excluir
  10. "Uma morte que te abalou" OMG! se fosse eu, com tda a certeza, tbm falaria do livro A culpa é das Estrelas =( senhor! aquele livro me fez chorar tanto rsrs fiquei até com raiva do John Green por ter matado o personagem... Enfim! Adorei essa tag! fiquei até pensando em fazer haha... Bjos ♡ FB
    Gabi.
    http://dezemaispoucos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi.. eu chorei TANTO!!! Você nem imagina!!!

      Responde sim!! E me conta para eu ir ler as suas respostas!! *curiosaaa*

      Beijos

      Excluir
  11. Nossa, preciso ler A culpa é das estrelas, todo lugar que eu vejo as pessoas estão falando desse livro hahah
    Gostei muito da Tag e de suas respostas.
    beijoo
    http://gabrielabordin.blogspot.com.br/
    BR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiiiim Gabi!!! Você PRECISA ler!!! rssss é lindo!!!

      Beijos

      Excluir
  12. Que legal esta TAG, suas respostas ficaram muito legais! Não temos muito em comum em relação a livro hehe :)
    FB \ http://net-diariodeumaadolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tag é super legal né!!!

      Obrigada pela visita!!!!

      Beijos

      Excluir
  13. Bela tag! A minha resposta de morte também seria de Harry Potter, mas não desse personagem. Seria de praticamente todos os personagens, mas em especial três que morrem no último. Tipo um deles eu nunca NUNCA ia imaginar que morreria, tipo J-A-M-A-I-S, e pior que soube da morte dele de spoiler, infelizmente, ai ainda não acreditava, mas depois quando aconteceu mesmo, tipo, eu não tava acreditando, tipo, não podia ser.
    O esporte eu também colocaria o quadribol, coisa mais diva esse esporte <3

    Adorei suas respostas.
    FB http://wewantdreaming.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassy!!! Nem me faleeeee! As mortes do último livro também me abalaram, viu!! Não acredito que vc ficou sabendo por spoiler =(

      Quadribol é o melhor mesmo!!! rsss

      Beijos

      Excluir
  14. Acho sensacional Blogs organizados como o seu, especialmente quando falam bastante sobre livros!! Amo ler! E já vi que você tbm curte Harry Potter, né??
    Sou praticamente viciado desde criança! Inclusive, meu Post sobre o Dia das Crianças ia se referir a ele, mas mudou o rumo sem querer, e acabou saindo melhor do que eu imaginava, porém, nada sobre HP. haha
    Vou deixar pra falar sobre ele no Dia das Bruxas..

    Conheci seu Blog através do "Vidas em Preto e Branco", e já viciei!!
    Tô seguindo e prometo voltar mais vezes, ok??

    Bjim =*

    gotadenanquim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Douglas!!!

      Adorei a sua visita!! Muito obrigada mesmo pelo carinho!!!! Com certeza vou visitar o seu blog, morri de curiosidade em ler o seu post sobre o Dia das Crianças!!!

      Volte sempre!! A casa é sua!!!

      Beijos

      Excluir

Amigos leitores, sintam-se a vontade para comentar o post. Peço que, por favor, ao tecerem os comentários, não utilizem palavras e expressões que possam ofender os demais. Obrigada.