segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Bienal do Livro - Rio de Janeiro 2013



Amigos leitores, boa madrugada!!

Semana animada essa que se inicia, graças a Deus!! A minha ansiedade está a mil porque estou em contagem regressiva para a Bienal do Livro 2013.

Eu não sei vocês, mas eu fico animada ao extremo com esses eventos literários. Encontrar pessoas com a mesma paixão por livros, andar pelos estandes das editoras, ver nossos autores favoritos.

A Bienal do Livro deste ano tem para mim um gostinho especial, pela primeira vez participarei do evento como blogueira e estou muito feliz em encontrar outros blogueiros e leitores por lá!

Por isso, decidi começar a semana contando para vocês um pouquinho do que acontecerá por lá e, quando eu voltar do Rio, faço um post super especial sobre tudo que eu vivenciei na Bienal. O que acham?


O EVENTO:


A Bienal do Livro 2013 acontecerá de 29 de agosto a 08 de setembro, no Riocentro (Avenida Salvador Allende, nº 6555) na Barra da Tijuca – Rio de Janeiro.

Esse ano a Bienal do Livro completa 30 anos. A primeira, imaginem só, foi nos salões do Hotel Copacabana Palace em 1983. Hoje, ainda pela iniciativa do Sindicato Nacional dos Editores de Livros em parceria com a Fagga Eventos, a Bienal ocupa três pavilhões do Riocentro, e eu pretendo andar por cada um deles!

O país homenageado este ano é a Alemanha. Portanto você verá um estande inteiro dedicado ao país, com 30 editoras alemãs e a presença confirmada de vários autores. Achei super legal a escolha, que faz parte da iniciativa “Alemanha + Brasil 2013- 2014”. O Brasil também marcará presença na Feira do Livro de Frankfurt. A iniciativa é incrível, porque além de trazer para cá um pouco da cultura alemã, também levará o nome da literatura/arte brasileira ao evento realizado em Frankfurt e, em minha opinião, não há nada melhor do que troca de culturas e hábitos.

A XVI Bienal do Livro também superou as expectativas dos leitores (pelo menos a minha) no quesito autores convidados. Quem não torceu pela recuperação de Pat Peoples de O lado bom da vida de Matthew Quick ou se identificou com um dos romances de Emily Giffin ou Nicholas Sparks? Pois é... esses e outros GRANDES nomes da literatura estrangeira estarão presentes. Sem contar os nossos queridos brasileiros, como Maurício de Sousa e Thalita Rebouças.

A programação cultural da Bienal está bem diversificada, tenho certeza que todo mundo vai encontrar algo que agrada.

Espaços como:

Acampamento na Bienal/Conexão Jovem: bienal sempre com novidades, o acampamento é o ponto de encontro dos jovens que estarão por lá! O papo é sobre tecnologia e também sobre algo que acontece muito nos dias de hoje. Você nunca viu um filme e pensou, eu já conheço essa história? Pois então, hoje muitos filmes e games são baseados em livros e esse debate não pode faltar na Conexão Jovem;

Café Literário: Não há nada que combine mais do que café e livros e só de pensar, a ideia já nos remete a lugares aconchegantes onde você pode chegar e se sentir à vontade. Assim que eu vejo o Café Literário: local descontraído para debates sobre diversos temas;

Encontro com autores: Onde podemos encontrar nossos escritores favoritos (eu sei que estão todos animados para vê-los pessoalmente... eu estou)!;

Mulher e Ponto: a vez do universo feminino;

Placar Literário: amantes do futebol, esse é o lugar para vocês. Bem no clima da Copa do Mundo, o espaço falará sobre a literatura do futebol;

Planeta Ziraldo: quem não ama o Ziraldo? Eu sim e ele esteve muito presente na minha infância. O Planeta Ziraldo é dedicado aos pequenos leitores, não deixem de levar seus filhos e incentive desde cedo o amor pela leitura.

Além disso tudo, nos três primeiros dias da Bienal, o espaço Salão de Negócios (inédito na Bienal do Livro no Rio) contará com a presença de agentes literários e profissionais do livro de diversas partes do mundo.

Uma iniciativa que eu não posso deixar de aplaudir publicamente é a Visitação Escolar. Eu já falei por aqui da importância de incentivar a leitura desde cedo na vida da criança. Já contei que o meu amor por livros nasceu do incentivo e do exemplo que eu tive dentro da minha casa e que eu tento fazer o mesmo (orgulho do meu afilhado de 07 anos que devora os livros e ainda pede mais)

A organização da Bienal do Livro planejou uma visitação escolar ao evento de escolas públicas e particulares. Os alunos terão oportunidade de passear pelos estandes, manusear os livros e sentir o mundo literário que se abre para eles! Oportunidade muito especial para o nascimento de novos leitores, escritores, livreiros, professores e apaixonados por livros!

Ufaaa, acho que escrevi demais! Mas, são tantas informações importantes...  

Amigos, lembrando que temos que nos preparar bem para a Bienal. Nada de salto, meninas (andamos muuuuuuito), é bom levar garrafinha de água e lanchinhos para quem não quer perder tempo nas filas da praça de alimentação.

Eu resolvi me organizar melhor dessa vez e elaborar uma lista dos livros que eu quero comprar. Em 2007 (minha última Bienal) fui sem me preparar e voltei com apenas 01 livro. Dessa vez já fiz e refiz a minha listinha e confesso que estou torcendo do fundo do meu coração para encontrar melhores preços durante o evento.

No mais, é aproveitar muito cada minuto desses dias que estaremos respirando cultura pelos corredores do Riocentro. Como diria a minha vó (saudade...), o melhor da festa é a espera por ela, então também estou curtindo muito esse período pré Bienal, com todos os preparativos e a ansiedade.

Aos amigos blogueiros e queridos leitores, espero que tenham gostado desse primeiro post da “semana Bienal do Livro” aqui do blog. Podem esperar que eu volto para contar tudo para vocês e quero muito que vocês também me contem tudo o que viveram por lá, ok?

Desejo que todos tenham uma semana incrível!!! Nos vemos na Bienal!!!

Boa leitura,

Mari

Maiores informações:
Site da Bienal do Livro: www.bienaldolivro.com.br

41 comentários:

  1. Oiee, prazer, primeira vez aqui e seguindo =)
    Eu gostei do post, assim fiquei sabendo dos espaços e vou tentar não me perder.
    Acho que nem iremos nos encontrar, pois irei no encontro de blogueiro só dia 08.
    Ei
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Mah!! Obrigada pela visita. Que pena que não vamos nos encontrar dessa vez, mas espero que não falte oportunidades!!

      Beijoss

      Excluir
  2. Oi Mari,
    tudo bem?
    Eu também tenho um "Cantinho"!!! (risos...)
    Acho que iremos nos conhecer na Bienal, sou do seu grupo de encontros com blogueiros. Irei no dia 01/9. Eu também recebi esse post e em breve irei divulgá-lo. Acredito muito no projeto da Bienal.
    Já estou te seguindo!!
    beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    www.cantinhoparaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaa Cila!! Vai ser muito bom te conhecer e conhecer o seu cantinho!!!
      Também acredito muito no projeto Bienal... cresci indo ao evento e é bom demais o incentivo à leitura e à cultura!

      Nos encontramos na Bienal!!!

      Beijos

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oi Samara!! Tudo bem??? Não poderá ir? =( Que pena...

      Fica ligada aqui no blog que eu vou mostrar tudo o que vivi lá!!

      Obrigada pela visita!!

      Beijos

      Excluir
  4. Oi, Mari!
    Espero te conhecer no Encontro que vai rolar dia 1º rs
    E a gente mora pertinho né hahaha
    Realmente, organização é tudo na hora da Bienal, ano passado fui na de SP, me enrolei toda e acabei me perdendo da excursão. rs
    Beijoos
    Ananda
    http://www.entrelinhascasuais.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ananda!! Vai ser ótimo conhecer a minha conterrânea!!! Você vai conseguir ir ao encontro? Conseguiu casar os horários??? Que bom!!! Fico feliz!!

      Nos vemos lá!!

      Beijos

      Excluir
  5. Oi Mari! Estou super ansiosa para o evento, ainda mais porque será a minha primeira vez lá. Teno certeza que vou gostar, estou contando os dias. Nos vemos dia 1º no encontro!
    Beijos,
    Dayenne Vieira.

    http://um-momentoasos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Dayenne!! Tenho certeza que você vai adorar sua primeira Bienal e vai querer voltar sempre!!

      Nos vemos dia 01!!

      Beijos

      Excluir
  6. Oieee!! Ansiosa pelo evento também!
    Tenho a mesma sensação de mundo perfeito. Olha só: livros e mais livros, pessoas que gostam de livros e gente que faz livros. É ou não é maravilhoso? Contando os dias!
    Beijos!
    xD

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Vivian!!! Você falou exatamente como seria o mundo perfeito!!! rss!!

      Também estou super ansiosa!!

      Obrigada pela visita!!

      Beijos

      Excluir
  7. Olá Mari!
    Eu gostei muito do seu post.

    Você tem um blog cujo assunto principal é "livro". Então, a Bienal do Livro representa o evento mais importante para quem se dedica a escrever sobre livros! E é muito bacana saber que você estará lá!
    Eu fui apenas uma vez na Bienal do Livro.Foi em 2004 em São Paulo. Na época, me disseram que os preços dos livros na Bienal era muito menor. Ledo engano. Os livros tinham um preço bem salgado.

    Mas os eventos são bem interessantes. Eu me lembro que vi a Marília Gabriela de pertinho em 2004. No dia que eu fui, tinha um evento com jornalistas, uma mesa redonda sobre a língua portuguesa.

    E você, Mari, tem que ir todo ano, para trazer os eventos e novidades da Bienal pra gente. E não se esqueça de tirar muitas fotos, hein?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!

      Realmente os preços dos livros não mudam tanto... eu não senti tanta diferença na ultima Bienal que eu fui... mas estou esperançosa para essa!!

      De qualquer forma, independente do preço dos livros, são dias onde respiramos cultura!!! Bom demais essa interação entre autores/editoras/leitores!

      Volte sempre e obrigada!

      Beijos

      Excluir
    2. Devia ter um stand com tudo a R$ 9,90!

      hehehehehehe!!

      Excluir
    3. Pat ama livros por R$9,90!!! hahahha

      Excluir
    4. Quem não ama Érica??!! kkkk!!!

      Excluir
  8. Oi, Mari! Excelente post! O evento parece ser incrível mesmo, tenho muita vontade de ir. Estou aguardando o próximo post contando tudo <3

    BR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Erika!! Muito obrigada pela visita! Estou contando os dias para o evento!!

      Volte sempre, vou contar tudo por aqui!!!

      Beijos

      Excluir
  9. Oi Mari!

    Não vejo a hora de conhecer você e as outras meninas! Ansiedade lá nas alturas!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda!!! Também estou contando os dias!! Quero muito te ver lá!!

      Beijos

      Excluir
  10. Queria muito ir, sempre que tem fico morrendo de vontade de ir pena que moro longe :/

    BR

    www.falandoserioblo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Nani... é ruim morar longe mesmo. As vezes morro de vontade de ir a eventos e não posso porque é muito longe =(

      É torcer para vir mais pertinho da gente!!

      Beijos

      Excluir
  11. Aqui em Belém temos a Feira do livro que acontece todos os anos e é muito bacana também
    Bjins
    FB
    http://meninamulhercomglitter.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura Adriana??? É legal?? Acontece em que época do ano??

      Beijosss

      Excluir
  12. Eu infelizmente nunca fui me nenhuma Bienal... Me sinto triste, logo eu que sou uma apaixonada por livros. Adorei saber um pouco mais sobre o evento, e quem sabe na próxima eu possa ir?
    Beijos linda, FB
    Sombra dos Dezoito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh Amanda!!! Vou torcer muito para você conseguir ir na próxima!!

      Beijinhos e obrigada pela visita!

      Excluir
  13. Adorei o post, tenho muita vontade de conhecer a bienal. Acho super legal essa interação entre autores e o publico.
    Gostei muito de saber sobre os espaços, não sabia que tinham tantos.
    beijoo
    http://gabrielabordin.blogspot.com.br
    FB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho super legal essa interação!!

      Espero que você possa vir na próxima!!

      Beijos!!

      Excluir
  14. Está tão lindo seu Blog! Na próxima bienal me chama, sou luca de vontade de ir! bjuxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga!!! Na próxima a gente combina!!

      Beijosss

      Excluir
  15. Gostaria de ir, mais que pena que eu moro em São Paulo, mais boa sorte para todos que forem.
    BR

    ResponderExcluir
  16. Queria tanto morar no rio pra ir, ansiosa pra tantos livros que vão ser lançados vou ter que esperar mais um tempo :/

    Amei teu blog parabéns

    FB Beijos

    Fragmentos-Intensos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Iara!!!

      Nessas horas também queria morar no Rio!! rss

      beijoss

      Excluir
  17. *---* Bienal do livro é perfeição cara :3 Agora só tenho que juntar minhas esmolas e aguardar a vinda da Bienal aqui para Belo Horizonte.
    Beijos, Yasmin.
    esquisiticesfemininas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Yasmin!!! AMOOOO BH!!! Me avisa quando tiver alguma feira de livros por ai!!

      Beijos e obrigada pelo recadinho!!

      Excluir
  18. Bienal do livro = semana que não devemos entrar no Facebook para não chorar com as promoções e fotos que as editoras publicam =(

    Meu sonho é ir 8o*

    FB
    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos loucas com as fotos das editoras né??!!! Nem me fale!!!

      Obrigada pela visita!

      beijos

      Excluir
  19. Nossa como quero ir :/
    Lá deve ser perfeito, vejo na tv e fico maluca !

    BR
    falandoserioblo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem legal!!! Queria poder ir todos os dias!!

      Beijinhos e obrigada pela visita!

      Excluir

Amigos leitores, sintam-se a vontade para comentar o post. Peço que, por favor, ao tecerem os comentários, não utilizem palavras e expressões que possam ofender os demais. Obrigada.