sexta-feira, 21 de junho de 2013

Debate Literário - Folhetim Livraria

Amigos!! Boa noite!!

Esse é um post muito muito especial! Não podia ser diferente pois eu venho contar sobre o 1º evento literário que o blog compareceu.

Bom, vou começar bem do comecinho (rsss)

Eu moro em uma cidade que não tem muitas opções para quem gosta de ler, se tem eu não fico sabendo (por favor, quem souber avisa!). Durante muitos anos a cidade passou sem uma livraria que abrisse as suas portas para nós, leitores ávidos.

Comentei no post passado que tinha uma locadora de livros (que fechou há séculos) e agora, puxando pela memória, me lembrei de uma outra livraria que existia mais ou menos quando eu tinha uns 12 anos (que também não durou muito na cidade)...enfim.... hoje eu tenho 27 anos, já dá para imaginar como a cidade carece de um lugar assim.

Mas, para a nossa alegria, no ano de 2012 FINALMENTE abriu uma livraria aqui na cidade para chamarmos de nossa! Lembro que era um final de semana e eu estava no shopping com o meu namorado quando vi uma plaquinha avisando que em breve aquela loja abriria como uma livraria. Imagina a minha reação? Será que vai mesmo? Seria tão bom!!

Fiquei ali, na frente daquela loja, tentando olhar pelo vidro para ver se já estava com a cara aconchegante de livraria (e calcular mais ou menos se demoraria muito para abrir as portas), mas não consegui chegar a conclusão alguma. Notei que dentro da loja estavam três pessoas organizando tudo e eu quase (quase mesmooo) bati no vidro para perguntar “Vai demorar para abrir?”

Para a minha alegria (e de muitos conterrâneos), antes do Natal a livraria estava aberta! O espaço era lindo, aconchegante, livros novinhos esperando por nós e uma equipe maravilhosa que nos atende impecavelmente. 

Definitivamente, todos lá viraram meus amigos! Não só os donos e funcionários, mas também vários leitores de carteirinha... é fácil esbarrar por um de nós lá na Folhetim Livraria.

Essa semana recebi um convite da livraria para participar de um debate literário sobre a série “Instrumentos Mortais”, em especial sobre o livro “Cidade dos Ossos” da autora Cassandra Clare.

Mesmo não tendo lido ainda o livro, não podia deixar de prestigiar uma iniciativa única da livraria e fui.

Por favor, me corrijam se eu estiver errada mas, pelo o que pude perceber, o livro trata da história de uma garota de 15 anos que vai até Nova York com um amigo e presencia, na porta de uma boate, um crime um tanto quanto estranho. Três jovens, com tatuagens esquisitas e armas diferentes acabaram de executar uma pessoa. O mais surpreendente é que a vítima evaporou no ar, enquanto apenas Clary podia ver os autores do delito, que se intitulavam como “Caçadores das sombras”. Como reportar o crime à autoridade policial se os autores só são visíveis a ela? A partir de então Clary passa a tomar conhecimento de um mundo completamente novo para ela.



Foram duas horas de um bate papo super gostoso com outros leitores que, assim como eu, são viciados em livros. Pude ver nos olhos de cada um a paixão e o carinho com os exemplares que estavam no meio da roda para debate.


Conversamos sobre tudo: desde a dor no coração ao ver alguém marcar o livro com a orelha até os enredos históricos do Dan Brown.

Engraçado mesmo foi ver que quase ninguém ali tinha lido o livro objeto do debate. Os jovens e a sociedade em geral da minha cidade estão tão sedentos de cultura que não importa se estarão ou não por dentro da história que iríamos debater, queriam mesmo é participar de algo que acrescenta e que estimula esse nosso hábito tão prazeroso, a leitura.

Conversamos sobre os livros que viraram filmes e séries (e vice versa) e o quanto é difícil desvencilhar o ator do personagem quando vemos o filme antes. Eu não consigo, e vocês?

Outro assunto abordado foi a espera pelo lançamento dos livros. Muitos leitores são fãs de séries e as vezes o autor demora um pouco para lançar o próximo livro ou a continuação é lançada no exterior e nós aqui no Brasil continuamos esperando. Vale a pena esperar o lançamento de toda a série para começar a ler o primeiro volume? Eu não consigo esperar, vou logo lendo os que já estão disponíveis, mas muitos leitores afirmaram que optam por aguardar todos os lançamentos e, só aí, começar a leitura da série. O que acham?

Resumindo, o que eu posso dizer é que estou muito feliz de poder participar de eventos tão divertidos. Sei que foi idealizado com muito carinho pela equipe da Folhetim Livraria e hoje nós saímos de lá com a promessa de que esse encontro se repetirá várias vezes.



Aos amigos Vanessa e Thiago, desejo todo o sucesso do mundo!
Aos novos amigos leitores, adorei conhecer vocês e compartilhar dessas horinhas de hoje.






Bom final de semana!

Com carinho,


Mari

8 comentários:

  1. Que fofo!!! Momento lindo, principalmente por ter presente pessoas tão queridas como você!
    Você, Mari, me supreende a cada dia mais com suaiinteligência e simpatia! É mais que uma querida leitora da Folhetim, é uma amiga!
    Obrigada pelo carinho!
    Bjo, Vanessa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda, Vanessa!! Te considero também como uma amiga do coração... tanta coisa em comum...

      Não tenho palavras para agradecer por nos proporcionar momentos tão bons como esse!! Muito obrigada por abrir as portas da sua casa (sim...a Folhetim é a sua casa) para nós!!

      Espero ansiosamente pelo próximo evento!!!

      Beijos

      Excluir
  2. Vc descreveu tudo que eu sinto e penso em relação tanto a leitura qnto a Folhetin Livraria. Espero que possamos nos encontrar no proximo debate. :) Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Kátia!! Muito obrigada pela visita!! Seria ótimo te encontrar no próximo debate! Quem sabe não nos esbarramos lá na Folhetim antes disso, hein!! Realmente a Folhetim nos recebeu de braços aberto, estávamos precisando disso em BM! Te espero mais vezes aqui no blog!! Beijos

      Excluir
  3. Que legal um evento deste nível aqui na nossa pequena cidade! Adorei saber, pena que um pouco tarde, pois não tive oportunidade de participar. Mas desde já, sinta-se encarregada em nos dar essas informações, viu dona Mari! hehehe
    Bjuxxx amiga, muito orgulho de você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga!! Desculpaaa!!! O evento foi divulgado no facebook, achei que todo mundo tivesse visto! BM ta precisando de eventos assim né? Pode deixar que sempre que eu souber de algo legal eu te aviso!! Obrigada pela visita! Beijos

      Excluir
  4. Eu saio da minha cidade para comprar na Folhetim!! ;)
    Tomara que eu consiga ir num próximo evento da livraria!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade!! Você vem mesmo comprar aqui!! Seria muito bom que você pudesse vir ao próximo evento... vamos ficar de olho nas datas!

      Excluir

Amigos leitores, sintam-se a vontade para comentar o post. Peço que, por favor, ao tecerem os comentários, não utilizem palavras e expressões que possam ofender os demais. Obrigada.