segunda-feira, 27 de maio de 2013

O primeiro livro... quem lembra?

Amigos,

Hoje a pergunta é... quem lembra do primeiro livro que leu?

Eu preciso confessar que não consigo lembrar qual foi o primeiro. Minha infância foi regada a livros e muita leitura.

Uma recordação muito gostosa da infância eram as noites na casa da minha vó. Se meus pais precisavam viajar, eu e meu irmão ficávamos com a minha avó materna. Me lembro como se fosse hoje, antes de dormir, ela lia a história da Rapunzel pra gente... meu irmão não ligava muito, mas eu adorava!!! Com o tempo eu nem mais levava o livro da Rapunzel, minha vó já sabia contar a história sem precisar ler, de tanto que eu pedia!!

A verdade é que muito desse meu gosto pela leitura eu devo à minha família, que me incentivou desde bem pequenininha. 

Esse post é, em especial, dedicado à minha tia Silvia. Era ela que em todas as ocasiões especiais (aniversário, Natal, dia das crianças) aparecia em Barra Mansa com um livro de presente e fez crescer em mim cada vez mais essa paixão pela leitura. 

E é sobre um dos seus presentes que eu vou falar hoje.

Não posso falar que foi o primeiro livro que eu li, mas com certeza foi o primeiro que me marcou muito! Guardo até hoje na minha estante com muito carinho.

Alguém já leu "Linéia no Jardim de Monet?"


Eu me encantei pelo livro na primeira vez que o li!

Minha tia Silvia foi muito feliz na escolha do presente de aniversário, pois incentivou o meu gosto pela leitura e também pela arte.

Linéia no Jardim de Monet (Texto de Christina Bjõrk, ilustrações de Lena Anderson e tradução de Ana Maria Machado) é um livro infanto-juvenil que conta a estória de uma menina que viaja para Paris para conhecer a casa, a vida e a obra do famoso pintor Claude Monet.

O livro conta de uma forma e linguagem simples como foi a vida do pintor e de sua família e apresenta ao leitor as principais e mais famosas pinturas de Monet.

Eu, na época completando 7 anos de idade, fiquei fascinada pela obra de Monet e um dos meus maiores sonhos é viajar para Paris e conhecer o museu dedicado ao pintor.


Para ilustrar, olha a dedicatória que a minha tia escreveu pra mim! Fofa, né?

A dica de hoje é: incentivem seus filhos, afilhados, sobrinhos, amigos a ler! 

Muitas vezes um livro não faz crescer na criança apenas o interesse pela leitura. Comigo foi assim, amor pela leitura + interesse pela arte!

Em 2011 pude viajar para Nova York e ver de bem pertinho alguns dos quadros de Monet... foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida!!!

E vocês, qual foi o primeiro livro que tocou seus corações?

Com carinho,

Mari

12 comentários:

  1. Eu me lembro do meu primeiro livrinho... Era um livro infantil da Disney que se chamava "A mamãe gansa"... Era muito bonitinho e tinha muitas ilustrações.
    Por ser um livro nda Disney, o pequenino saltério reunia várias historinhas e eu realmente gostava muito dele.
    Até hoje eu o tenho guardado, de tanto que ele me marcou.
    A capa era a seguinte:
    http://img1.mlstatic.com/liv-4019-4-livros-infantis-da-disney-originais-vj-descrico_MLB-O-135059261_9161.jpg
    Só que era em português, obviamente! =)

    ResponderExcluir
  2. eu não me lembro do meu primeiro livro... Mas, nas minhas recordações infantis, me lembro q minha mãe me leu várias vezes o livro Neném ano zero que retratava, de um jeito bem delicado e infantil, a geração de uma nova vida e a família que crescia! Eu gostava pq mostrava a barriga da mamãe crescendo e crescendo... Sem contar as gravuras q eram LINDAS!!!
    eu queria mostrar aos meus filhos porém minha mãe deu o livro pra alguém...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga! É muito bom ter essas lembranças gostosas né! Fico muito feliz em saber que o Arthur se interessa pela leitura e tenho certeza que a Anne vai pelo mesmo caminho! =)

      Excluir
  3. Mari, eu lembro de você "lendo" livrinhos infantis... Um deles, acho que era a Bela Adormecida e você mal sabia falar, mas tinha decorado palavra por palavra aquela história. Narrava e apontava com o dedinho no livro. Linda! Como sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tia Ana!!! Que alegria te ver por aqui!! Você que tanto contribuiu para que a minha infância fosse recheada de cultura! Me levava ao teatro, ao cinema, a exposições de arte... nunca vou esquecer! Obrigada por tudo!! Espero que volte sempre!! Beijos

      Excluir
    2. Mariana, seu Blog já é sucesso! Beijos!

      Excluir
  4. Oiii Marii!!
    Sabe que eu não me lembro de um livro especifico. Mas sei que foram os livros infantis.
    bjos
    Rosana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Rosana!! Adorei ver recadinho seu aqui!!! Volte sempre!!! Saudade!! Beijos!

      Excluir
  5. Não em lembro bem do primeiro livro que li, ainda mais que onde eu estudava sempre tinham leituras em todas as séries,mais oque lembro foi Poliana, a história da menina que ia morar na casa da tia que não era boa com ela, e sei que tem a continuação chamada Poliana Moça rs.
    Adorei o blog voltado só para livros.beijinhos ;*;*;*
    BR
    www.sendogarotas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Nunca li Poliana, acredita? Já ouvi falar muito!!

      Obrigada pela visita!

      beijos

      Excluir

Amigos leitores, sintam-se a vontade para comentar o post. Peço que, por favor, ao tecerem os comentários, não utilizem palavras e expressões que possam ofender os demais. Obrigada.